O TRĂNSITO
25/09/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
DIA NACIONAL DO TRĂNSITO - 25 DE SETEMBRO
Foto: Protesto bem humorado no dia mundial sem carro em 22 de setembro.
SEMANA NACIONAL DO TRĂNSITO
leia mais:
http://www.ftd.com.br/v4/dataEspecial_exibe.cfm?mes=09&dia=25&cd=406
CARTILHAS DE TRĂNSITO
Entre no site http://www.frentetransitoseguro.com.br/ e confira as seguintes cartilhas:
CIDADĂO EDUCADO E PAZ NO TRĂNSITO: http://www.frentetransitoseguro.com.br/media/cidadao_educado.pdf
OS 10 MANDAMENTOS DO TRĂNSITO SEGURO: http://www.frentetransitoseguro.com.br/media/os_10_mandamentos_do_transito_pdf.pdf
ĂLCOOL E TRĂNSITO 0 TRĂGICA MISTURA: http://www.frentetransitoseguro.com.br/media/alcool_transito.pdf
O SISTEMA NACIONAL DE TRĂNSITO
Para normatizar, administrar e coordenar o trĂąnsito no paĂs, existem ĂłrgĂŁos nacionais, estaduais e municipais com atribuiçÔes especĂficas.
O Conselho Nacional de TrĂąnsito (Contran) Ă© o ĂłrgĂŁo mĂĄximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de trĂąnsito (SNT), orientando as polĂticas de trĂąnsito no paĂs e coordenando os demais ĂłrgĂŁos do SNT. Ao Contran cabem os processos de normatização dos procedimentos relativos a aprendizagem, habilitação, expedição de documentos de condutores e registro e licenciamento de veĂculos.
O Departamento Nacional de TrĂąnsito (Denatran) Ă© responsĂĄvel por fazer cumprir o CĂłdigo de TrĂąnsito Brasileiro. Deste modo, o Denatran supervisiona, coordena, controla e fiscaliza a execução da PolĂtica Nacional de TrĂąnsito e do Programa Nacional de TrĂąnsito. AlĂ©m disto, atua no combate Ă violĂȘncia no trĂąnsito, junto com ĂłrgĂŁos de segurança pĂșblica, entre outras atribuiçÔes.
A PolĂcia RodoviĂĄria Federal tem a missĂŁo de patrulhamento ostensivo, coletar dados estatĂsticos de acidentes e de serviços de socorro, atendimento e salvamento de vĂtimas, aplicar e arrendar multas por infraçÔes de trĂąnsito e assegurar a livre circulação nas rodovias federais, por exemplo.
Existem ainda os Departamentos Estaduais de TrĂąnsito (Detrans): sĂŁo 20 ao todo no paĂs, que fazem vistoria e inspeção de veĂculos, aplicam multas, realizam planejamento de trĂąnsito nas ĂĄreas de sua competĂȘncia, cuidam da sinalização e muito mais.
No Ăąmbito municipal estĂĄ o projeto mais recente do Sistema Nacional de TrĂąnsito. A novidade Ă© que agora compete aos ĂłrgĂŁos executivos municipais de trĂąnsito exercer novas atribuiçÔes: planejamento, projeto, operação e fiscalização no perĂmetro urbano e nas estradas municipais. Tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trĂąnsito passam a ser responsabilidade da prefeitura.
CARTEIRA DE HABILITAĂĂO
Para dirigir um veĂculo Ă© necessĂĄria a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os requisitos sĂŁo: ter 18 anos ou mais de idade e ser alfabetizado (afinal, Ă© preciso ler placas).
Com o Novo Código de Trùnsito Brasileiro, houve algumas mudanças para obtenção da CNH definitiva. Agora, para os marinheiros de primeira viagem, existe a primeira habilitação, que é a permissão para dirigir, vålida por um ano. Expirado este prazo, o motorista receberå sua carteira de habilitação definitiva, desde que:
- nĂŁo tenha cometido nenhuma falta grave ou gravĂssima
- não seja reincidente em falta média.
