DIREITO AO VENTO
12/09/2012 -
FAZENDO DIREITO
PROJETISTAS DE NAVIOS DE CARGA USAM O VENTO
English:
http://www.nytimes.com/2012/08/28/science/earth/cargo-ship-designers-turn-to-wind-to-cut-cost-and-emissions.html
University of Tokyo - http://www.facebook.com/Todai.News.en?sk=app_221893851155354
University of Southampton â
http://www.facebook.com/unisouthampton
B9 Energy Group â
http://www.b9energy.co.uk/
The United Nationsâ International Maritime Organization â
http://www.facebook.com/IMOHQ
Lloydâs List â
http://www.lloydslist.com/ll/
http://www.facebook.com/#!/lloydslist
Se a frota de navios do mundo fosse um paĂs, seria o sexto maior emissor de gases do efeito estufa. Para reduzir essas emissĂ”es -e economizar combustĂveis fĂłsseis caros- os projetistas de navios de carga agora estĂŁo recorrendo ao vento.
Os novos navios, na maioria ainda nas pranchetas e em protĂłtipos, nĂŁo se parecem em nada com as escunas e galeĂ”es dos sĂ©culos passados. Na Ășltima primavera, a Universidade de TĂłquio revelou um modelo de seu UT Wind Challenger. Ele tem nove mastros, cada um com 50 metros de altura, com cinco velas rĂgidas feitas de alumĂnio e plĂĄstico reforçado com fibra.
Depois hĂĄ um cargueiro de 100 metros e 2.700 toneladas que estĂĄ sendo desenhado pela B9 Shipping, parte do B9 Energy Group, na Irlanda do Norte. Seus trĂȘs mastros tĂȘm 55 metros, a altura de um prĂ©dio de 14 andares.
Movido por uma combinação de vento e um motor Rolls-Royce a biogĂĄs, ele deverĂĄ operar sem combustĂveis fĂłsseis.
Um modelo do navio da B9 foi testado em julho. "Os testes foram promissores", disse Diane Gilpin, fundadora e diretora da B9 Shipping.
O passo seguinte, segundo ela, Ă© buscar financiamento para um navio de tamanho real. Ele custaria US$ 45 milhĂ”es e levaria trĂȘs anos para ser construĂdo.
Uma companhia que jå estå bem além da etapa de projeto é a SkySails. Fundada em 2001 em Hamburgo, Alemanha, ela vende hå vårios anos sistemas de pipas automåticas para navios de carga.
Parecendo um paraglider gigante, o papagaio da SkySails Ă© lançado da proa do navio, puxando-o para a frente quando o vento Ă© adequado. A empresa diz que, dependendo das condiçÔes do vento, o consumo de combustĂvel pode ser reduzido de 10% a 35%. A SkySails jĂĄ instalou suas pipas gigantes em seis navios.
VĂĄrios fatores estĂŁo impulsionando esforços como esses. Desde agosto, os navios em ĂĄguas norte-americanas devem queimar Ăłleo com baixo teor de enxofre, que custa 60% mais que o combustĂvel comum. A Organização MarĂtima Internacional da ONU tambĂ©m estĂĄ implementando restriçÔes Ă s emissĂ”es de gases do efeito estufa por navios comerciais.
Enquanto isso, o preço do combustĂvel comum, que responde pela maior parte do custo operacional de um navio, vem aumentando acentuadamente -600 % nos Ășltimos dez anos.
Nenhum dos projetos a vento em consideração substitui um motor de navio, apenas o complementa.
O vento tambĂ©m nĂŁo Ă© prĂĄtico para navios maiores, como os que transportam contĂȘineres, que navegam a mais de 15 nĂłs e precisam do espaço no convĂ©s para a carga. Mas Ă© adequado para navios menores e mais lentos, de atĂ© 9.100 toneladas -que representam 10 mil navios, um quinto da frota mundial de cargueiros.
A tecnologia eĂłlica ainda tem pela frente uma acentuada curva de desenvolvimento atĂ© que a indĂșstria esteja pronta para adotĂĄ-la. E tambĂ©m hĂĄ enormes obstĂĄculos. A maioria dos setores da indĂșstria naval estĂĄ perdendo dinheiro, por isso nĂŁo Ă© uma Ă©poca ideal para lançar novas tecnologias.
Craig Eason, editor de tecnologia do jornal de navegação Lloyd's List, disse: "Ainda é uma incógnita se esses projetos vão provar que são empreendimentos de sucesso".
John J. Geoghegan â Fonte: Folha de S.Paulo â 10/09/12.
MatĂ©ria original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
http://www.nytimes.com/2012/08/28/science/earth/cargo-ship-designers-turn-to-wind-to-cut-cost-and-emissions.html
Universidade de TĂłquio:
http://www.facebook.com/Todai.News.en?sk=app_221893851155354
University of Southampton â
http://www.facebook.com/unisouthampton
B9 Energy Group â
http://www.b9energy.co.uk/
The United Nationsâ International Maritime Organization â
http://www.facebook.com/IMOHQ
Lloydâs List â
http://www.lloydslist.com/ll/
http://www.facebook.com/#!/lloydslist
NĂO LI E CONCORDO
SĂŁo pĂĄginas e pĂĄginas de termos misteriosos, usadas por sites e redes sociais para explicar os seus direitos e deveres. Alguns tĂȘm palavrĂ”es e piadas, outros escondem clĂĄusulas abusivas. No final, vocĂȘ concorda com todas. Afinal, quem lĂȘ contratos?
CONTRATO BOCA-SUJA
"NĂłs nĂŁo queremos lucrar com vĂdeos adultos e hospedar esse conteĂșdo Ă© caro pra c******."
