O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
19/01/2012 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA SEM PROCEDIMENTOS (O NAUFRĂGIO DO NAVIO COSTA CONCORDIA)
English:
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-16564789
http://www.huffingtonpost.ca/2012/01/14/costa-concordia-canadians-safe_n_1206711.html#s612846
Radio conversation:
http://oglobo.globo.com/mundo/ouca-conversa-do-comandante-italiano-com-guarda-costeira-3693011
Costa Cruises - http://www.costacruise.com/
Dois turistas franceses e um tripulante peruano morreram no naufrĂĄgio do navio Costa Concordia que ocorreu na costa italiana. As primeiras informaçÔes indicam que a causa das mortes foi afogamento. HĂĄ ainda dezenas de desaparecidos e duas pessoas internadas em estado grave. As estimativas variam, mas de acordo com a imprensa italiana chega a 70 o nĂșmero de pessoas que ainda nĂŁo foram localizadas. Equipes de socorro ainda vasculham o interior do navio em busca de vĂtimas. Segundo as agĂȘncias internacionais de notĂcia, o capital do navio foi o primeiro a abandonar a embarcação tĂŁo logo soube da gravidade do acidente.
A embarcação tinha cerca de 4.000 pessoas a bordo na hora do acidente, aproximadamente 3.000 turistas (a maioria italianos) e mil tripulantes. A embaixada do Brasil em Roma informou que 53 brasileiros estavam no navio. Segundo a embaixada, a empresa Costa Cruzeiros, dona da embarcação, disse que 47 dos brasileiros eram passageiros e os outros seis, tripulantes. Até o momento, não hå informaçÔes de brasileiros feridos ou desaparecidos.
Um grupo de 26 brasileiros que estava no navio viajou ontem para MilĂŁo. Caso necessĂĄrio, a embaixada do Brasil na ItĂĄlia providenciarĂĄ novos passaportes para essas pessoas. Segundo Fabio Cardoso da Costa, 26, que fazia sua primeira viagem como tripulante do Costa Concordia, foram trĂȘs horas e meia de adrenalina pura, a partir do momento em que ouviu o barulho do navio atingindo um obstĂĄculo. "Tudo estava inclinado, as coisas caĂam, os vidros quebravam, as pessoas corriam desesperadas", conta.
Ele lembra que alguns passageiros entraram em pùnico e pularam no mar, sendo salvos mais tarde pelos botes. E apenas um nadou até a ilha. Menos sorte tiveram os que estavam dormindo nas cabines. Segundo Costa, as 70 pessoas que continuavam desaparecidas estariam nas cabines. Costa trabalhava na loja do navio. Os outros tripulantes brasileiros eram Carolina Guimarães, que também trabalhava na loja; Cåtia Fonseca (hostess) e os dançarinos Digiane e Marcelo, que participavam dos shows de animação. Haveria um sexto tripulante brasileiro a bordo, de acordo com o Itamaraty, mas Costa citou apenas ele e mais quatro.
Para trabalhar no navio, Costa fez um treinamento intensivo de quatro meses. Depois que o navio começou a inclinar, ele recebeu a informação da tripulação para orientar os passageiros para que fossem todos para um ponto de emergĂȘncia, de onde era possĂvel acessar os botes. Quando chegou ao ponto de emergĂȘncia, Costa ajudou no encaminhamento dos passageiros para os botes. A orientação era de que primeiro deveriam ser salvas mulheres e crianças, mas houve confusĂŁo porque muitos homens recusaram-se a deixar esposas e filhos. Segundo Costa, os botes eram suficientes, mas como eles estavam do outro lado do navio, ficaram inacessĂveis por estarem muito altos. Cada bote levava os passageiros atĂ© a ilha e voltava para transportar um novo grupo.
Como foi
O navio havia partido duas horas e meia antes do porto de Civitavecchia, próximo de Roma. Os passageiros jantavam no momento em que ocorreu o choque. Muitos descreveram a situação como semelhante à do Titanic, navio que naufragou em 1912, durante sua viagem inaugural, entre a Inglaterra e os Estados Unidos. Na época, o Titanic era o maior navio de passageiros do mundo.
Com vida: Resgate
Um homem e uma mulher foram encontrados com vida a bordo do navio. Os dois responderam ao chamado dos socorristas, mas até o fechamento desta edição ainda tinham sido resgatados.
Comandante foi detido e passou por interrogatĂłrio
O comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, foi detido e interrogado pelo procurador-chefe da localidade, Francesco Verusio. De acordo com o jornal italiano "Corriere Della Sera", que ouviu o procurador, o comandante Ă© acusado de abandonar o cruzeiro antes de dar ordens para a retirada dos passageiros.
Segundo a publicação, por volta das 23h30, Schettino teria deixado o Costa Concordia, enquanto a tripulação e passageiros que ainda não haviam sido resgatados aguardavam um sinal de evacuação.
Schettino foi ouvido por vĂĄrias horas por Verusio, apĂłs o navio que pilotava e que transportava 4.229 pessoas ter naufragado a 500 metros da ilha de Giglio, na regiĂŁo da Toscana.
Segundo informou o comandante Cosimo Nicastro, do Comando Geral da Guarda Litorùnea da Itålia, mergulhadores estão realizando buscas no interior da embarcação, que estå inclinada a 80 graus e submergida a 30 metros de profundidade num banco de areia.
Tripulação teria sido ineficaz
O acidente no cruzeiro da Costa Cruises chamou atenção para a questĂŁo do treinamento da tripulação. Assustados, diversos passageiros contaram que os funcionĂĄrios nĂŁo sabiam dar orientaçÔes. Muitos reclamaram da demora das equipes de socorro, o que atrasou o desembarque do navio. De acordo com a empresa italiana, no entanto, todos os tripulantes sĂŁo treinados regularmente. Em seu site, a companhia afirma ainda que, antes de embarcar, os funcionĂĄrios sĂŁo treinados num dos campus que a companhia mantĂ©m nas Filipinas, IndonĂ©sia, Ăndia e RepĂșblica Dominicana.
Fonte: O Tempo - 15/01/11.
Veja mais:
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-16564789
http://www.huffingtonpost.ca/2012/01/14/costa-concordia-canadians-safe_n_1206711.html#s612846
Conversa pelo rĂĄdio:
http://oglobo.globo.com/mundo/ouca-conversa-do-comandante-italiano-com-guarda-costeira-3693011
Costa Cruises - http://www.costacruise.com/
ESTĂGIO: CONSULTORIA BUSCA 13 UNIVERSITĂRIOS PARA ATUAR EM SP
A Michael Page, que atua na ĂĄrea de recrutamento e seleção de pessoal, seleciona atĂ© 31 março 13 estagiĂĄrios para a unidade na capital paulista. Podem participar universitĂĄrios de todas as ĂĄreas com formação entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014 e domĂnio de informĂĄtica e da lĂngua inglesa. A empresa, que nĂŁo divulga salĂĄrio, oferece vale-refeição. InscriçÔes podem ser feitas no site www.pagetalent.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/01/12.
CONCURSO: SECRETARIA RECRUTA 120 AUDITORES PARA ĂREAS DE GESTĂO E TI
A Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo estå com inscriçÔes abertas até 27 de janeiro para o concurso que selecionarå 120 auditores fiscais com ensino superior completo para as åreas de gestão tributåria e tecnologia da informação. A remuneração pode chegar a R$ 11.476,57 -salårio de R$ 2.220,78, mais R$ 4.994,13 de contribuição individual e R$ 4.261,66 por cumprimento de metas. A taxa de inscrição é de R$ 110. Site: www.concursosfcc.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/01/12.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php