O que fazer, entĂŁo, para conseguir a permissĂŁo para dirigir? Para começar, exames mĂ©dicos e psicotĂ©cnicos em clĂnicas credenciadas pelo Detran. EntĂŁo, a pessoa poderĂĄ fazer as provas teĂłricas e prĂĄticas, mediante pagamento de taxas de cadastro. Para a prova escrita, o candidato precisa dominar a legislação de trĂąnsito, noçÔes de primeiros socorros, direção defensiva, noçÔes bĂĄsicas de manutenção de veĂculos e proteção ao meio ambiente e cidadania.
O APITO DO GUARDA
Os sinais de apito transmitem recomendaçÔes do guarda de trĂąnsito para o melhor fluxo dos veĂculos. Saiba o que cada tipo de apito significa, para nĂŁo ter dĂșvidas na hora de assumir a direção!
Sinal: Um silvo breve. Significado: Atenção, SIGA. Utilização: Mudar a direção do trùnsito.
Sinal: Dois silvos breves. Significado: PARE. Utilização: Fiscalização de documentos ou outros fins.
Sinal: TrĂȘs silvos breves. Significado: Acenda o farol. Utilização: Sinal de advertĂȘncia. Obedeça Ă intimação.
Sinal: Um silvo longo. Significado: Diminua a marcha. Utilização: Utilização: Utilização: Diminuir a marcha dos veĂculos.
Sinal: Um silvo longo e um breve. Significado: TrĂąnsito impedido em todas as direçÔes. A aproximação do corpo de bombeiros, ambulĂąncia, veĂculos da polĂcia, de tropas, de funerais ou representaçÔes de oficiais.
Sinal: TrĂȘs silvos longos. Significado: Motoristas a postos. Os motoristas que estĂŁo fora do carro devem sentar-se ao volante. Utilização: Nos estacionamentos, Ă porta de teatros, campos desportivos, etc.
Fonte: Detran/PR
FAROL, SEMĂFORO, SINAL...
NĂŁo importa como seja chamado: o farol, o semĂĄforo, o sinal - todos significam o sinal luminoso que indica de quem Ă© a vez de passar. O significado, vocĂȘ jĂĄ deve saber: vermelho para parar, verde para seguir e amarelo para atenção, pois indica que dentro de alguns segundos a luz vermelha se acenderĂĄ.
Veja sĂł como foi interessante o inĂcio da instalação de sinais luminosos na cidade de Curitiba, estado do ParanĂĄ, em 1937. Esta notĂcia foi publicada no jornal "O Dia" de 17 de janeiro daquele ano.
17 de Janeiro DE 1937 - CHAUFFEURS, UM PERIGO VOS AMEAĂA! - O "O Dia" em sua edição de ontem divulgou, com destaque e ilustração, a novidade prometida pelo sr. chefe de Policia e relativa a colocação, nas principais arterias de Curitiba, de postes iluminativos tricolores, destinados ao serviço automatico de regulamento do trafego de vehiculos. Na proposta do chefe de PolĂcia ao Poder Executivo aparecem as seguintes justificativas: embelezamento da cidade com os postes de luzes tricolores; segurança no trafego pela uniformidade dos sinalamento; permanencia do serviço no inverno e dias chuvosos, quando os guardas sinaleiros tem que procurar abrigo; introdução de um sistema jĂĄ adotado nas maiores capitais, alem de proporcionar, este metodo, notavel economia de guardas.
Nota do Colunista: - Este serviço de sinalização só foi adotado em 1948, onze anos depois da proposta feita em 1937.
