VALE O QUE ESTĂ ESCRITO...
12/01/2008 -
TURMAS DO FM
COMPETIĂĂO DE CALIGRAFIA
Mais de 3 mil participantes de competição de caligrafia exibem suas felicitaçÔes de Feliz Ano Novo durante evento em Tóquio (Japão).
Fonte: Folha Online - 06/01/08.
10 NĂO-RESOLUĂĂES DE ANO NOVO
(ou por que nĂŁo adianta fazer lista prometendo mundos e fundos que vocĂȘ nĂŁo vai cumprir)
Todo dia 1Âș de janeiro ela (ou ele) faz tudo sempre igual. Ă hora de renovar a velha lista: parar de fumar, emagrecer, ser mais organizado... ResoluçÔes de virada de ano que começam como um lindo passo em direção a uma vida melhor geralmente terminam como o vergonhoso primeiro fracasso do ano. Quem nunca fez a sua que atire a primeira bolinha de papel cheia de promessas e com nenhum item ticado.
A promessa desta reportagem nĂŁo Ă© repisar as histĂłrias de sucesso de pessoas incrĂveis que conseguiram o que queriam somente na base da força de vontade, mas mostrar que, para mudar, Ă s vezes, nĂŁo basta decidir. A primeira dica para tornar reais os seus desejos Ă© trocar palavras vagas, como resolução e promessa, por outras prĂĄticas, como planejamento e estratĂ©gia. Para ajudar, a reportagem desmontou os itens mais freqĂŒentes das listas de Ano Novo em uma outra lista, de hĂĄbitos e comportamentos que tĂȘm de ser incorporados ou excluĂdos do seu dia-a-dia.
Antes de realizar, ops, planejar suas resoluçÔes, reavalie a sua lista e considere os conselhos do psicólogo americano Robert R. Butterworth: faça apenas uma promessa, que seja realista e não fantasiosa, não conte para ninguém e, se falhar, não desista. Comece de novo. Mais chances de a sua resolução sair do papel e não terminar 2008 no lixo do fracasso.
Adriana Kuchler - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/01/08.
1: Entrar na academia
Encabeçando qualquer lista de resoluçÔes, a decisão de entrar numa academia também sai na frente no ranking das que são abandonadas mais rapidamente.
Faça a coisa certa: Escolha sem pressa; Experimente aulas de diferentes atividade fĂsicas; Encontre companhia.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... Sentir vergonha do seu corpo; Usar a falta de tempo como desculpa esfarrapada; NĂŁo malhar com o pretexto de que a academia Ă© muito cara; Se jogar na rotina de exercĂcios como se fosse experiente.
2: Emagrecer
SĂł poucos sortudos podem comer o que querem e nĂŁo engordar. A fĂłrmula Ă© a de sempre: controlar a alimentação e praticar exercĂcios. DifĂcil mesmo Ă© manter o peso.
Faça a coisa certa: Compre uma balança e não descuide do ponteiro; Para quem tem mais de dez quilos acima da altura, procure um médico; Encontre uma motivação.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... Exagerar no fim de semana; Adotar regime de curto prazo; Ceder ao efeito sanfona.
3: Quitar dĂvidas
Muito dinheiro no bolso, saĂșde pra dar e vender. Sem dĂșvida, a segunda parte do verso Ă© bem mais fĂĄcil de cumprir do que a primeira. A primeira lição da cartilha Ă© nĂŁo gastar mais do que ganha.
Faça a coisa certa: Procure credores e pague primeiro quem cobra juros altos; Economize nas contas da casa e nas compras do mĂȘs; Anote tudo o que gasta.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... Comprar impulsivamente; Usar o cartĂŁo de crĂ©dito ou o cheque especial.
4: Ler mais
Olhe bem para aquela gigantesca pilha de livros na mesinha de cabeceira e tome vergonha na cara. HĂĄ quanto tempo ela estĂĄ ali mofando, sem que um livro seja terminado?
