CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXVII
03/09/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXXVII (IMPRENSA OFICIAL)
Quem lĂȘ, viaja o mundo. Viaje para onde a sua imaginação quiser. Basta abrir um livro. O Governo de SĂŁo Paulo, por meio da Imprensa Oficial, trabalha para preservar a memĂłria viva do cotidiano brasileiro, editando livros de relevĂąncia cultural, democratizando o acesso ao conhecimento. SĂŁo mais de 500 tĂtulos capazes de levar novas surpresas, novas experiĂȘncias, novos universos para vocĂȘ.
A magia dos livros mais perto de vocĂȘ.
Veja o vĂdeo: http://www.youtube.com/watch?v=ARf0XnOsj8o
Confira o site: http://www.imprensaoficial.com.br/livraria
PROPAGANDA PARA CRIANĂAS
Ă um bom sinal que 24 empresas do setor alimentĂcio tenham decidido banir a propaganda voltada para crianças de atĂ© 12 anos em programas de TV com audiĂȘncia formada majoritariamente por esse pĂșblico. A restrição se estende a seçÔes de jornais e revistas, sites e programação de rĂĄdio com caracterĂsticas semelhantes.
A proposta reconhece que crianças, mais vulnerĂĄveis, devem ser protegidas de alguns tipos de publicidade. Pena que a elogiĂĄvel decisĂŁo corra o risco de se revelar inĂłcua, pois nenhuma atração da TV aberta ou dos canais por assinatura possui mais 30% de pĂșblico dentro da referida faixa etĂĄria. Apenas a TV Cultura leva ao ar programas que se enquadram nos termos propostos, mas a prĂłpria emissora nĂŁo aceita publicidade nesses casos.
Ă sintomĂĄtico que a medida tenha sido anunciada no momento em que a AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria coloca em consulta pĂșblica uma sĂ©rie de normas para cercear a propaganda de alimentos dirigida as crianças.
O ĂłrgĂŁo quer proibir anĂșncios de itens com baixo valor nutricional e vetar o recurso a brindes, desenhos e personagens admirados pelo pĂșblico infantil na divulgação desses produtos.
A autorregulamentação Ă© a melhor resposta ao problema. Antecipando-se Ă s demandas da sociedade, a indĂșstria tem mais chances de evitar a indesejĂĄvel intervenção do Estado por meio de leis draconianas. Iniciativas como a da Anvisa representam uma ameaça de tutela indevida sobre a liberdade dos indivĂduos e o discernimento dos pais acerca do que Ă© melhor para os filhos.
Seria louvĂĄvel se os prĂłprios fabricantes pensassem em desativar linhas de produtos reconhecidamente prejudiciais Ă saĂșde infantil e se entendessem a restrição Ă publicidade para crianças como algo efetivo, e nĂŁo apenas um lance de marketing politicamente correto.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/08/09.
PROFESSOR X
CĂLCULO DE GĂNIO OU DE LOUCO???!!!
ATENĂĂO: SĂł serve nÂș fixo.
FAĂA O TESTE. SE PUDER, EXPLIQUE-ME COMO O CARA BOLOU ESSA MALUQUICE, PORQUE TEM COISAS QUE NEM PITĂGORAS EXPLICA...
Pegue uma calculadora porque não då pra fazer de cabeça...
1 - Digite os 4 primeiros nĂșmeros de seu telefone;
2 - multiplique por 80.
3 - some 1.
4 - multiplique por 250.
5 - some com os 4 Ășltimos nĂșmeros do mesmo telefone.
6 - some com os 4 Ășltimos nĂșmeros do mesmo telefone de novo.
7 - diminua 250.
8 - divida por 2.
Reconhece o resultado??? Para essa eu tiro o chapéu.....
Quem se habilita a explicar?
