TURMAS CRIATIVAS
13/05/2010 -
TURMAS DO FM
CRIAR UM LIVRO...
English:
http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Special:Book&bookcmd=book_creator&referer=Book
UsuĂĄrio pode criar livro com conteĂșdo da enciclopĂ©dia. A enciclopĂ©dia online Wikipedia lançou um recurso que permite a criação de livros com seu conteĂșdo. Na pĂĄgina inicial do site, hĂĄ agora o botĂŁo "Criar um livro", que permite ao usuĂĄrio criar um livro personalizado com o conteĂșdo que mais interesse a ele. O nĂșmero de pĂĄginas do exemplar Ă© mostrado no menu ao lado esquerdo da tela e atualizado automaticamente. O livro pode ser salvo em formato PDF, enviado pela web ou impresso.
Plug @do - Fonte: O Tempo - 08/05/10.
Detalhes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
SEJA UM ROCKSTAR
EstĂŁo abertas as inscriçÔes para o concurso de bandas iniciantes "Pepsi MĂșsica", cujo padrinho Ă© Tico Santa Cruz. Podem participar alunos de escolas pĂșblicas e particulares da cidade de SĂŁo Paulo, que tenham de 13 a 21 anos. Entre os prĂȘmios, um videoclipe, horas de estĂșdio e abertura de um show de uma banda nacional. InscriçÔes atĂ© o dia 13 de junho no http://www.pepsimusica.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 10/05/10.
QUEM FOI ROLAND GARROS?
Ele batiza um torneio de tĂȘnis, mas gostava mesmo Ă© de aviação.
O francĂȘs que dĂĄ o nome a um dos torneios de tĂȘnis mais famosos do mundo estudou mĂșsica e por pouco nĂŁo se tornou um exĂmio pianista de orquestra. Mas, como acontecia com vĂĄrios intelectuais do começo do sĂ©culo 20, Roland Garros (1888-1918) tambĂ©m era adepto de diversos esportes, como ciclismo, hĂłquei, rĂșgbi e tĂȘnis. No entanto, nĂŁo era um tenista profissional. Sua verdadeira vocação era voar. Apaixonado por shows aĂ©reos, ele encomendou seu primeiro modelo ao brasileiro Santos Dumont. Logo jĂĄ fazia piruetas pelo ar e colecionava recordes de altitude e velocidade. O feito mais notĂĄvel foi em 1913, ao atravessar o mar MediterrĂąneo em 7 horas e 53 minutos - um tempo espantoso para a Ă©poca.
Na Primeira Guerra, ele inovou ao colocar uma metralhadora em seu Morane Tipo L. Nascia o aviĂŁo de caça. "Os tripulantes atĂ© levaram armas, mas a eficiĂȘncia era mĂnima. Garros criou uma plataforma de tiro muito precisa", diz Henrique Lins de Barros, historiador de Pesquisas FĂsicas. Mas, em 1915, um atirador alemĂŁo acertou Garros e forçou-o a aterrisar. Escapou em 1918 e voltou ao front, apenas para morrer a cinco semanas do fim da guerra. Esse gesto fez Roland Garros batizar o campeonato de tĂȘnis, iniciado em 1928.
DĂșvida Cruel - Bruno Vieira FeijĂł - Fonte: Aventuras na HistĂłria - Edição 82.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
PAULICEIA DILACERADA
"PaulicĂ©ia Dilacerada", de MĂĄrio Chamie (Funpec, 206 pĂĄgs. R$ 30) acaba de chegar Ă s livrarias. Com o subtĂtulo "MonĂłlogo PĂłstumo Dialogado de Mario de Andrade", o livro mistura memĂłria e ficção. Chamie entra na pele de seu personagem para mostrar o impacto sofrido pelo autor de "MacunaĂma" quando foi demitido do departamento de Cultura da cidade de SĂŁo Paulo.
Combinando fantasia e acontecimentos históricos, o livro investiga questÔes relevantes ligadas à própria identidade moderna brasileira.
Lupa - Fonte: O Tempo - 10/05/10.
Detalhes:
http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2866882
DAR A ALMA - HISTĂRIA DE UM INFANTICĂDIO
ADRIANO PROSPERI
Editora: Companhia das Letras; Tradução: Federico Carotti; Quanto: R$ 57(512 pågs.)
SOBRE O AUTOR: Adriano Prosperi (1939) Ă© professor de histĂłria na Universidade de Pisa. "Dar a Alma" Ă© seu primeiro livro publicado no Brasil.
TEMA: Resgata a história de Lucia Cremonini, moça pobre e solteira que, em 5 de dezembro de 1709, matou com uma faca de cozinha o filho recém-nascido e o colocou numa sacola atrås da cama, no quartinho onde morava em Bolonha. Presa, ela foi condenada e enforcada.
POR QUE LER: Um dos principais historiadores europeus da atualidade, Adriano Prosperi aborda no livro, a partir do caso de Cremonini, temas polĂȘmicas do pensamento cientĂfico e teolĂłgico, como a definição do inĂcio da vida, a encarnação da alma, o infanticĂdio e o aborto. O historiador faz tambĂ©m um estudo das complexas relaçÔes sociais que marcaram a ItĂĄlia do sĂ©culo 18.
Vitrine - Fonte: Folha de S.Paulo - 08/05/10.
Detalhes:
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12682
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php