Fonte: www.detran.pr.gov.br
TRĂNSITO - SEM ESPAĂO ATĂ PARA ACIDENTE
O excesso de carros conseguiu mostrar na ponta do lĂĄpis ao menos um lado positivo. Enquanto Belo Horizonte teve uma crescimento de 40% na frota entre 1999 e 2006, as estatĂsticas tambĂ©m revelam que a cidade apresentou uma queda de 7% no nĂșmero de acidentes com vĂtimas nos Ășltimos sete anos. A capital mineira ocupa a quarta posição entre as capitais do paĂs em nĂșmero de veĂculos. Os dados foram apresentados ontem no lançamento do atlas "Acidentes de TrĂąnsito no Brasil: a situação nas capitais", pela Associação Brasileira de Medicina de TrĂĄfego (Abramet). Em 1999 foram registradas 11.256 ocorrĂȘncias, representando uma taxa de 526,2 acidentes com vĂtimas por cem mil habitantes. Em 2006, 10.478 acidentes apontaram uma taxa de 424,6 por cem mil pessoas. Embora os nĂșmeros apontem uma tendĂȘncia positiva, a cidade mineira Ă© a quinta capital do paĂs em nĂșmero de acidentes com vĂtima. Para o gerente de coordenação de comunicação e educação da Empresa de Transportes e TrĂąnsito de Belo Horizonte (BHTrans), Humberto Rolo, a grande quantidade de carros contribui de um lado para mais acidentes e, de outro, para a menor gravidade. "Se tem excesso de veĂculos, tem mais acidentes.
Mas os acidentes graves tĂȘm diminuĂdo atĂ© porque a velocidade mĂ©dia na cidade estĂĄ mais baixa. Os carros nĂŁo deixam muito espaço para este tipo de imprudĂȘncia", explicou. Os dados apresentados pela Abramet referentes aos Ăłbitos no trĂąnsito na capital foram criticados pela BHTrans. Seguindo a mesma tendĂȘncia de queda dos acidentes com vĂtimas, Belo Horizonte saiu de uma taxa de 18,8 mortos por cem mil habitantes no ano de 1999 para 16,8 por cem mil habitantes em 2005. No entanto, para Humberto Rolo, estes nĂșmeros nĂŁo fecham com as estatĂsticas trabalhadas pela empresa de trĂąnsito da capital. "Em 2005 contabilizamos 177 vĂtimas fatais no trĂąnsito de Belo Horizonte, o que representou 7,45 por cada cem mil pessoas. Isso nos colocou em 23Âș lugar no ranking das capitais. A Abramet errou na conta", afirmou o coordenador. Na matemĂĄtica da associação paulista, os Ăłbitos representaram mais que o dobro divulgado pela BHTrans, um total de 400 mortos.
O presidente da Abramet, FlĂĄvio Adura, avaliou positivamente os nĂșmeros lançados pelo departamento de epidemiologia da associação. Para ele, os dados gerais passando pela diminuição dos acidentes com vĂtima em todo paĂs, que registraram queda de 3% saindo de 105.036 ocorrĂȘncias em 99 para 101.871 em 2006, demonstraram que as diversas açÔes combinadas no trĂąnsito sĂŁo fundamentais para a continuação da tendĂȘncia de queda. "Essa estabilidade e queda apresentadas foi em parte decorrente da implantação do CĂłdigo de TrĂąnsito Brasileiro. Por outro lado temos que levar em consideração as melhorias na via, tecnologia dos veĂculos, radares, fiscalização, que sĂŁo estratĂ©gias muito importantes para a diminuição da violĂȘncia no trĂąnsito das cidades. " O atendimento Ă s vĂtimas realizado pelos resgates foi lembrado como um grande catalizador da diminuição de mortes.
FlĂĄvia Martins y Miguel - Fonte: O Tempo - 27/09/08.
Associação Brasileira de Medicina de Tråfego (Abramet) - http://www.abramet.org/
PARA SABER MAIS SOBRE O TRĂNSITO:
DENATRAN - http://www.denatran.gov.br/
CONTRAN - http://www.contran.com.br/
DEPARTAMENTO DE POLĂCIA RODOVIĂRIA FEDERAL - http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/index.faces
CĂDIGO DE TRĂNSITO BRASILEIRO -
http://www.denatran.gov.br/ctb.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9503.htm
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php