(Colaboração: Marcilene)
PROJETO LIMITA NĂMERO DE ALUNOS POR PROFESSOR
O nĂșmero de alunos por professor poderĂĄ ser limitado em 25 nos cinco primeiros anos do ensino fundamental e em 35 nos quatro anos finais e no ensino mĂ©dio, conforme projeto de lei aprovado pela CCJ da CĂąmara.
Segundo o autor, a regra terĂĄ de ser seguida por escolas pĂșblicas e particulares. Dados do Inep mostram que em 2006 colĂ©gios pĂșblicos do ensino mĂ©dio tinham 37 alunos em mĂ©dia.
Fonte: Folha de S.Paulo â 03/09/09.
Inep - http://www.inep.gov.br/
O CRONĂMETRO DO TAYLOR
Ele circulava pela fĂĄbrica portando um indefectĂvel cronĂŽmetro. Quando lhe perguntavam o que fazia, respondia: "Estou medindo o grau da eficiĂȘncia". O cronĂŽmetro de Frederick Taylor (engenheiro americano que viveu entre os anos 1856 e 1915, considerado o pai da administração cientĂfica) nĂŁo media apenas o tempo, ele calculava a relação entre o trabalho realizado e o volume de recursos utilizados, inclusive o tempo, o mais escasso dos recursos. O inĂcio do sĂ©culo 20 foi um perĂodo de espetaculares acontecimentos. Foi a era da introdução do automĂłvel, do telefone, do surgimento de uma nova fĂsica que dividiu o ĂĄtomo, da aceitação do inconsciente humano. O mundo nunca mais foi o mesmo depois daqueles anos. Foi nesse perĂodo que alguns homens, Taylor entre eles, lançaram as bases para a criação de uma nova ciĂȘncia: a administração. No dizer de Peter Drucker, essa foi a mais importante de todas as invençÔes, pois foi ela que viabilizou as outras. E, entre seus primeiros conceitos, encontramos a eficiĂȘncia, a capacidade de atingir resultados crescentes com economia de recursos. O tempo passa e a ideia da eficiĂȘncia sĂł se fortalece. A sustentabilidade, por exemplo, Ă© descendente dela. Precisamos continuar produzindo, mas sem desgastar o planeta. E, acima de tudo, precisamos acertar nosso ritmo pessoal com o do mundo, pois parece que este ficou parecido com o coelho da Alice, que repetia sem parar âEstou atrasado, estou atrasadoâ. O mundo ficou mais rĂĄpido e fez surgir um novo tipo de patrĂŁo e de cliente, mais apressado e menos paciente. Nas empresas nĂŁo precisamos sĂł fazer mais com menos, mas mais rĂĄpido. Sim, o cronĂŽmetro do Taylor continua ligado, mas alguma coisa mudou. Ele agora nĂŁo mede a velocidade da tarefa, e sim o uso racional do tempo. O que interessa mesmo nĂŁo Ă© quanto tempo vocĂȘ gastou e sim como vocĂȘ o utilizou. Observe se vocĂȘ se organizou, respeitou a agenda e antecipou as urgĂȘncias. Quem percebe isso tem uma vantagem sobre os demais: usa o tempo a seu favor e no final do dia pode ir para a academia, para o clube ou para o cinema, sem culpa.
Eugenio Mussak - Fonte: VocĂȘ S/A - Edição 134.
PROFESSORA PASQUALINA
IMPRENSA - REVISTAS DO SĂCULO 19 ESTĂO NA INTERNET
O Arquivo PĂșblico do Estado de SĂŁo Paulo disponibilizou recentemente na internet a versĂŁo integral de 29 tĂtulos de revistas produzidas no final do sĂ©culo 19 e inĂcio de sĂ©culo 20. Ao todo, sĂŁo 192 exemplares, que podem ser consultados gratuitamente pelo endereço http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revistas.
A publicação mais antiga é a "Revista da Academia de São Paulo", de 1859, que traz artigos sobre educação, direito civis, literatura e poesias.
O acervo, voltado para educadores e estudantes, serve de fonte para pesquisas sobre eventos históricos e mudanças culturais da sociedade paulista.