Como prova esse trecho do contrato do Tumblr, nem todos os textos sĂŁo maçantes. Parece inacreditĂĄvel, mas os termos de uso da rede de postagens sĂŁo capazes de divertir o leitor. Isso porque eles incluĂram brincadeiras no meio das clĂĄusulas. AlĂ©m da mensagem para quem divulga vĂdeos pornogrĂĄficos, na parte que limita a idade de quem usa o Tumblr, eles recomendam aos menores de 13 anos que "comprem um Xbox ou leiam um livro". TambĂ©m pedem que nĂŁo sejam postadas informaçÔes confidenciais, "como nĂșmero de cartĂŁo de crĂ©dito, nĂșmero do seguro social, informaçÔes de contato ou fotos do seu ex (nĂŁo importa a qualidade do material)".
SEUS APLICATIVOS SĂO MEUS
"Esse contrato permite, em certas circunstùncias, a remoção de aplicativos do seu aparelho com Windows 8."
A distĂąncia, a Microsoft pode remover programas do seu computador. E, se vocĂȘ nĂŁo tiver guardado os dados associados a eles, pode perdĂȘ-los. Sim, a empresa precisa de bons motivos: "para responder a açÔes jurĂdicas ou contratuais" ou "em casos em que a segurança do usuĂĄrio estĂĄ em risco". Pelo menos, eles nĂŁo escondem o jogo: a clĂĄusula aparece logo no começo do contrato, em destaque. AlĂ©m disso, se o aplicativo foi pago, eles devolvem o dinheiro. AtĂ© a versĂŁo de testes do Windows 8, a prĂĄtica era comum apenas em portĂĄteis. Agora, pode invadir os computadores de milhĂ”es de usuĂĄrios. Vai fugir do sistema operacional? Saiba que vocĂȘ, provavelmente, jĂĄ corre o risco de perder aplicativos. Apple e Google, com a App Store e o Google Play, respectivamente, podem fazer o mesmo com os aplicativos que vocĂȘ baixa no celular ou no tablet. Mas se vocĂȘ usa Android, corre mais riscos: enquanto a Apple nunca usou a tĂ©cnica de remover um aplicativo do iPhone ou do iPad a distĂąncia, o Google jĂĄ fez isso algumas vezes.
Luiz Romero - Fonte: Super Interessante â Edição 307.
LIVROS JURĂDICOS
A PROBLEMĂTICA DA TEORIA MORAL E JURĂDICA
AUTOR Richard A. Posner
EDITORA WMF Martins Fontes (0/xx/11/3293-8150)
QUANTO R$ 79 (528 pĂĄgs.)
A proposta de Posner (tradução de Marcelo B. Cipolla) afirma o descaminho, antes do cotejo entre a teoria moral e a do Direito. Chega Ă saĂda, com dois profissionalismos, para completar a visĂŁo com abordagem pragmĂĄtica do Direito, a contar de uma assertiva fundamental: temos teorias demais no Direito.
COLEĂĂO "CONCURSOS PĂBLICOS" (NĂVEL MĂDIO E SUPERIOR)
AUTOR VĂĄrios autores
EDITORA Saraiva (0/xx/11/3613-3344)
QUANTO R$ 39 cada volume
Organizada por Luiz FlĂĄvio Gomes e FabrĂcio Bolzan, a coleção oferece, no rol dos primeiros volumes, enquanto matĂ©rias autĂŽnomas: portuguĂȘs, matemĂĄtica e raciocĂnio lĂłgico. Inclui ainda ramos da ciĂȘncia jurĂdica: processual civil, processo penal, constitucional e tributĂĄrio.
O CRIME DE EXTORSĂO NO DIREITO PENAL BRASILEIRO
AUTOR JoĂŁo FlorĂȘncio de Salles Gomes Junior
EDITORA Quartier Latin (0/xx/11/3101-5780)
QUANTO R$ 50 (118 pĂĄgs.)
A dissertação de mestrado (Fadusp) consiste, no dizer de Miguel Reale JĂșnior, em "definitiva contribuição para a compreensĂŁo da figura do crime de extorsĂŁo". O escritor enfrentou a cogitação de reforma do cĂłdigo, que considera nĂŁo sĂł desnecessĂĄria, mas inconveniente.
O ASSĂDIO MORAL ORGANIZACIONAL
AUTOR Adriane Reis de AraĂșjo
EDITORA LTr (0/xx/11/2167-1100)
QUANTO R$ 40 (167 pĂĄgs.)
O tĂtulo deixa o assĂ©dio individual e o vĂȘ como o fenĂŽmeno sociojurĂdico na empresa. Busca situar a figura criminal e, em seguida, determinar a resposta jurĂdica ao delito, para alternativas de prevenção e combate. SĂŁo quatro capĂtulos a contar de critĂ©rios para identificação do problema e dos riscos para o trabalhador.
PRISĂO, LIBERDADE E MEDIDAS CAUTELARES NO PROCESSO PENAL
AUTOR ClĂĄudio do Prado Amaral e SebastiĂŁo S. da Silveira
EDITORA J. H. Mizuno (0/xx/19/3571-0420)
QUANTO R$ 40 (182 pĂĄgs.)
Juiz (ClĂĄudio) e promotor (SebastiĂŁo) veem a lei nÂș 12.403/2022, em reavaliação da prisĂŁo cautelar.
CURSO DE DIREITO MUNICIPAL
AUTOR Giovani da Silva Corralo
EDITORA Atlas (0/xx/11/3357-9144)
QUANTO R$ 53 (280 pĂĄgs.)
O escritor mesclou a visĂŁo teĂłrica e a prĂĄtica, em conteĂșdo claro que assegura a utilidade do livro para o leitor. Traz o perfil histĂłrico a partir do poder local.
Fonte: Folha de S.Paulo â 08/09/12.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php