14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
11/06/2009 -
MANCHETES DA SEMANA
JUNE 14 - WORLD BLOOD DONOR DAY
English:
http://www.adrp.org/promoting-donor-events/world-blood-donor-day/
http://www.who.int/bloodsafety
http://www.wbdd.org/
http://www.ifrc.org/what/health/blood
http://www.fiods.org
http://www.isbt-web.org
Dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criado em 2004 pela Organização Mundial de SaĂșde (OMS), tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se tambĂ©m o aniversĂĄrio de Karl Landsteiner, prĂȘmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
O tema mundial para o Dia Mundial do Dador de Sangue 2009 Ă© "doaçÔes 100 por cento voluntĂĄrias e nĂŁo remuneradas de sangue e componentes sanguĂneos". Este vasto tema foi concebido pela World Blood Donor Day para que todos os paĂses disponham de sangue com qualidade cada vez melhor.
Saiba mais:
http://www.prosangue.sp.gov.br/prosangue/noticias.do?method=buscarNoticias&id=179
http://www.who.int/worldblooddonorday/WBDD2009-Portuguese.pdf
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, jå é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
HISTĂRIA DO DIA DA DOAĂĂO DE SANGUE
Uma jornada para criar consciĂȘncia sobre a necessidade de contar com sangue seguro, bem como para celebrar aqueles doadores voluntĂĄrios graças aos quais muitas pessoas podem sobreviver e viver melhor.
As vozes multiplicam-se em milhĂ”es pelas AmĂ©ricas e ao redor do mundo. Contudo, nem todas as pessoas podem agradecer, porque o recolhimento de sangue Ă© desigual de paĂs a paĂs. Conforme um documento da Organização Mundial da SaĂșde (OMS), em todo o mundo sĂŁo obtidas mais de 81 milhĂ”es de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhĂ”es dessas unidades sĂŁo coletadas em paĂses de mĂ©dia e baixa renda, onde vive 82 por cento da população mundial.
AlĂ©m disso, e tambĂ©m a nĂvel global, somente 39 paĂses alcançado um nĂvel de doaçÔes voluntĂĄrias de sangue suficiente para cobrir 100 por cento de seus requerimentos.
Segundo informação da Organização Pan-americana da SaĂșde (OPAS), os seguintes paĂses nas AmĂ©ricas contam com bancos de sangue fornecido por doadores voluntĂĄrios: Aruba, Bermuda, CanadĂĄ, Cuba, Curaçao, Estados Unidos, Ilhas Cayman e Suriname.
Outro problema Ă© que, nos paĂses de renda baixa e mĂ©dia, mais de 43% das doaçÔes efetuadas por novos doadores provĂȘm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.
De acordo com a OPAS/OMS, na região das Américas apenas 36% dos doadores são voluntårios. Ainda existe uma porcentagem de doadores pagos, e a grande maioria dos doadores de sangue é para reposição.
Apesar de todos os esforços, a disponibilidade de sangue permanece baixa nos paĂses da AmĂ©rica Latina e do Caribe. Mais ainda quando se considera que a OMS e a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e Meia Lua Vermelha tĂȘm estabelecido que, para que um paĂs possa satisfazer as suas necessidades de sangue, o nĂșmero de unidades de sangue que se coleta deve corresponder a 3-5% de sua população. Na regiĂŁo, o recolhimento corresponde a 1,39% da população.
No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntĂĄrios e nĂŁo remunerados - que doam pelo menos duas vezes ao ano - fornecem nesse perĂodo 37,6 milhĂ”es de unidades de sangue. 89 por cento desse total obtĂ©m-se em paĂses de rendas altas.
Nesse contexto, o Dia Mundial do Doador de Sangue Ă© uma possibilidade para enfatizar uma vez mais por que Ă© essencial que a doação seja altruĂsta e que haja doadores regulares para garantir a provisĂŁo de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusĂ”es. Em sĂntese, este dia Ă© um veĂculo para promover:
>>> A motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntårios não remunerados.
>>> O aumento do nĂșmero de doadores atravĂ©s de campanhas de conscientização e motivação.
>>> Estilos de vida saudĂĄveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue.
>>> Enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.
Fonte: Organização Pan-Americana de SaĂșde - http://www.paho.org/Portuguese/DD/PIN/afiche.html
KARL LANDSTEINER
Karl Landsteiner (Baden (Baixa Ăustria), 14 de Junho de 1868 â Nova Iorque, 26 de Junho de 1943) foi um mĂ©dico e biĂłlogo austrĂaco.
Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1930, pela classificação dos grupos sanguĂneos, sistema A B O , e foi descobridor do fator RH.
Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivĂduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glĂłbulos vermelhos e fez diferentes combinaçÔes entre plasma e glĂłbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação dos glĂłbulos em alguns casos, formando grĂąnulos, e em outros nĂŁo. Landsteiner explicou entĂŁo por que algumas pessoas morriam depois de transfusĂ”es de sangue e outras nĂŁo. Em 1930 ganhou o PrĂȘmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.
Leia mais:
http://www.ajc.pt/cienciaj/n13/estorias.php3
http://www.salton.med.br/index.php?id_menu=premio&idioma=portugues&id_premio=35
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php