CRIATIVIDADE NO MARKETING CIX
18/02/2010 -
NOSSOS COLUNISTAS
INSTITUTO SOU DA PAZ
PROPAGANDAS INTELIGENTES CIX (INSTITUTO SOU DA PAZ)
English:
http://www.soudapaz.org/en/WhoWeAre.aspx?language=en-US
Video:
http://www.youtube.com/user/SoudaPazinstituto#p/u/0/CaZlA1hhgzY
HĂĄ 10 anos, surgia no Brasil um dos mais importantes movimentos sociais a favor da construção de uma sociedade mais pacĂfica: o Sou da Paz â movimento dos estudantes pelo desarmamento. Naquela ocasiĂŁo, em uma campanha criada pela DM9DDB â que criou tambĂ©m a marca do instituto -, diversos artistas e personalidades brasileiros se uniram Ă causa e participaram voluntariamente do projeto. AlĂ©m de disseminar a ideia do desarmamento, o Sou da Paz promoveu tambĂ©m o primeiro recolhimento e destruição pĂșblica de armas do pais: mais de 1720 armas foram entregues voluntariamente somente em SĂŁo Paulo.
Nestes dez anos, a luta continuou. O que era uma campanha, passou em 1999 a ser um Instituto que atua em cinco ĂĄreas: controle de armas, adolescĂȘncia e juventude, gestĂŁo local da segurança pĂșblica, polĂcia e promoção da cultura de paz. No total, jĂĄ foram mais de 1 milhĂŁo de pessoas beneficiadas. O apoio a jovens, o reconhecimento de bons policiais, as atividades de desarmamento ajudaram no combate e prevenção da violĂȘncia salvando milhares de vidas no paĂs. SĂŁo esses resultados que aparecem em nova campanha publicitĂĄria realizada em parceira com o Grupo ABC de Comunicação e criada novamente pela DM9DDB. Feito voluntariamente por grande nomes como Marisa Orth, Serginho Groisman, Marieta Severo e Carolina Ferraz o filme estĂĄ sendo exibido em TV aberta e a cabo.
Na campanha impressa, o jornalista Chico Pinheiro junta-se ao grupo. Todos fotografados por Bob Wolfenson que integra o amplo time de parceiros do projeto formado ainda pelas produtoras Cine e Dr DD e pelos compositores/intérpretes que autorizaram a reutilização da trilha: PC, Milton Nascimento e Carlinhos Brown.
A campanha estĂĄ sendo veiculada em TV aberta e fechada, alĂ©m de revistas e jornais. FICHA TĂCNICA
TĂtulo Original: 10 anos
Produto: Institucional
Cliente: Instituto Sou da Paz
AgĂȘncia: DM9 DDB
Direção de criação: Sergio Valente, Marcelo Reis e Guilherme Jahara
Criação: Sergio Valente
Atendimento AgĂȘncia: Luciana Paiva, Adriana Barreto e Marina Miele
Aprovação Cliente: Deni Mizne, Melina Risso e Daniela Caldeirinha
RTVC: Gilberto Pires (Gibinha), Vanuza Passos
Produtora: Cine
Produção: Equipe Cine
Direção: Camila Faus
Produção executiva: Raul Dória
Dir. Atendimento produtora: Waldemar Tamagno
Atendimento produtora: Ana Oliveira
Dir. fotografia: ClĂĄudio Leone
Montagem: JoĂŁo Branco/ Felipe Mansur/ Camila Faus
Finalização: Digital 21
Produção de Som e Trilha: Dr. DD
Fonte: http://www.vitrinepublicitaria.net/.
