POR UMA VIDA MELHOR?
19/05/2011 -
EDITORIAL
Parece piada, mas nĂŁo Ă©. Ă trĂĄgico! Um livro distribuĂdo para alunos de mais de 4.200 escolas do Brasil permite e atĂ© justifica erros crassos da lĂngua portuguesa. âNĂłs pega o peixeâ... âos menino pega o peixeâ... âVocĂȘ pode estar se perguntando: âMas eu posso falar âos livroâ?â Claro que pode. Mas fique atento, porque, dependendo da situação, vocĂȘ corre o risco de ser vĂtima de preconceito lingĂŒĂsticoâ.
Os autores entendem que o uso da lĂngua popular, ainda que erroneamente, Ă© vĂĄlido e que, caso deixem a norma culta, os alunos podem sofrer âpreconceito linguĂsticoâ. Para o MEC, a obra segue os ParĂąmetros Curriculares Nacionais, pelos quais nĂŁo hĂĄ uma forma "certa" de falar. Embora todos tenham o direito de se defender e os autores tem (http://www.acaoeducativa.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=2602&Itemid=2), nĂŁo hĂĄ como aceitar esse abuso educacional.
Um absurdo com codinome de livro. Uma vergonha! Um verdadeiro crime contra a lĂngua portuguesa. Num momento em que se cobra do governo uma educação de qualidade, o MinistĂ©rio da âEducaçãoâ aprova e atĂ© defende uma obra como essa. Ă a deturpação da liberdade de expressĂŁo na forma de livro. O portuguĂȘs Ă© realmente uma lĂngua difĂcil e Ă© praticamente impossĂvel nĂŁo cometer erros. Agora, ensinar errado e com a devida consciĂȘncia, isso Ă© ignorĂąncia.
Continua parecendo piada, mas nĂŁo Ă©. Assim fica muito difĂcil lutar âPor Uma Vida Melhorâ. Acorda MEC! Acorda Brasil!
Educação, SaĂșde, Paz e Uma Vida Melhor Ă todos!
Para mais detalhes da coleção:
http://www.viveraprender.org.br/a-colecao/viver-aprender-%E2%80%93-2%C2%BA-segmento-do-ensino-fundamental-eja/volume-2-por-uma-vida-melhor/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php