DIA DA CRIANĂA
12/10/2011 -
MANCHETES DA SEMANA
OLHE PARA AS CRIANĂAS HOJE E VEJA O FUTURO Ă SUA FRENTE
English:
http://bemyguestinrio.blogspot.com/2010/10/october-12th-childrens-day-12-de.html
O Dia da Criança foi criado no Brasil em 1920, oficializado por decreto em 1924, mas somente em 1960 foi realmente incorporado, quando a FĂĄbrica de Brinquedos Estrela (quem nĂŁo se lembra?), juntamente com uma multinacional de produtos especĂficos para bebĂȘs, criou uma promoção para aumentar as vendas. A estratĂ©gia foi tĂŁo bem sucedida que desde entĂŁo a data tem sido lembrada e celebrada. Atualmente esta Ă© a terceira data que mais vende, atrĂĄs somente do Natal e do Dia das MĂŁes! Ok, esta Ă© mais uma criação de marketing e do capitalismo, mas nĂŁo podemos negar que estas criaturinhas merecem um dia especial sĂł delas! Se possĂvel com muita alegria, diversĂŁo e brinquedos!!!
Fonte: http://bemyguestinrio.blogspot.com/.
Imagem - Fonte: http://www.tocadacotia.com/.
NAVEGAR BRINCANDO
As brincadeiras que bombam nas redes sociais e os blogs dedicados aos pequenos.
Uma brincadeira do Facebook jå se espalhou desde a semana passada e fez com que milhares de usuårios no Brasil trocassem seus avatares por uma imagem de algum desenho animado com o qual haja identificação.
Dos clåssicos Disney, passando pela Turma da MÎnica até chegar em contemporùneos como Bob Esponja, tem gente que muda até diariamente e o prazo vai até 12 de outubro, o Dia das Crianças.
No Twitter, o feriado deve ir para os Trending Topics nĂŁo apenas pelo merecido descanso. Com hashtags como "tuĂte uma brincadeira", sucesso em outros carnavais, a ideia serĂĄ relembrar alguns dos anos mais divertidos da vida.
Sobre e para os pequenos hĂĄ muitos blogs interessantes na rede. Um dos mais bem bolados Ă© o blog do LelĂȘ (http://blogdolele.blog.uol.com.br). O garoto tem entre oito e doze anos de idade e Ă© o sobrinho fictĂcio do escritor JosĂ© Roberto Torero. Como Ă© de se esperar, um autor que adora letras e indica sempre Ăłtimos programas e lançamentos quentes para a meninada.
Uma personagem real, que sempre dĂĄ pinta por ali Ă© a Catarina, irmĂŁ de LelĂȘ. Ela aparece em fotos e histĂłrias cheias de travessuras. Foi tema, inclusive, do terceiro livro do blogueiro. Todos os posts do LelĂȘ podem ser compartilhados por e-mail, Twitter, Orkut e Facebook.
Ainda para os pequenos que sabem que a leitura Ă© das melhores viagens, vale favoritar o blog do Le-Heitor (http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br). Quem escreve por ali Ă© Heitor, que tem 12 anos e mora em SĂŁo Paulo. Ele gosta muito de ler e de contar as histĂłrias dos livros de sua biblioteca, como um crĂtico literĂĄrio mirim.
Brinquedo. O objeto de desejo de dez entre dez crianças - e cå entre nós, de milhares de adultos - também ganha espaço nobre na blogsfera. O Blog de Brinquedo (http://blogdebrinquedo.com.br) é categórico em sua apresentação: "só os brinquedos mais legais".
Uma vitrine para agradar meninos e meninas, com descrição completa de cada toy. Hå muitos importados, que são uma verdadeira tentação. Mas é Dia das Crianças e todo mundo merece presente, não é? Para saber sobre atualizaçÔes dos posts, vale curtir a pågina no Facebook.
Que tal ensinar a nova geração a jogar queimada, amarelinha, pique-esconde e outros jogos que ficaram na memória de pais e avós, jå que a molecada parece mesmo preferir o ?WH No blog Criança Genial, o tópico é post recorrente.
A pĂĄgina ultracolorida (http://criancagenial.blogspot.com) tem mais de 800 seguidores e conta com postagens bem didĂĄticas. Dentre os destaques, estĂŁo indicaçÔes de bibliografias sobre o folclore brasileiro, festivais de cinema e teatro para o pĂșblico infantil, alĂ©m de links com histĂłrias e lendas para serem compartilhadas.
Um blog bacana, voltado principalmente para os adultos, é o Criando Crianças (http://www.criandocrianças.blogspot.com), que traz indicaçÔes de cursos, curiosidades e algumas artimanhas criativas, por exemplo, sobre como engajar a turminha em causas importantes como o meio ambiente.
A pĂĄgina tem mais de 391 seguidores e atĂ© uma lojinha virtual com brinquedos e livros adequados para cada faixa etĂĄria. Nos marcadores, Ă© possĂvel ir diretamente aos assuntos principais e relacionados que mais interessam pais, tios e curiosos.
Postado por Ludmila Azevedo - Rede de Papel - Fonte: O Tempo - 11/10/11.
EMPRESA QUE POPULARIZOU DIA DAS CRIANĂAS RECORRE Ă CHINA PARA VIVER
Confira:
http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/empresa-que-popularizou-dia-das-criancas-recorre-china-para-viver.html.
Ligia GuimarĂŁes - Fonte: G1 - 10/10/11.
