ROBOMANIA TEATRAL
29/11/2008 -
EU DIGITAL
ROBĂ WAKAMARU
English:
http://www.daylife.com/photo/08zO6uTgW2a3W/japan
http://www.daylife.com/photo/09tl3uqcGi3xo/japan
Wakamaru - http://www.mhi.co.jp/kobe/wakamaru/english/top.html
O robÎ humanóide Wakamaru participa de peça de teatro na Universidade de Osaka. Pela primeira vez, um robÎ contracenou com um humano em um espetåculo. A obra, que tem 20 minutos de duração, foi apresentada apenas para jornalistas, mas pode entrar em cartaz em 2009.
Leia mais:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3351189-EI8328,00-Robo+estrela+peca+de+teatro+ao+lado+de+atriz+no+Japao.html
Fonte: Terra - 25/11/08.
Wakamaru - http://www.mhi.co.jp/kobe/wakamaru/english/top.html
ARQUIVO PĂBLICO MINEIRO NA WEB
JĂĄ estĂĄ no ar a nova versĂŁo do Sistema Integrado de Acesso do Arquivo PĂșblico Mineiro (SIA/APM). No novo espaço virtual, parte importante da histĂłria de Minas pode ser pesquisada.
Para acessar o site clique: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/.
Fonte: O Tempo - 25/11/08.
50 ANOS DE ILUSTRADA
A Folha Online estrĂ©ia um site que conta um pouco da histĂłria dos 50 anos da Ilustrada. O conteĂșdo inclui a reprodução das pĂĄginas de estrĂ©ia do caderno, capas marcantes, fotos, vĂdeos e uma cronologia com os principais fatos da cultura no Brasil e no mundo nas Ășltimas cinco dĂ©cadas. Rachel de Queiroz, JosĂ© Saramago, Flavio de Carvalho, Lou Reed, Cazuza, Madonna e Amy Winehouse sĂŁo alguns dos entrevistados. HĂĄ tambĂ©m textos curiosos, como o que diz que os Beatles tĂȘm "aparĂȘncia ridĂcula", publicado em 1964. Leia a pĂĄgina em http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/ilustrada50anos/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/11/08.
TORONTO
Viajantes que pensam em ir para cidade canadense podem planejar a viagem no site http://www.seetorontonow.com/.
Fonte: O Tempo - 25/11/08.
JORNADA NAS ESTRELAS
O próximo filme da série Jornada nas Estrelas chegarå em maio de 2009, mas seu trailer foi lançado e visto mais de 400 mil vezes. O filme contarå a juventude do capitão Kirk e de seu ajudante Spock até assumirem o comando da nave estelar Enterprise.
http://www.youtube.com/watch?v=lmJO3ppLBsk
Fonte: Ăpoca - NĂșmero 549.
RODA VIDA
A Cultura começou a transmitir, em carĂĄter experimental, hĂĄ pouco mais de dois meses, a Ăntegra do programa no site http://www.radarcultura.com.br/rodaviva/, Ă s vezes antes mesmo de ser apresentado na TV.
Cristina Luckner - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/11/08.
CULTURA ON-LINE
10 milhÔes de fotos
http://images.google.com/hosted/life
A revista norte-americana "Time" estå disponibilizando, em parceria com o Google, mais de 10 milhÔes de imagens gråtis na rede. O site abrange desde fotografias tiradas no século 19 e passa por eventos como a Guerra do Vietnã.
Apenas 3% das fotos foram publicadas pela revista.
Monty Python oficial
http://www.youtube.com/montypython
O grupo inglĂȘs de humor Monty Python ganha canal exclusivo no YouTube. O arquivo inclui cenas clĂĄssicas do programa de TV e do cinema, como o clipe "Black Knight", tirado do primeiro filme do grupo, "Em Busca do CĂĄlice Sagrado".
Cordel para muitos
http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/
Mais de 2.000 folhetos de literatura de cordel reunidos da Biblioteca São Clemente podem ser acessados em versão digital no portal da Fundação Casa de Rui Barbosa. Os folhetos, reunidos em todo o Brasil, estão em suas versÔes originais e variantes.
Fonte: Folha de S.Paulo - 25/11/08.
HIPERLINK - A moda agora Ă© colaborar
Criada em 2005, a Current TV (http://www.current.com/) diz ser a primeira a integrar totalmente TV e internet com a colaboração da audiĂȘncia, com cobertura que vai de cultura pop a polĂtica. Os internautas tambĂ©m invadiram as telas do cinema. Nos moldes do filme do diretor Michel Gondry "Rebobine, Por Favor", que estrĂ©ia no dia 12, vĂŁo poder colaborar com vĂdeos na exposição de mesmo nome (http://www.rebobineporfavorexposicao.com.br/), no MIS, a partir de 2/12 (av. Europa, 158; tel. 0/ xx/11/ 2117-4777; grĂĄtis e livre).
Fonte: Folha de S.Paulo - 25/11/08.
MASHUP - SITE INDICA VĂDEOS DO YOUTUBE MAIS ACESSADOS EM CADA PAĂS
Misturando informaçÔes geogrĂĄficas a rankings locais do YouTube, o Geo-Best mostra o que o mundo anda assistindo no site de vĂdeos. Pelo mashup (http://geobestofyoutube.gmapify.fr/), dĂĄ para ver que os usuĂĄrios do JapĂŁo gostam bastante de animes, enquanto os da Irlanda procuram as melhores jogadas de rĂșgbi. No Brasil, o vĂdeo mais visto Ă© o clipe "Barbie Girl", do Aqua, seguido por um vĂdeo do "High School Musical" e outro do cantor Mika. Ă possĂvel procurar os mais vistos do dia, da semana, do mĂȘs ou de todos os tempos.