O site:
http://www.soudapaz.org/
VĂdeo:
http://www.youtube.com/user/SoudaPazinstituto#p/u/0/CaZlA1hhgzY
PROFESSOR TOM COELHO
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Da Garagem ao Sucesso
* por Tom Coelho
âExistem trĂȘs fases: impossĂvel, difĂcil e feito.â (Frank Crane)
O ano Ă© 1975. A cidade Ă© Cambridge. Dois jovens estudantes egressos de Harvard desenvolvem um sistema operacional para microcomputadores. Seus nomes sĂŁo Paul Allen e William Gates, mais conhecido como Bill Gates. Anos depois fundariam uma empresa chamada Microsoft que viria, em 1981, a ser contratada pela IBM como fornecedora de software para seus computadores pessoais.
O ano agora Ă© 1978. A cidade Ă© BrasĂlia. O paĂs vive o inĂcio da abertura polĂtica com a revogação do AI-5. Ao som de Sex Pistols, Ramones e The Clash, dois jovens se conhecem e descobrem de imediato suas afinidades. Um Ă© baterista e atende pelo nome de Felipe Lemos, ou simplesmente, FĂȘ Lemos. O outro Ă© baixista e guitarrista, e mais ainda, um grande compositor e vocalista. Trata-se de Renato Russo e a banda que tempos depois viria a ser formada se consagraria pelo nome de âAborto ElĂ©tricoâ.
A Microsoft tornou-se uma das empresas mais valorizadas e lucrativas. Numa Ă©poca em que todos apostavam suas fichas no hardware, Gates vislumbrou a hegemonia futura do software. O serviço em lugar do produto. A inteligĂȘncia acima da mĂĄquina. O Aborto ElĂ©trico foi extinto em 1982, mas aquela banda de punk rock viria a influenciar toda uma geração de mĂșsicos brasileiros. FĂȘ Lemos e o Capital Inicial, Renato Russo e a LegiĂŁo Urbana. Da garagem para o mundo. Do mundo, para a histĂłria.
Visto sob este prisma parece que tudo aconteceu de maneira linear, harmoniosa e previsĂvel. Da simplicidade da garagem âonde aconteciam os ensaios da banda e onde, madrugadas adentro, cĂłdigos binĂĄrios eram combinadosâ ao sucesso hĂĄ certamente uma instigante ocorrĂȘncia de eventos revestidos por angĂșstias e frustraçÔes, alegrias e conquistas.
Escrever composiçÔes difĂceis de serem ritmadas. Constituir uma banda que nĂŁo serĂĄ agenciada por qualquer empresĂĄrio. Fazer uma fita demo que nĂŁo serĂĄ ouvida por qualquer gravadora. Tocar para plateias apĂĄticas, talvez desinteressadas, talvez hostis, talvez simplesmente ausentes.
Empreender em um negĂłcio incerto, intangĂvel, talvez apenas um sonho que pode se transmutar em pesadelo. Enfrentar a falta de crĂ©dito e a descrença alheia. Errar, insistir, persistir, apostar. Saborear as pequenas vitĂłrias.
A estrada para o sucesso Ă© uma via nĂŁo pavimentada. Carece tambĂ©m de sinalização e iluminação. Botinas nos pĂ©s, uma bĂșssola, uma lanterna e um guarda-chuva nas mĂŁos, sĂŁo poucos aqueles dotados da capacidade de se embrenhar por um terreno ĂĄrido, pisar as pedras, queimar a face no calor do sol e permanecer na mesma trilha com determinação.
Pasteur dizia que a diferença entre o possĂvel e o impossĂvel estĂĄ na vontade humana. Que esta vontade se manifeste em vocĂȘ pela iniciativa, pela perseverança, pelo comprometimento e pela autoconfiança. Que seus desejos ganhem asas; seus olhos, brilho; seu rosto, sorriso. E que seus projetos se ampliem de poucos metros quadrados de uma garagem para as dimensĂ”es que o sucesso almejado demandar.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados por mais de 400 veĂculos da mĂdia em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
ADM. MARIZETE FURBINO
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EquilĂbrio Emocional Ă© preciso!
