CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXII
14/08/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXXII (PEĂO DE BOIADEIRO)
A All Space, empresa do Grupo Kallas que tem a concessĂŁo do mobiliĂĄrio urbano de Barretos, desenvolveu peças especiais para divulgar a 53ÂȘ edição da Festa do PeĂŁo de Boiadeiro, que acontece de 21 a 31 de agosto na cidade paulista. A empresa instalou, em pontos estratĂ©gicos da cidade, placas e lixeiras em formato de elementos presentes nos rodeios.
Fonte: http://www.portaldapropaganda.com
53ÂȘ edição da Festa do PeĂŁo de Boiadeiro - http://www.barretaocountry.com/indexdireita.html
PROFESSOR X
CĂLCULO EXATO
Site realmente Ăștil: http://www.calculoexato.com.br
VocĂȘ encontra: Todos os cĂĄlculos disponĂveis, agrupados por assunto.
- CĂĄlculos financeiros: Variação de Ăndices, aplicação de correção monetĂĄria E juros.
- Trabalhistas: Rescisão de contrato de trabalho CLT e empregado doméstico, salårio anual.
- DĂvidas vencidas: Boletos bancĂĄrios, cartĂŁo de crĂ©dito, cheque especial, Outros.
- Cålculos periciais: Avaliação de valor de imóveis, avaliação de aluguéis e rescisão de contrato de trabalho.
- ConversĂŁo de unidades: ConversĂŁo de medidas, peso, volume, temperatura, Etc.
- AluguĂ©is: CĂĄlculo de reajustes e dĂvidas.
- Viagens: Fuso horårio, conversão de moeda e orçamentos de viagem.
- Empregados domésticos: Férias, salårio, décimo terceiro e rescisão.
- Outros sites: CĂĄlculo de IPVA, cĂĄlculos judiciais, tarifas dos Correios e Expurgo do FGTS.
(Colaboração: Cleide - SP)
POR UMA SOCIEDADE JUSTA E EFICIENTE
No primeiro ano de faculdade aprendi um truque que muito me auxiliou na hora de obter notas melhores. Descobri que, numa prova na qual cai um tema que vocĂȘ nĂŁo estudou, que o pegou de surpresa, sobre um assunto de que vocĂȘ nĂŁo sabe absolutamente nada, o melhor Ă© nĂŁo entregĂĄ-la em branco, que seria a coisa mais lĂłgica e correta a fazer. Nessas horas, escreva sempre alguma coisa, preencha o papel com abobrinhas, pois, quanto maior o nĂșmero de pĂĄginas, melhor. Isso porque existem dois tipos de professor no Brasil: um deles Ă© formado pelos que corrigem de acordo com o que Ă© certo e errado. SĂŁo geralmente professores de engenharia, produção, direito, matemĂĄtica, recursos humanos e administração. Escrever que dois mais dois podem ser trĂȘs ou doze, dependendo "da interpretação lĂłgica do seu contexto histĂłrico desconstruĂdo das forças inerentes", nĂŁo comove esse tipo de professor. Ele dĂĄ nota dependendo do resultado, e fim de papo.
Mas, para a minha alegria, e agora tambĂ©m para a sua, existe outro tipo de professor, mais humano e mais socialmente engajado, que dĂĄ nota segundo o critĂ©rio de esforço despendido pelo aluno e nĂŁo apenas pelo resultado. Se vocĂȘ escreveu dez pĂĄginas e disse coisas interessantes, mesmo que nĂŁo pertinentes ao tema, ficou as duas horas da prova atĂ© o fim, mostrou esforço, ganharĂĄ uns pontinhos, digamos uma nota 3 ou atĂ© um 3,5. O que pode ser a sua salvação. Na prĂłxima prova vocĂȘ sĂł precisarĂĄ tirar um 6,5 para compensar, e nĂŁo uma impossĂvel nota 10. Se vocĂȘ estudar um mĂnimo e usar esse truque, vai tirar um 5.
Uma vez formados, os alunos desse tipo de professor sĂŁo muito fĂĄceis de identificar. Seus textos sĂŁo permeados de abobrinhas e mais abobrinhas, cheios de platitudes e chavĂ”es. Defendem que a renda deve ser distribuĂda pelo esforço, e nĂŁo pelo resultado, e que toda criança que compete deve ganhar uma medalha. Defendem que todo professor de universidade deve ganhar o mesmo salĂĄrio, independentemente da qualidade das aulas, e que a solução para a educação Ă© mais e mais verbas do governo, sem nenhuma avaliação de desempenho.
Esses dois tipos de professor obviamente nĂŁo se bicam. Ă a famosa briga da turma da filosofia contra a turma da engenharia. SĂŁo as duas grandes visĂ”es polĂticas do mundo, Ă© a diferença entre administração pĂșblica e privada. O que Ă© mais justo, remunerar pelo esforço de cada um ou pelos resultados alcançados? O que Ă© mais correto, remunerar pela obediĂȘncia e cumprimento de horĂĄrio ou pelas realizaçÔes efetivas com que cada um contribuiu para a sociedade?
Como o Brasil ainda nĂŁo resolveu essa questĂŁo, nĂŁo podemos discutir o prĂłximo passo, que sĂŁo as injustiças da opção feita. Ă justo sĂł remunerar pelo resultado? Ă justo remunerar somente pelo esforço? Podemos atĂ© escolher um meio-termo, mas qual serĂĄ a ĂȘnfase que daremos na educação dos nossos filhos e na avaliação de nossos trabalhadores? Ao esforço ou ao resultado?