Faça a coisa certa: Encontrar um livro que de fato lhe agrade; Compre antologias para ter mostras de vårios escritores; Usar bolsas que permitam carregar livros.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... Comprar um livro porque ele estĂĄ na lista dos mais vendidos; NĂŁo gostar de ficar sĂł.
5: Parar de fumar
Se a sua persistĂȘncia saiu para comprar cigarro e nunca mais voltou, nĂŁo desanime. "O tabagismo Ă© uma doença, e nĂŁo uma escolha de vida", diz Jaqueline Scholz Issa, 43, coordenadora do nĂșcleo antitabagismo do InCor.
Faça a coisa certa: Repor a nicotina com chiclete; Avalie as situaçÔes que provocam recaĂdas.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... Acreditar que vontade basta; Levar uma vida estressada; Mantiver a rotina de fumante; Desistir para nĂŁo engordar.
6: Ser mais organizado
VocĂȘ se esforçou para deixar a casa um brinco, mas lĂĄ estĂĄ o caos. A organizadora Cristina Papazian, 37, tem uma dica simples para a arrumação: determine o local de cada coisa pelo uso que vocĂȘ lhe dĂĄ.
Faça a coisa certa: Use uma agenda; Descubra os horårios ideais para os seus compromissos; Use cabides finos para as roupas e caixas transparentes.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... Achar que vai arrumar a casa toda em um fim de semana; Acumular tralha.
7: Comer melhor
Leve uma vida verde. Seja zen. Coma de maneira saudĂĄvel. AtĂ© quem jĂĄ pratica atividade fĂsica e nĂŁo carrega quilinhos extras tem de agĂŒentar a patrulha da boa alimentação.
Faça a coisa certa: Em vez de aderir a um regime, pequenas opçÔes no dia-a-dia fazem a diferença; Montar um prato colorido com frutas e/ou vegetais.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... Abolir um tipo de alimento; Acreditar que light e diet sĂŁo sinĂŽnimos de saudĂĄvel; Comer bem e bem rĂĄpido.
8: Acordar cedo
Para acordar cedo Ă© preciso dormir cedo. Ponto. Seu despertador agradece se vocĂȘ entender essa regra e parar de estapeĂĄ-lo toda manhĂŁ em troca de "sĂł mais dez minutinhos".
Faça a coisa certa: Sair da cama no minuto em que o despertador tocar; Se expor menos Ă luz Ă noite; Dormir com a janela aberta; Evite cafĂ©, internet e exercĂcios 4 horas antes de dormir.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... NĂŁo dormir o suficiente; Lutar contra o despertador se vocĂȘ tem distĂșrbios do sono.
9: Ter mais tempo para a famĂlia
Seus amigos nĂŁo agĂŒentam mais levar bolo e sua mĂŁe jĂĄ desistiu dos almoços de domingo? Em vez do "vamos combinar", o psiquiatra Içami Tiba, 66, recomenda trocar o desejo pelo planejamento.
Faça a coisa certa: Introduza a famĂlia e os amigos como tarefa na agenda; Aproveite o cinema com a cara-metade e convide amigos.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... NĂŁo planejar o fim de semana; Achar que estĂĄ perdendo tempo (e dinheiro) enquanto estĂĄ com a famĂlia e os amigos.
10: Controlar estresse
Todo mundo prega que devemos administrar o estresse, mas ninguĂ©m explica como. Para a psicĂłloga Marilda Lipp, 50, diretora do Centro PsicolĂłgico de Controle do Estresse, Ă© preciso colocar outras resoluçÔes desta lista em prĂĄtica para alcançar esta: atividade fĂsica, alimentação, fumo...
Faça a coisa certa: Ver os problemas à distùncia; Adotar uma técnica de relaxamento.
VocĂȘ vai acabar desistindo se... For perfeccionista; Relaxar sĂł no fim de semana.
Fonte: Folha de S.Paulo - 06/01/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php