Fonte: Folha de S.Paulo â 01/09/09.
JOSĂ SARAMAGO ABANDONA O MUNDO VIRTUAL
JosĂ© Saramago despediu-se dos leitores de seu "Caderno", o blog no qual o escritor portuguĂȘs expressava quase que diariamente, desde o dia 15 de setembro de 2008, artigos com suas opiniĂ”es e reflexĂ”es pessoais.
"à conveniente que as despedidas sempre sejam breves", afirma Saramago em um pequeno post em que då sinais de que abandona sua atividade como blogueiro: "Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não acho".
Mas, com uma post scriptum, o escritor matiza: "Pensando melhor, nĂŁo se deve ser tĂŁo radical. Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, chamarei Ă porta do âCadernoâ, que Ă© o lugar onde mais Ă vontade poderei expressar-me".
Segundo escreveu Saramago em "Despedida", sua Ășltima publicação, a razĂŁo de seu adeus estĂĄ ligada Ă preparação de um novo livro, ao qual quer dedicar todo seu tempo.
"Enquanto isso, aĂ tem âCaimâ", acrescenta, convidando Ă leitura de seu novo romance, que estarĂĄ Ă venda em outubro. Recentemente, ele lançou "O Caderno", reuniĂŁo de textos postados pelo escritor em http://blog.josesaramago.org/.
Lupa - Fonte: O Tempo â 02/09/09.
ERRO DE PORTUGUĂS
Escola de Sasha lida "com 20 lĂnguas".
"Thanks for calling the American School. For English, press one. Para portuguĂȘs, pressione dois." O telefone da Escola Americana do Rio de Janeiro, onde estuda Sasha, filha da apresentadora Xuxa, atende assim, em inglĂȘs. Na semana passada, Sasha postou no Twitter: "Estou aqui filmando [ela estĂĄ no elenco de "Xuxa em o MistĂ©rio de Feiurinha"] (...) vou fazer uma sena [ela queria dizer cena] com a cobra". Xuxa brigou com os twitteiros que criticaram a filha e justificou o erro afirmando que a garota estuda em escola americana. O "headmaster" [diretor] da escola de Sasha, Robert Lee Werner, explicou Ă coluna, em inglĂȘs, os procedimentos do colĂ©gio.
FOLHA - Qual Ă© a prioridade da escola? InglĂȘs ou portuguĂȘs?
ROBERT LEE WERNER - NĂłs somos uma escola especial, uma escola internacional. NĂŁo lidamos sĂł com uma ou duas lĂnguas, nĂłs lidamos com provavelmente 20 lĂnguas porque os estudantes vĂȘm de todo o mundo. NĂłs temos aulas em inglĂȘs, portuguĂȘs, francĂȘs, espanhol. Encorajamos o uso de todas as lĂnguas no ambiente apropriado.
FOLHA - Quantas aulas sĂŁo em inglĂȘs e quantas em portuguĂȘs para um aluno brasileiro?
WERNER - NĂŁo posso dar um nĂșmero exato. Temos algumas aulas em portuguĂȘs, e outras em inglĂȘs. Cada estudante pode ter um nĂșmero diferente de aulas em uma lĂngua ou em outra, incluindo francĂȘs e espanhol.
FOLHA - No caso de uma estudante como a filha de Xuxa, Sasha...
WERNER - Eu nĂŁo falo sobre estudantes especĂficos. NĂŁo Ă© apropriado trazer o nome de um estudante especĂfico e eu apreciaria se o nome de um estudante nĂŁo fosse usado, especialmente estudantes que possam ter mais fama ["higher profile"] na comunidade.
FOLHA - Ă que a mĂŁe dela justificou o erro dela dizendo que ela estuda em uma escola americana.
WERNER - Ă muito inapropriado colocar isso em um jornal. Ă muito ridĂculo criticar um estudante porque cometeu um erro. Todos os alunos erram. Quem fez isso fez algo muito inapropriado.
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo â 01/09/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php