Quem tentou ser Ăștil Ă sociedade mas fracassou teria direito a uma "renda mĂnima"? Ă justo dar 3,5 Ă queles cujo esforço foi justamente enganar seus professores e o "sistema"? NĂŁo seria justo dar-lhes um sonoro zero? Precisamos optar por uma sociedade justa ou por uma sociedade eficiente, ou podemos ter ambas?
Como aluno, eu tive de me esforçar muito mais para as provas daqueles professores carrascos, que avaliavam resultados, do que para as provas dos professores mais bonzinhos. Quero agradecer publicamente aos professores "carrascos" pela postura Ă©tica que adotaram, apesar das nossas amargas crĂticas na Ă©poca. Agora entendo por que tantos de nossos cientistas e professores pertencem Ă Academia de Letras, por que somos o Ășltimo paĂs do mundo em termos de patentes, por que tantos brasileiros recebem sem contribuir absolutamente nada para a sociedade e por que nossos polĂticos falam e falam e nĂŁo realizam nada.
Que sociedade é mais justa, aquela que valoriza as boas intençÔes e o esforço ou aquela que valoriza os resultados? Uma boa pergunta para começar a discutir no retorno às aulas.
Stephen Kanitz é administrador - Fonte: Veja - Edição 2073.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
TĂtulo: A MĂŁo e a Luva
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1921
(Colaboração: A.M.B.)
REFLEXO DO SABER
Livros de carreiras devem ser escolhidos com critério. Conhecer o histórico do autor ajuda a descobrir a capacidade da obra.
Livros que versam sobre desempenho profissional, sucesso, liderança e enriquecimento sĂŁo cada vez mais numerosos nas prateleiras das livrarias. Diante do bombardeio de soluçÔes para os problemas corporativos, o desafio Ă© encontrar tĂtulos que de fato façam diferença no cotidiano. Na 20ÂȘ Bienal Internacional do Livro de SĂŁo Paulo, que vai atĂ© o dia 24 de agosto, no Parque de ExposiçÔes Anhembi (http://www.bienaldolivrosp.com.br/), o profissional tem a oportunidade de garimpar alguns livros entre os mais de 4.100 lançamentos, levados por 350 expositores.
Maria Carolina Nomura - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/08/08.
ORTOGRAFIA - MINISTĂRIO ABRE CONSULTA PĂBLICA SOBRE REFORMA
O MinistĂ©rio da Educação abriu uma consulta pĂșblica para receber sugestĂ”es para a implementação no Brasil das regras do acordo ortogrĂĄfico da lĂngua portuguesa.
ContribuiçÔes poderĂŁo ser feitas atĂ© o dia 1Âș de setembro pelo e-mail acordoortografico@mec.gov.br.
Pela minuta do decreto, a atual ortografia conviverĂĄ com aquela prevista no acordo por trĂȘs anos -de 2009 a 2012. Nesse perĂodo, as duas normas serĂŁo aceitas em concursos pĂșblicos e vestibulares.
O decreto estabelece ainda que os ministĂ©rios da Educação, da Cultura e das RelaçÔes Exteriores elaborarĂŁo um vocabulĂĄrio comum da lĂngua portuguesa, com a Academia Brasileira de Letras e as entidades equivalentes nos outros paĂses da Comunidade dos PaĂses de LĂngua Portuguesa.
Entre as principais modificaçÔes que serĂŁo introduzidas pelo acordo estĂŁo a extinção do trema e a mudança em algumas regras de acentuação -palavras como "enjĂŽo", "idĂ©ia", "crĂȘem" e "lĂȘem", por exemplo, perderĂŁo o acento.
Fonte: Folha de S.Paulo - 13/08/08.
VOCĂ SABE O QUE Ă TAUTOLOGIA?
Ă o termo usado para definir um dos vĂcios de linguagem. Consiste na repetição de uma idĂ©ia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clĂĄssico Ă© o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas hĂĄ outros, como vocĂȘ pode ver na lista a seguir:
- elo de (ligação)
- acabamento (final)
- certeza (absoluta)
- quantia (exata)
- nos dias 8, 9 e 10, (inclusive)
- juntamente (com)
- (expressamente) proibido
- em duas metades (iguais)
- sintomas (indicativos)
- hĂĄ anos (atrĂĄs)
- vereador (da cidade)
- (outra) alternativa
- detalhes (minuciosos)
- a razĂŁo Ă© (porque)
- anexo (junto) Ă carta
- de sua (livre) escolha
- superĂĄvit (positivo)
- (todos) foram unĂąnimes
- conviver (junto)
- fato (real)
- encarar (de frente)
- multidĂŁo (de pessoas)
- amanhecer (o dia)
- criação (nova)
- retornar (de novo)
- empréstimo (temporårio)
- surpresa (inesperada)
- escolha (opcional)
- planejar (antecipadamente)
- abertura (inaugural)
- (continua a) permanecer
- a (Ășltima) versĂŁo definitiva
- (possivelmente) poderĂĄ ocorrer
- comparecer (em pessoa)
- gritar (bem alto)
- propriedade (caracterĂstica)
- (demasiadamente) excessivo
- a seu critério (pessoal)
- exceder em (muito).
Note que todas essas repetiçÔes são dispensåveis.
Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? Ă Ăłbvio que nĂŁo.
Devemos evitar o uso das repetiçÔes desnecessårias. Fique atento às expressÔes que utiliza no seu dia-a-dia.
Verifique se nĂŁo estĂĄ caindo nesta armadilha.
(Colaboração: João José Santiago/Magno)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php