A MĂO Ă PALMATĂRIA
10/09/2009 -
EDITORIAL
Toda a crĂtica quando Ă© feita com argumento e bem fundamentada, merece respeito, mesmo quando o objeto do comentĂĄrio em questĂŁo ocorre de forma totalmente inversa e inesperada ao rumo natural teĂłrico e atĂ© mesmo, contraditĂłrio aos fundamentos apresentados e defendidos. Por essa razĂŁo que a Administração nĂŁo Ă© uma ciĂȘncia exata, pois trata de experimentos, de erros e acertos, enfim, de gestĂŁo de pessoas, de comportamentos e atitudes, onde muitas vezes a prĂĄtica supera e se sobrepĂ”e Ă teoria.
Em Junho de 2008, o tema do Editorial do FM foi âO EstagiĂĄrioâ (http://www.faculdademental.com.br/editorial2.php?not_id=0001750), tratando especificamente sobre a função de treinador da seleção brasileira de futebol, da falta de experiĂȘncia do tĂ©cnico Dunga e dos perigos que pairavam no ar com respeito ao futuro em relação Ă Copa da Ăfrica de 2010. Uma crĂtica construtiva que nada tinha a ver diretamente com a pessoa âDungaâ (aliĂĄs, muito mais direcionada para quem o havia nomeado), mas, sim, com um profissional que ainda nĂŁo havia passado por experiĂȘncias profissionais anteriores, sendo confirmado, sem escalas, ao mais alto posto do futebol nacional.
Pois bem, passados mais de um ano desse editorial, o FM Ă© obrigado a dar a mĂŁo Ă palmatĂłria, pois o estagiĂĄrio âvirou a mesaâ e contradizendo grande parte da imprensa esportiva, conseguiu dar padrĂŁo de jogo Ă Seleção, venceu a forte Argentina em sua casa e classificou o Brasil antecipadamente para a Copa.
Resta ao tĂ©cnico da seleção, agora que estĂĄ mais do que oficializado como o condutor dos caminhos do futebol brasileiro na Ăfrica do Sul, aprender um pouco mais de GestĂŁo de Pessoas para conseguir se relacionar melhor com a imprensa, pois hĂĄ ainda um longo caminho atĂ© o inĂcio da Copa do Mundo.
O FM nunca torceu contra, apenas fez um comentĂĄrio baseado nas premissas mais antigas da Teoria da Administração. A crĂtica continua vĂĄlida para quem quiser minimizar riscos. Justamente por nĂŁo ser uma ciĂȘncia exata e estar sujeita as mais diversas variĂĄveis Ă© que a Administração sempre foi e sempre serĂĄ estudada e pesquisada. Como diz um dos mais antigos ditados: âToda regra tem exceçãoâ. Surpresas acontecem, algumas vezes agradĂĄveis, como essa.
Educação, Paz, SaĂșde e Sucesso a todos!
Vida de EstagiĂĄrio: http://www.submarino.com.br/produto/1/295972/vida+de+estagiario#
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php