O PAI DA AVIAĂĂO
22/10/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
ALBERTO SANTOS-DUMONT
English:
http://www.biographybase.com/biography/Santos_Dumont_Alberto.html
http://www.fiddlersgreen.net/models/Aircraft/Dumont-14Bis
Tendo dedicado sua vida à aviação, Santos-Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balÔes e a voar num aparelho mais-pesado-que-o-ar com propulsão própria.
Leia mais:
http://www.fab.mil.br/portal/personalidades/sdumont/index.htm
Fotos 14-Bis - http://www.eesc.usp.br/smm/aer@ Ă 8@ otos.htm
A HISTĂRIA DE SANTOS-DUMONT
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/aviacao.jhtm
23 DE OUTUBRO - O DIA DO AVIADOR
O Dia do Aviador foi criado por lei em 1936, em homenagem ao primeiro vĂŽo do brasileiro Alberto Santos Dumont, ocorrido em 23 de outubro de 1906, em Paris.
HOMEM VOA?
Uma das brincadeiras preferidas do garoto mineiro era PĂĄssaro Voa? Ele mesmo Ă© quem conta: "As crianças colocam-se em torno de uma mesa, e uma delas vai perguntando: Pombo voa?, Galinha voa?, Ărubu voa?. E assim secessivamente. A cada chamada, todos nĂłs devĂamos levantar o dedo e responder. Acontecia porĂ©m que, de quando em quando, gritavam: Cachorro voa?... ou algum disparate semelhante. Se algum levantasse o dedo, tinha de pagar uma prenda. E meus companheiros nĂŁo deixavam de piscar o olho e sorrir maliciosamente cada vez que perguntavam: Homem voa?... Ă que, no mesmo instante, eu erguia o meu dedo bem alto e respondia: Voa!..., com entonação de certeza absoluta.
O tempo e a histĂłria provaram que o menino nĂŁo estava enganado. Anos depois, uma multidĂŁo o cercava no Campo de Bagatelle, em Paris. Afinal, ele jurava: Eu posso voar. Com asas? NĂŁo, com uma mĂĄquina mais pesada que o ar. Um aviĂŁo? Sim. E daĂ?, pergunta vocĂȘ. Mas isso faz tempo. E nunca ninguĂ©m tinha entrado num aviĂŁo. AliĂĄs, ele nem existia.
O inventor do aviĂŁo, o tal menino que brincava de PĂĄssaro Voa?, se chamava Alberto Santos-Dumont. E foi nesse dia, em 23 de outubro de 1906, que ele realizou o sonho de dar asas Ă humanidade.
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 114.
BRAVA ANĂSIA
Num 23 de outubro (1906), Santos Dumont realizava histĂłrico vĂŽo com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, Paris, e o mundo subiu um degrau.
No mesmo dia, no arraial de Santo AntĂŽnio dos Carrapatos, interior paulista, era lavrado o registro de AnĂ©sia Pinheiro Machado. Descuido da famĂlia, pois a menina nasceu a 5 de junho de 1904. Por coincidĂȘncia, 16 anos depois AnĂ©sia recebe seu brevĂȘ e torna-se a primeira aviadora comercial do Brasil. Faz exibiçÔes e. Em 18 de maio de 1922, estabelece o primeiro recorde feminino de altitude no paĂs: 4 transporta passageiros a 50 mil rĂ©is.124 metros. Faz o percurso Rio-SĂŁo Paulo em setembro.
"O vÎo durou dias e teve muitas escalas para abastecimento", lembra ela. "Os perigos foram muitos: desde tocos de årvores e cupins no chão, até o maciço da serra do Mar."
Participa da revolta tenentista e passa oito meses na prisĂŁo. Em 1951, a maior conquista: aos 47 anos, voa de Nova York ao Rio, inaugurando a rota do PacĂfico para monomotores. Sua longa carreira termina em 1969, quando pilota um aviĂŁo pela Ășltima vez.
Fonte: http://www.almanaquebrasil.com.br/
CATAPULTADAS, ATĂ PEDRAS VOAM
Apesar do feito de Santos-Dumont ser reconhecido por todo o mundo, os norte-americanos contestam. Dizem que quem inventou o aviĂŁo foram os irmĂŁos Wright, que teriam voado trĂȘs anos antes, mas sĂł apresentaram uma prova dois anos depois do vĂŽo de Santos-Dumont. E, ainda assim, uma prova duvidosa: uma foto que nĂŁo comprovava data. Mas uma coisa Ă© certa: se realmente alçou vĂŽo, o "aviĂŁo" dos irmĂŁos norte-americanos nĂŁo o fez com força prĂłpria, mas com a ajuda de uma espĂ©cie de catapulta. Ora bolas: catapultadas, atĂ© pedras voam!
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 114.
CONGESTIONAMENTO DE HELICĂPTEROS
A cidade de SĂŁo Paulo tem a segunda maior frota de helicĂłpteros do mundo. SĂł perde para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Seiscentas dessas aeronaves percorrem os cĂ©us paulistanos diariamente. AlĂ©m de pessoas que gostam de se deslocar com velocidade, eles sĂŁo muito usados por emissoras de tevĂȘ e rĂĄdio para trazer notĂcias quentinhas. Mas como este nĂșmero nĂŁo pĂĄra de crescer, especialistas alertam: jĂĄ jĂĄ haverĂĄ congestionamento de helicĂłpteros em SĂŁo Paulo. Era sĂł o que faltava...
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 114.
FAB - FORĂA AĂREA BRASILEIRA
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php
MUSEU AEROESPACIAL
http://www.musal.aer.mil.br/
RASANTES
Confira vĂdeo: http://www.youtube.com/watch?v=gj39VVL8Vjs
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php