Por Adm. Marizete Furbino
âNenhuma dor Ă© tĂŁo mortal quanto a da luta para sermos nĂłs mesmosâ. (IevguĂȘni VinoKurov)
Em meio ao mundo em que vivemos, torna-se de fundamental importĂąncia ter a consciĂȘncia de que obstĂĄculos sempre irĂŁo existir. Sem estes, talvez a vida nĂŁo tivesse o menor sentido; porĂ©m, devemos ter a sabedoria de conduzi-los e resolvĂȘ-los, mantendo certo equilĂbrio emocional, para assim conseguirmos enxergar uma âluz no final do tĂșnelâ, buscando desta forma, meios para solucionĂĄ-los.
Ă decisivo perceber que, se o profissional perde o equilĂbrio emocional diante dos âentravesâ que a vida possa lhe oferecer, alĂ©m de se sentir sem força interior para enfrentar tais problemas, sua mente estarĂĄ literalmente bloqueada, impedindo-o de pensar, raciocinar e analisar tal questĂŁo; logo, dificilmente, o problema serĂĄ resolvido.
Todavia, Ă© esperado que, mesmo em meio Ă s âtempestadesâ da vida, seja necessĂĄrio que o nosso profissional em questĂŁo tenha total controle sobre suas açÔes e reaçÔes, pois uma âturbulĂȘnciaâ vivenciada pode nĂŁo apenas lhe abater, mas derrubĂĄ-lo, neste mercado marcado pela competitividade.
Equivale salientar que, ter a sabedoria de como lidar com os problemas, pessoas, pressÔes, prazos e metas constituem hoje um grande desafio.
Em adição, o profissional do sĂ©culo XXI deverĂĄ ter a sabedoria de enxergar a linha tĂȘnue que separa a sua vida pessoal da sua vida profissional e assim tentar a todo custo manter o equilĂbrio emocional, mesmo em meio ao emaranhado de exigĂȘncia do mercado. Procedendo assim, ele evitarĂĄ futuros transtornos no que tange Ă sua saĂșde, pois sabemos que o ser humano Ă© um ser bio-psico-social. Pensando assim, sua saĂșde dependerĂĄ nĂŁo somente de seu estado fĂsico, mas dependerĂĄ e muito do equilĂbrio entre o seu pensamento e do seu estado emocional.
Diante do exposto, torna-se imprescindĂvel que o profissional dedique um tempo para meditar e analisar a situação em que se encontra. Desta maneira, irĂĄ alcançar nĂŁo somente o autocontrole, mas tomarĂĄ consciĂȘncia da verdadeira situação, sem fazer âtempestades em copos dâĂĄguaâ; por conseguinte, descobrirĂĄ com tamanha facilidade o caminho que irĂĄ conduzi-lo Ă resolução dos problemas vivenciados.
Fundamental Ă© fazer um trabalho de imersĂŁo, de forma a repensar a situação vivenciada para identificar as possĂveis falhas, reconhecer e identificar os possĂveis erros e acertos, tornando esta postura de certo modo obrigatĂłria quando se deseja saber nĂŁo somente qual o caminho a percorrer, mas principalmente, onde, quando, como e o porquĂȘ do caminhar. Esta reflexĂŁo permite ao profissional um direcionamento bem como a realização de um planejamento e projeção do que se deseja implementar.
Isto posto, Ă© importante compreender que autocontrole e maturidade andam de mĂŁos dadas. Todos os nossos comportamentos e atitudes sĂŁo norteados pelo autocontrole quando se tem certa maturidade; logo, obtĂ©m-se o equilĂbrio emocional em meio a quaisquer circunstĂąncias da vida.
Ă sabido que, quando o profissional se encontra em meio a uma turbulĂȘncia, o mesmo tende a se desesperar e a incorporar uma autoimagem negativa, com uma visĂŁo de mundo, alĂ©m de extremamente sombria, pessimista. No entanto, Ă© importante salientar que esta negatividade tende a contribuir somente para conduzi-lo a um verdadeiro caos.
