A PASSAGEM DE UM COMETA
31/12/2011 -
MARILENE CAROLINA
COMETA LOVEJOY
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http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2137.html
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http://www.nasa.gov/mission_pages/station/multimedia/gallery/
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http://www.physorg.com/news/2011-12-space-station-captures-unprecedented-view.html
Astronauta fotografa a passagem de um cometa.
O comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), Dan Burbank, conseguiu capturar belas imagens do cometa Lovejoy (C/2011 W3). A agĂȘncia espacial norte-americana Nasa divulgou as imagens feitas quando o cometa passou pela Terra. Um fato curioso sobre o Lovejoy se deve a um desvio feito por uma estrela, que iria colocĂĄ-lo em rota de colisĂŁo com o Sol. O cometa passou a 386 km acima do horizonte da Terra.
Interessa - Etc - Fonte: O Tempo - 24/12/11.
Mais detalhes:
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HISTĂRIAS DO CONSUMO
José ficou feliz com a promoção de um site de compras coletivas: passagem aérea pela metade do preço. Não recebeu o bilhete aéreo nem o dinheiro de volta. Não viajou.
Maria teve de pagar, na conta de seu telefone celular, serviço que não contratou. Tenta obter o dinheiro de volta, mas mal consegue falar com um atendente e a ligação é interrompida ou transferida para outra pessoa. Uma canseira daquelas!
Seu João tem 80 anos, é aposentado e recebeu ligação de um correspondente bancårio que lhe oferecia um empréstimo consignado. Contratou o crédito e ainda não viu a cor do dinheiro, embora as parcelas sejam descontadas de sua aposentadoria.
Dona Joana, 75 anos, nĂŁo tem plano de saĂșde. Sai de casa muito cedo e pega trĂȘs conduçÔes rumo a um hospital conveniado com o SUS (Sistema Ănico de SaĂșde). As filas sĂŁo imensas e ela fica assustada, porque nĂŁo hĂĄ datas prĂłximas para fazer os exames de que necessita. A doença tem pressa, mas o serviço de saĂșde Ă© tĂŁo lento!
Carlinha, 15 anos, é inteligente e gosta de participar das redes sociais. Onde mora não hå serviço eficiente de acesso à internet. Ela conta os dias para que o Plano Nacional de Banda Larga chegue a sua cidade. Lamenta o atraso do programa.
Seu tio, Joaquim, não entendeu até hoje por que, apesar das interrupçÔes frequentes de energia elétrica, as concessionårias reajustam a conta sem dificuldades. Ele também aguarda, até hoje, por pura teimosia, que lhe devolvam o valor pago a mais, anos a fio, nas tarifas de energia.
Paulo é um jovem executivo. Poupou muito e comprou um carro zero. O automóvel tem defeito de fabricação. Jå esteve duas vezes na oficina, mas não houve uma solução para o problema. Ele sabia que teria direito a um carro zero. Na loja em que comprou o carro, disseram que não. Paulo estå certo, mas terå de recorrer à Justiça para assegurar seus direitos.
Laura abasteceu seu automĂłvel em um posto de combustĂveis e percebeu que havia algo errado. O motor começou a pifar, atĂ© parar de vez. Resultado: pagou caro pelo reparo na oficina, porque colocaram combustĂvel adulterado no tanque do seu veĂculo.
Pedro lamentou ter comprado um presente de Natal para sua mãe, que mora em outra cidade, em loja virtual. A TV só foi entregue semanas depois da data prevista, após muita reclamação, em horas de ligaçÔes telefÎnicas.
LĂdia levou um susto quando foi renovar o contrato da escola da filha. A mensalidade subiu 14%, mais do que o dobro da inflação do perĂodo. Nem comparou com seu salĂĄrio, sem reajuste hĂĄ alguns anos, para nĂŁo ficar mais irritada ainda.
Ana nĂŁo acreditou que caĂra no golpe da bolsa de estudos de um curso de informĂĄtica. Animou-se com a isenção da matrĂcula e o desconto de 50% nas mensalidades. NĂŁo teve nenhuma aula, perdeu o dinheiro e o pessoal da escola fajuta desapareceu sem deixar vestĂgios.
Marcos discutiu com os vendedores quando tentou financiar uma geladeira. No anĂșncio, diziam que o juro era zero. Por sorte, exigiu o CET (Custo Efetivo Total). Descobriu que nĂŁo havia juros, mas que taxas disso e daquilo encareceriam as parcelas, disfarçadamente.
SĂ©rgio e PatrĂcia se casaram e tiverem de se hospedar na casa dos pais dele depois da lua de mel. Os mĂłveis que compraram com tanta dificuldade continuam empilhados na garagem e os presentes permanecem dentro das caixas. Eles adquiriram um apartamento na planta, mas a construtora nĂŁo entregou as moradias.
Todos esses perfis de consumidores existem, nĂŁo necessariamente com esses nomes. E essas histĂłrias se repetem no Brasil, ano apĂłs ano.
Com o Código de Defesa do Consumidor, as instituiçÔes que protegem seus direitos e as ouvidorias, os brasileiros ao menos podem reclamar e lutar pelo cumprimento da lei.
Mais consciĂȘncia dos empresĂĄrios, mais mobilização dos cidadĂŁos, outra visĂŁo dos juĂzes e dos dirigentes das agĂȘncias reguladoras poderiam mudar esse quadro. MĂŁos Ă obra, entĂŁo, em 2012!
Maria InĂȘs Dolci 57, advogada formada pela USP com especialização em business, Ă© especialista em direito do consumidor e coordenadora institucional da ProTeste Associação de Consumidores. - Fonte: Folha de S.Paulo - 26/12/11.
USP - http://www5.usp.br/
ProTeste - http://www.proteste.org.br/
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