Fonte: Folha de S.Paulo - 26/11/08.
BOM DE CASA
O portal Bom de Casa http://www.bomdecasa.com.br/ traz informaçÔes para reformar ou construir seu imóvel.
Fonte: O tempo - 27/11/08.
SITE VIRA "CASA" VIRTUAL DE TEATRO
Um teatro que pode ser visto por todos, com quase a mesma facilidade com que amantes do sofĂĄ assistem a um programa de TV. Com essa proposta, e com programação que inclui peças, minipeças e seriados, entra no ar o site Teatro para AlguĂ©m (http://www.teatroparaalguem.com.br/). Hoje, serĂŁo disponibilizados trailers dos trabalhos produzidos especialmente para a pĂĄgina -que poderĂŁo ser vistos na Ăntegra a partir de segunda-feira, dia 3.
A programação inicial inclui duas obras inĂ©ditas, o seriado "Corpo Estranho", uma reflexĂŁo divertida de Lourenço Mutarelli sobre a falta de identidade do mundo contemporĂąneo, e a minipeça "O Arthur", de Antonio Prata, retrato de um delinqĂŒente romanceado por uma narradora um tanto parcial, a mĂŁe do rapaz.
O espetĂĄculo "Deve Ser do Caralho o Carnaval em BonifĂĄcio", de MĂĄrio Bortolotto, fecha a programação. A peça, que foi criada hĂĄ seis anos e teve breve carreira sobre os palcos, trata da saga de trĂȘs jovens vagabundos que se alimentam de sonhos inalcançåveis.
Para a idealizadora Renata Jesion, tambĂ©m atriz, dramaturga, diretora e fundadora da Cia. Auto-MecĂąnica de Teatro, estava na hora de o teatro se render Ă era digital. "Faltava a internet ser pensada como meio artĂstico", diz ela. Sua proposta gera mais uma possibilidade Ă s artes cĂȘnicas. "O teatro Ă© mais uma frente da internet a ser explorada", avalia Prata, que estrĂ©ia na dramaturgia.
Renata, que iniciou a empreitada hĂĄ dez meses, diz ter sido norteada pela busca por qualidade. "Apenas aquilo que tem conteĂșdo chega a algum lugar hoje em dia", diz.
O site reĂșne artistas que se dividem propositadamente entre profissionais de teatro e cinema. Os integrantes da Cia. Auto-MecĂąnica lideram a empreitada de dar forma ao projeto ao lado do cineasta Danilo Solferini, do diretor teatral Donizeti Mazonas, de atores convidados como Nilton Bicudo e Gilda Nomacce, de Nelson Kao e outros diretores de arte.
Eles vivem o desafio de buscar uma nova linguagem para a arte apresentada no site -uma linguagem que seja diferente da usada no teatro tradicional, na internet, no cinema, na televisĂŁo e na fotografia. A idĂ©ia Ă© encontrar um hĂbrido de todas elas -a filmagem nĂŁo tem cortes e busca fugir do realismo, linguagem desgastada pela TV.
"Risco de erro"
Pode levar décadas até que o teatro encontre uma linguagem assertiva para ser apresentado virtualmente. "Existe uma sacralização que muitas vezes engessa o teatro. Não desprezo obras clåssicas, mas, às vezes, elas são respeitadas demais, e o teatro vai se estagnando", reflete Mutarelli.
Para o escritor e quadrinista, os criadores teatrais do passado tinham maior tempo de execução e reflexão, e isso mudou com a aceleração do mundo moderno. "Temos de cometer algumas heresias para encontrar um teatro que tenha mais a ver com o nosso tempo. Precisamos experimentar, com o risco de erro", diz.
O conteĂșdo do Teatro para AlguĂ©m Ă© produzido na prĂłpria casa de Renata -que, com uma mesa de luz, 12 refletores e quatro grandes cortinas (para formar a caixa preta), transforma sua sala em palco. NĂŁo por acaso, o desenho do site tambĂ©m Ă© o de uma casa (veja no quadro ao lado). Ainda que virtual, o aconchego do lar vem a calhar num mundo cada vez mais "despersonificado". "A casa remete Ă famĂlia e tambĂ©m ao berço de todos os conflitos, que Ă© o cerne do teatro", diz o diretor Donizeti Mazonas.
Gabriela MellĂŁo - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/11/08.
SITE PARA CONCURSOS PĂBLICOS
Uma ferramenta inĂ©dita foi desenvolvida virtualmente para auxiliar estudantes na preparação para exames de concursos pĂșblicos de todo o Brasil. Trata-se do Preonline, site que disponibiliza mais de 17 mil exercĂcios comentados e explicativos, provas e simulados. Acesse http://www.preonline.com.br/.
Para ter acesso: O conteĂșdo do Preonline Ă© restrito ao pagamento de uma mensalidade. Ă preciso que o internauta faça o cadastro.
Valores: Os preços variam de R$ 29,90 (por mĂȘs) atĂ© R$ 179,50 (pacote anual).
InformaçÔes: No site vocĂȘ encontra tambĂ©m calendĂĄrio e editais de concursos.
NĂșmeros:
50.000 exercĂcios comentados estarĂŁo no ar atĂ© o final de 2009.
17.615 questĂ”es jĂĄ estĂŁo disponĂveis para os assinantes do Preonline.
Carolina Coutinho - Fonte: O Tempo - 25/11/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php