TURMAS QUALIFICADAS
03/11/2013 -
TURMAS DO FM
BRASILEIRAS VĂO Ă EUROPA CONTRATAR JOVENS COM MBA
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Folha.uol.com.br/mbas
Iese (Business School) â
http://www.iese.edu/
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Brasileiras vĂŁo Ă Europa contratar jovens com MBA. Recrutadores queixam-se de falta de profissionais de "perfil global" no paĂs. Alto desemprego em paĂses como Espanha e salĂĄrio maior no Brasil levam estrangeiros a reverem suas opçÔes.
Diretores e recrutadores de companhias brasileiras de setores como o bancårio e o aéreo, além de setores industriais, percorrem a Europa em busca de mão de obra para preencher seu quadro de funcionårios no Brasil.
Só na Espanha, as brasileiras mais que dobraram a absorção de europeus altamente qualificados em cinco anos, segundo levantamento do Iese (Instituto de Estudos Superiores de Empresa).
Na semana passada, a escola de economia sediou a primeira feira de contratação de jovens com MBA exclusivamente de empresas da América Latina, onde as brasileiras foram maioria.
ItaĂș, TAM, Gerdau, Votorantim e Gafisa enviaram representantes para entrevistar cerca de 150 estudantes de MBA em escolas de economia do paĂs prestes a se formar.
"O crescimento da América Latina levou a uma escassez de talentos, e agora temos que sair buscando agressivamente", disse à Folha o CEO do Banco de Crédito, Walter Bayly, que aconselha jovens europeus a explorarem a América Latina e o Brasil.
Desde que a crise econĂŽmica e as recessĂ”es na Europa secaram investimentos no mercado local, as brasileiras vĂŁo ao continente atrĂĄs da mĂŁo de obra que se sobra nos paĂses europeus e falta no Brasil, relataram representantes das empresas Ă Folha.
Segundo eles, a escassez não é numérica, mas de perfil: o interesse dessas empresas nos europeus visa a tornar seus negócios mais globais e, com isso, expandi-los.
"Queremos um perfil que os brasileiros ainda nĂŁo tĂȘm. Agora estamos na Ăsia, na AmĂ©rica e na Europa e precisamos de expertise para isso, nĂŁo adianta pĂŽr um brasileiro lĂĄ que nĂŁo vai funcionar", disse a gerente de captação de talentos da Votorantim, Camila Miranda. "Por isso fazemos propostas [com valores] acima do mercado aqui."
ALĂM DOS BANCOS
A empresa, que elevou de 3 para 12 os europeus no programa de trabalho temporĂĄrio de verĂŁo, ilustra como a indĂșstria tem aderido Ă contratação de europeus, antes dominada pelos bancos.
Em 2007, eles eram 80% dos clientes da Gardz, que contrata mĂŁo de obra no exterior para firmas brasileiras.
Em 2012, foram 58%. SĂŁo marcas como o ItaĂș, que agora planeja reduzir de 99% para 75% a fatia dos resultados gerados no Brasil. O alto Ăndice de desemprego na zona do euro (na Espanha chega a 26%) e o baixo no Brasil (5,4%) sĂŁo o principal fator de "expulsĂŁo" e "atração" dessa mĂŁo de obra para a AmĂ©rica Latina.
Mas a martelada final é a proposta salarial das brasileiras, acima da média europeia. "Na minha época de MBA, hå dez anos, era uma possibilidade remota [ir para o Brasil]", disse Javier Muñoz, diretor de carreiras do Iese, uma das principais escolas de economia da Europa.
"Hoje, essas empresas vĂȘm aqui com propostas boas."
Vieram do Brasil as melhores propostas para o engenheiro Enrique Aynart, 29, prestes a terminar um MBA.
Na Espanha, ele disse ter trabalhado em trĂȘs firmas: uma faliu, em outra era temporĂĄrio e na Ășltima ele era superqualificado para a função.
"Minha opção era ficar na Espanha, mas aqui o mercado jå é muito maduro. O Brasil é mais dinùmico e paga melhor", diz o espanhol, entrevistado pela aérea Latam.
"Queremos complementar a nossa mão de obra", disse Luiz Alberto Franco, gerente de aquisição de talentos da TAM. "Temos talentos no Brasil, mas eles também podem ir para mercados diferentes."
Luisa Belchior â Fonte: Folha de S.Paulo â 27/10/13.
Iese (Instituto de Estudos Superiores de Empresa) â
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BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
O EXECUTIVO E O MARTELO â REFLEXĂES FORA DA CAIXA SOBRE ĂTICA NOS NEGĂCIOS
Autor: CLĂVIS DE BARROS FILHO; Arthur Meucci
Editora: Hsm Editora
Categoria: Administração / Administração Geral
Logo na abertura da Apresentação deste livro os autores anunciam que pretendem âoferecer uma reflexĂŁo filosĂłfica, sociolĂłgica e psicanalĂtica de fĂĄcil compreensĂŁo sobre os principais temas polĂȘmicos do dia-a-dia das grandes corporaçÔes.â De fato, as colocaçÔes dos professores ClĂłvis de Barros Filho e Arthur Meucci sĂŁo facilmente compreensĂveis por qualquer leitor interessado no tema central da obra: a Ă©tica empresarial. Mas sĂŁo muito mais do que isso. Os autores se inspiram, entre muitas outras fontes, no pensamento do filĂłsofo alemĂŁo Friedrich Nietzsche, que recomenda golpear duramente, se necessĂĄrio com um imaginĂĄrio martelo, os preconceitos e a hipocrisia dissimulados em verdades estabelecidas â ou aquilo que Francis Bacon chama de âĂdolosâ. Com esse espĂrito, e frequentemente em tom bem-humorado, Barros Filho e Meucci demolem os âdiscursos dominantes no campo da administraçãoâ, em particular as âfĂłrmulas mĂĄgicas do sucessoâ. A leitura desta obra seminal Ă© um saudĂĄvel e provocador convite a que o executivo adestrado apenas para bater metas descubra que tem capacidade para muito mais: basta confiar no uso de sua prĂłpria razĂŁo e no bom senso.
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