Desse modo, a saĂda serĂĄ ter uma visĂŁo realista, encarando a vida de frente e com total equilĂbrio emocional, sendo muitas vezes atĂ© nocauteado, mas acima de tudo autoconfiante, procurando fazer de cada entrave um degrau para sua subida, retirando assim grandes liçÔes de tudo que lhe acontece, nĂŁo se deixando abater pelos acontecimentos inesperados e tidos inicialmente como ruins.
Resta entĂŁo claramente demonstrado, que competĂȘncia profissional sem equilĂbrio emocional, nĂŁo Ă© satisfatĂłria para o mercado de trabalho. HĂĄ que se prezar pelo equilĂbrio emocional se Ă© desejo pelo menos sobreviver em meio Ă selvageria deste mercado atual.
Destarte, enfatizamos dizer que seu sucesso profissional, alĂ©m de sua capacidade intelectual, estĂĄ atrelado ao seu equilĂbrio emocional. A maturidade, o autocontrole, o autoconhecimento, a empatia, a simpatia, a autopercepção, a sensibilidade, o equilĂbrio emocional, a capacidade de se adaptar, a capacidade de nĂŁo apenas saber lidar com as pessoas, mas de saber liderar, saber trabalhar em equipe, sĂŁo caracterĂsticas que merecem destaque em qualquer profissional do sĂ©culo XXI.
Por fim, ressaltamos que o profissional que possui equilĂbrio emocional sabe muito bem administrar suas emoçÔes, e de forma otimista atua como um verdadeiro intraempreendedor, trabalhando na empresa do outro como se a empresa fosse sua, tendo muita iniciativa e entusiasmo em sua função, contribuindo sobremaneira para com o desenvolvimento e crescimento da empresa.
06/09/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
DICAS PARA MELHORAR O RACIOCĂNIO LĂGICO-MATEMĂTICO
1.
Procure encontrar analogias e conexÔes com outras situaçÔes pråticas e teóricas; tente descobrir padrÔes e encontrar os elementos fundamentais do objeto de estudo e/ou de observação
2.
Faça cålculos mentais, tanto numéricos quanto simbólicos, e procure entender e fazer o uso correto da gramåtica da linguagem matemåtica
3.
Aceite que as operaçÔes matemĂĄticas sĂŁo regidas por leis (regras) simples e explĂcitas. Isole essas regras (comutativa, associativa, distributiva, impossibilidade de divisĂŁo por zero etc.) e torne explĂcito o seu uso em situaçÔes teĂłricas e prĂĄticas
4.
Nunca acredite em discursos e soluçÔes fĂĄceis e milagrosas; a natureza, incluindo a humana, sempre deve procurar o equilĂbrio e a coerĂȘncia nas açÔes
Ronaldo Garcia, segundo secretĂĄrio da Sociedade Brasileira de MatemĂĄtica (http://www.sbm.org.br/) - Fonte: Folha de S.Paulo â 15/02/10.
PROFESSORA PASQUALINA
CAVALGADA CULTURAL
Ao mesmo tempo em que estuda o percurso a ser cumprido a partir do prĂłximo mĂȘs, a Associação Cavaleiros da Cultura, presidida por Carlos Oscar Niemeyer, neto do arquiteto, promove uma campanha de arrecadação de livros em Belo Horizonte. Ambas as açÔes miram a 2ÂȘ Cavalgada Cultural BrasĂlia 50 anos, que teve uma primeira etapa realizada em meados do ano passado, quando os cavaleiros da associação viajaram de NiterĂłi a Belo Horizonte. As expediçÔes que fazem pelo interior do paĂs tĂȘm por objetivo distribuir livros para escolas e bibliotecas de cidades que carecem de uma maior estrutura no que diz respeito ao acesso Ă leitura.
