TURMAS MARCHANDO PELA VIDA
03/05/2008 -
TURMAS DO FM
MARCHA ANUAL DA VIDA
English:
http://www.motl.org/
http://www.marchoftheliving.org/mol2008/08intro.html
Cartazes sĂŁo colocados pelos judeus na estrada de ferro em frente ao campo de concentração nazista em Auschwitz, PolĂŽnia. Aproximadamente 10.000 judeus participaram da 17Âș "marcha anual da vida", uma celebração pelos mortos no Holocausto.
Fonte: Terra - 01/05/08.
PROPAGANDA E O MUNDO IRREAL
Nas primeiras cenas, aparece uma avenida com vĂĄrias pistas, que termina numa alça de viaduto. Em cada uma das quatro pistas, nos dois sentidos e na alça, hĂĄ carros. Muitos. O trĂąnsito nĂŁo estĂĄ parado, mas as vias estĂŁo tomadas. Ă de noite; o cĂ©u estĂĄ escuro e vemos farĂłis acesos, os dianteiros com luz branca, os traseiros com luz vermelha. Os automĂłveis andam; devagar, porque o fluxo Ă© intenso. A mĂșsica Ă© suave. Uma mĂŁo desliga um despertador, com mostrador digital: Ă© bem cedo, quase de madrugada, e o dono da mĂŁo estĂĄ despertando. Corta para outra cena de trĂąnsito, mas dessa vez um carro some, deixando uma fumaça muito tĂȘnue no ar. Seguem-se cenas semelhantes: pessoas que despertam, carros que desaparecem. As imagens externas vĂŁo se tornando mais claras: Ă© inĂcio de dia. O sol vai progressivamente clareando, mais gente vai despertando, mais automĂłveis sumindo. NĂŁo hĂĄ locução e, por alguns segundos ou dĂ©cimos deles, aqueles carros todos saindo de cena, instala-se um fio de esperança: serĂĄ que essas pessoas que acordam estĂŁo desistindo de ir de carro para o trabalho, por isso eles se esvaem no ar? SerĂĄ que estamos diante de uma campanha para desestimular o transporte individual? AtĂ© que uma voz em off nomeia a decepção: "Se vocĂȘ sonhava com um carro bonito, completo, que nĂŁo fosse sĂł um carro, ele chegou". No prĂłximo toque do controle remoto, vocĂȘ aterrissa no mundo real: o telejornal informa sobre mais um recorde de trĂąnsito em SĂŁo Paulo; os quilĂŽmetros de congestionamento invariavelmente na casa das centenas. O recorde inadmissĂvel de ontem Ă© o trĂąnsito suportĂĄvel de hoje e dele teremos saudades amanhĂŁ. As propagandas de automĂłveis, qualquer uma (e sĂŁo muitas), estĂŁo se tornando francamente aterrorizantes nos dias de hoje, pelo menos para aqueles que vivem em SP. Na cidade cuja frota jĂĄ de 6 milhĂ”es acabou de ganhar 48 mil novos veĂculos sĂł em março, cada automĂłvel a mais significa mais trĂąnsito, mais transtorno, mais caos; portanto, cada apelo para que se compre mais um daquela ou desta marca soa funesto como uma trombeta do apocalipse. Ă claro que a publicidade funciona. Mesmo com a piora galopante do trĂąnsito, as pessoas estĂŁo comprando mais em vez de menos carros: o nĂșmero de novos veĂculos que integraram a frota de SĂŁo Paulo em março de 2008 Ă© 64% maior do que a mĂ©dia mensal de todo o ano de 2007. Tanta eficiĂȘncia Ă©, justamente, o aspecto mais diabĂłlico da propaganda. Se vender geladeira a esquimĂł jĂĄ parece meio perverso, fazĂȘ-los enxugar gelo soa quase cruel.
Bia Abramo - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/04/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php