TURMAS VERTICAIS
22/10/2011 -
TURMAS DO FM
BOSCO VERTICALE
English:
http://inhabitat.com/bosco-verticale-in-milan-will-be-the-worlds-first-vertical-forest/
"ItĂĄlia tem primeiro bosque vertical do mundo"
Explorar a verticalidade das grandes cidades é uma lei: arquitetos e urbanistas ao redor do mundo não param de anunciar novos modos de aproveitar o espaço urbano para o bem do meio ambiente. A mais recente proposta veio de Milão, na Itålia.
O arquiteto Stefano Boeri declarou que seu âBosco Verticaleâ, o primeiro bosque vertical do mundo, jĂĄ estĂĄ ganhando forma. Anunciado em 2007, o projeto prevĂȘ duas torres, de 110 e 70 metros, cobertas por ĂĄrvores e plantas. Se fosse horizontal, a floresta ocuparia o espaço de um estĂĄdio de futebol.
Laura Daudén - Fonte: Isto à - Edição 2189.
Mais detalhes:
http://inhabitat.com/bosco-verticale-in-milan-will-be-the-worlds-first-vertical-forest/
VOCĂ SABE MATEMĂTICA???
MatemĂĄtica na Bahia (7 x 13 = 28)...
Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=IzgYbCuGE24.
(Colaboração: Waldeyr E. de Paula Junior)
NA REDE - FESTA DE ARREPIAR
Dentes de vampiro, pele azul ou orelhas de gato: se existisse um monstro com a sua cara, como ele seria? No concurso cultural "Monster Highlloween", da Mattel, vocĂȘ cria um monstro com seu jeitĂŁo e responde Ă pergunta: "O que faz vocĂȘ monstruosamente legal?". Se vocĂȘ tem entre 7 e 15 anos, pode participar atĂ© o dia 30 no site www.meuestiloassustador.com.br. Os vencedores ganham uma festa exclusiva com show da banda Cine.
Fonte: Folhinha - 15/10/11.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
PRĂ-SAL
Paulo CĂ©sar Ribeiro Lima
EDITORA Synergia
QUANTO R$ 60 (166 pĂĄgs.)
O livro mostra a revisĂŁo dos modelos de exploração e produção do petrĂłleo, de uma perspectiva jurĂdica e econĂŽmica. AlĂ©m disso, o autor faz uma anĂĄlise crĂtica do processo, abordando assuntos como regimes fiscais para exploração, o novo marco legal brasileiro, o regime de partilha e o modelo de capitalização da Petrobras.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/11.
Detalhes:
http://www.synergiaeditora.com.br/component/content/article/128/1332
http://www.submarino.com.br/produto/1/23934792/pre-sal:+o+novo+marco+legal+e+a+capitalizacao+da+petrobras
O QUE ACONTECEU NA TERRA?
MegalomanĂaco...
Tudo que jĂĄ aconteceu na Terra, do Big Bang ao surgimento do homem, dos dinossauros aos egĂpcios, dos incas a NapoleĂŁo: este livro pretende explicar tintim por tintim. Ele consegue (quase, vai).
Christopher Lloyd, IntrĂnseca, 416 pĂĄginas.
Fonte: Super Interessante - Edição 296.
Detalhes:
http://www.intrinseca.com.br/site/catalogo_ficha.php?livrosID=175
GUIA DOS CURIOSOS
O LIVRO DAS PERGUNTAS E DAS RESPOSTAS
Confira:
http://www.solbrilhando.com.br/Curiosidades/Arquivos/guia_dos_curiosos.pdf.
(Colaboração: Tadeu - Curitiba)
OS DESAFIOS DO FUTURO DA ECONOMIA
Michael Spence escreveu um livro divertido e uma introdução didåtica aos problemas do desenvolvimento. O autor é Nobel de Economia (2001), portanto muito bem formado na melhor tradição "ortodoxa".
Mas "Os Desafios do Futuro da Economia" tende a deixar a direita indignada e a esquerda perplexa.
Seu tema geral Ă© pensar a "prĂłxima convergĂȘncia" (aliĂĄs, tĂtulo original do livro). Isto Ă©, o processo pelo qual 75% da humanidade chegaria a viver em paĂses de renda alta em meados deste sĂ©culo (ante 15%, hoje). Spence reflete sobre os paĂses "retardados" que cresceram rapidamente.
Desde os anos 1950, apenas 13 paĂses cresceram Ă taxa de ao menos 7% ao ano durante 25 anos (Brasil entre eles). A 7% anuais, o PIB dobra numa dĂ©cada. Como?
NĂŁo hĂĄ fĂłrmula, diz esse professor da Universidade de Nova York. Spence acredita, sim, na teoria padrĂŁo do desenvolvimento.
SĂŁo necessĂĄrios um alto nĂvel inicial de poupança e de investimento. Ă preciso que as economias sejam flexĂveis ("liberais") para permitir ondas de "destruição criativa".
Trata-se aqui das ondas de inovação empresarial, tecnológica e gerencial que teriam lugar só em economias em que é livre a realocação do capital (dos setores de menor para os de maior rentabilidade); onde hå incentivo para o lucro e garantias para a propriedade.
Mas Ă© preciso "ganhar" as gentes para a causa do mercado: dar-lhes saĂșde, educação, evitar desigualdade, desemprego etc. Enfim, Ă© preciso estabilidade econĂŽmica.
Crucial, os retardatårios de sucesso expuseram suas empresas à competição internacional e importaram inovação tecnológica, a chave do crescimento.
AtĂ© aĂ, trata-se de dicas de manual. Mas, para Spence, cada paĂs bem-sucedido no crescimento acelerado adotou as regras do "manual" a seu modo e tempo, temperando-as com heterodoxias.
Protecionismos provisĂłrios, polĂticas industriais, manipulaçÔes do cĂąmbio etc., tudo isso pode dar certo se, num momento adequado, a economia for exposta Ă concorrĂȘncia internacional e se, sobretudo, nĂŁo barrar empresas que tragam ao paĂs tecnologias no "estado da arte".
Dos chineses da abertura no final dos anos 1970, Spence diz: "CĂ©ticos em relação Ă teoria e Ă s prescriçÔes de polĂticas dos paĂses avançados, eles experimentaram e aprenderam".
Como dizia Deng Xiao Ping (o lĂder das reformas): "[Ă preciso] atravessar o rio sentindo as pedras".
Essa abordagem pragmĂĄtica, experimental, foi tĂpica dos "atrasados" que aceleraram seu desenvolvimento.
O em pessoa muito simpĂĄtico Spence dirigiu faculdades em Harvard e Stanford. Presidiu a ComissĂŁo de Crescimento e Desenvolvimento do Banco Mundial (2006-10). Conheceu polĂticos e intelectuais de vĂĄrios cantos; tem interesse por ideias diferentes.
Sua pessoa aparece neste livro, que nĂŁo Ă© de grandes voos intelectuais, mas de grande bom senso e tempero humano no tratamento da economia.
OS DESAFIOS DO FUTURO DA ECONOMIA
AUTOR Michael Spence
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 65 (272 pĂĄgs.)
Cifras & Letras - VinĂcius Torres Freire - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/11.
Detalhes:
http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=50235&seg=7&isbn=9788535236163&cat=200&origem=Busca&tit=OS%20DESAFIOS%20DO%20FUTURO%20DA%20ECONOMIA
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php