Carlos diz que a ideia da Cavalgada Cultural surgiu em 2007, por conta da celebração do centenĂĄrio de seu avĂŽ. Ele ressalta que, a propĂłsito, foi de Niemeyer a ideia de arrecadar e distribuir livros pelas cidades em que a tropa passava. "Daquela primeira vez, fomos de GoianĂĄ, que fica perto de Juiz de Fora, atĂ© Barretos. DistribuĂmos, nesse percurso, 12 mil livros. Quando voltamos, percebemos o quanto o trabalho tinha sido bacana e resolvemos criar essa associação, com o intuito de desenvolver projetos sociais e culturais. Em algumas cidades do interior, o acesso Ă leitura Ă© muito limitado", diz, acrescentando que a ideia de distribuir livros veio a reboque de cavalgadas recreativas que jĂĄ praticava com seu grupo.
Ele ressalta que, como foi seu avĂŽ o mentor da ação, a associação procura sempre associar as cavalgadas ao legado de Niemeyer, daĂ o tema BrasĂlia 50 Anos que norteia essa segunda empreitada. A previsĂŁo, conforme destaca Carlos, Ă© que a segunda etapa dessa cavalgada aconteça entre 19 de março e 16 de abril, partindo de Belo Horizonte e chegando a BrasĂlia. Ele diz que a expectativa Ă© que sejam distribuĂdos, ao final do percurso, mais de 120 mil livros, muito em função de uma parceria firmada com a editora Paulus, de SĂŁo Paulo.
"Conseguimos, com essa adesĂŁo, a doação de 100 mil livros. Eles foram divididos em dois kits distintos, um para crianças, com seis tĂtulos, e outro para adolescentes, com quatro clĂĄssicos adaptados", diz, acrescentando que a Paulus veio se somar a outras editoras, como Alis, CrisĂĄlida, Ediouro, Loyola e Record, que jĂĄ sĂŁo parceiras da associação. Ele aponta que Ă s doaçÔes das editoras somam-se as campanhas para arrecadação de livros realizadas junto Ă população. "A gente usa nosso site, envia mala direta e vamos para o boca a boca. Muitos autores aderem tambĂ©m", diz. DoaçÔes podem ser feitas pelo site http://www.cavaleirosdacultura.org.br/colabore.html.
Circuito
Cidades que estĂŁo no percurso da 2ÂȘ etapa
AraçaĂ
Cordisburgo
Curvelo
Morro da Garça
Buritizinho
Andréquicé
TrĂȘs Marias
LuislĂąndia
Lages
JoĂŁo Pinheiro
Paracatu
A segunda etapa da Cavalgada Cultural BrasĂlia 50 Anos, prevista para começar em Belo Horizonte, no dia 19 de março, e seguir atĂ© BrasĂlia, vai cumprir um percurso que inclui o roteiro do âGrande SertĂŁo: Veredasâ, de GuimarĂŁes Rosa.
Carlos diz que essa ideia deveria ter sido realizada no ano passado, quando se comemorou o centenĂĄrio do escritor, mas que nĂŁo foi possĂvel por falta de tempo. âQuando fechamos a ideia da cavalgada para BrasĂlia, pensei em incluir o circuito do GuimarĂŁes Rosaâ, diz, acrescentando que diversas viagens de carro jĂĄ vĂȘm sendo feitas com o intuito de se traçar o roteiro e preparar o terreno.
âA nossa ideia Ă© realmente nos distanciarmos do asfalto, entrar mais para o interior, onde as carĂȘncias sĂŁo maiores. DaĂ temos que preparar a comitiva, precisamos levar os livros, os alimentos para nĂłs e para os cavalos, quer dizer, Ă© preciso que esteja tudo preparado. Temos que chegar bem a BrasĂlia, para dar exemploâ, diz.
Daniel Barbosa - Fonte: O Tempo - 16/02/10.
Cavaleiros da Cultura - http://www.cavaleirosdacultura.org.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php