BEBĂS DE 15 MESES TĂM SENSO DE JUSTIĂA
Crianças tendiam a ficar surpresas quando presenciavam divisĂŁo desigual de biscoitos ou leite entre dois adultos. Os pequenos que mais se 'chocavam' com a 'injustiça' tinham mais tendĂȘncia a dividir um brinquedo com outros.
Pais que sofrem para impedir que seu bebĂȘ arranque brinquedos das mĂŁos dos amiguinhos podem nĂŁo acreditar, mas crianças de apenas 15 meses jĂĄ parecem ter um senso rudimentar de justiça, afirma um novo estudo.
Experimentos feitos com cerca de 50 crianças na Universidade de Washington, em Seattle (Costa Oeste dos EUA), mostraram que os pequenos ficam "chocados" quando presenciam uma divisĂŁo desigual de guloseimas. E, apesar do berreiro que Ă s vezes acontece quando bebĂȘs disputam brinquedos, as crianças do estudo, em quase dois terços dos testes, topavam dividir os seus com adultos desconhecidos.
Publicada na revista cientĂfica de acesso livre "PLoS One" (www.plosone.org), a pesquisa se junta a uma sĂ©rie de trabalhos recentes que indicam a existĂȘncia de um instinto moral aguçado nos filhotes da nossa espĂ©cie.
PRECOCE
AliĂĄs, o estudo atual Ă© o que revela evidĂȘncias de comportamento "Ă©tico" mais cedo no desenvolvimento humano -os trabalhos anteriores sĂł tinham demonstrado isso em meninos e meninas de dois anos de idade. Um resumo do design experimental usado pelos psicĂłlogos Marco Schmidt e Jessica Sommerville, autores do estudo, pode ser visto no infogrĂĄfico acima.
Sempre no colo de um dos pais, para ficarem relaxados, os bebĂȘs primeiro assistiam a vĂdeos que mostravam a divisĂŁo igualitĂĄria ou desigual de comida (biscoitos ou leite) entre dois adultos.
Como os talentos linguĂsticos das crianças dessa idade ainda sĂŁo limitados, os psicĂłlogos usavam algo mais simples para saber o que os bebĂȘs tinham achado dos vĂdeos: o tempo que eles gastavam olhando para a tela.
Trata-se de uma ferramenta jĂĄ estabelecida em outros estudos do tipo. Em geral, quanto mais uma situação surpreende os bebĂȘs, mais tempo eles ficam olhando para a cena. E, nesse caso, em mĂ©dia, a cena em que a divisĂŁo Ă© desigual surpreendeu bem mais os pequenos. Depois, os mesmos bebĂȘs podiam escolher entre dois brinquedos, ambos ofertados por um pesquisador que eles jĂĄ conheciam. O cientista esperava a criança escolher seu brinquedo favorito e, depois, deixava os dois com ela.
Entrava entĂŁo em cena um outro pesquisador, que a criança ainda nĂŁo tinha visto. O sujeito perguntava: "Posso pegar um [dos brinquedos]?". A maioria dos bebĂȘs dava um dos brinquedos para a pessoa, e um terço deles emprestava atĂ© o brinquedo considerado o preferido.
AliĂĄs, havia uma correlação: as crianças mais "chocadas" com a divisĂŁo injusta do leite ou dos biscoitos eram justamente as que tinham mais tendĂȘncia a compartilhar seus brinquedos com os estranhos, sugerindo que tendĂȘncias parecidas explicam os comportamentos.
CĂREBRO INFANTIL JĂ TERIA MĂDULOS "DE FĂBRICA"
A investigação do senso moral aparentemente inato de bebĂȘs e crianças pequenas floresceu nos Ășltimos anos, com uma sĂ©rie de descobertas intrigantes.
BebĂȘs de dois a trĂȘs anos, por exemplo, tendem a preferir personagens de desenho animado que ajudam os outros aos personagens que estorvam os demais, mesmo quando esses seres sĂŁo simples formas geomĂ©tricas, como quadrados, retĂąngulos e cĂrculos. As crianças tambĂ©m parecem vir "de fĂĄbrica" com algum conhecimento bĂĄsico sobre fĂsica: olham mais tempo, surpresas, para vĂdeos em que objetos ficam suspensos no ar quando deveriam cair, por exemplo.
A explicação mais Ăłbvia (e provavelmente mais sĂłlida) para essas capacidades Ă© evolutiva: seria custoso demais para o cĂ©rebro dos pequenos aprender tudo do zero, especialmente as regras bĂĄsicas sobre o funcionamento do mundo e da vida social humana. Nascer com instintos morais e intuiçÔes sobre fĂsica facilitariam o aprendizado de informaçÔes mais complexas e ajudariam as crianças a sobreviver.
Reinaldo josé Lopes - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/10/11.
Universidade de Washington - http://www.washington.edu/
A SANTA MAIS BRASILEIRA
Cem mil pessoas sĂŁo aguardadas hoje na BasĂlica de Aparecida para celebrar a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sĂmbolo maior do catolicismo no paĂs, proclamada rainha e Padroeira do Brasil pelo Vaticano.
Um total de 400 mil hĂłstias foram produzidas para atender a demanda da novena, de 3 a 12 de outubro.
Os nĂșmeros sĂŁo grandiosos, mas mesmo entre os devotos nĂŁo hĂĄ consenso sobre uma velha questĂŁo que diz respeito Ă identidade da santa e, por que nĂŁo, Ă maneira ambĂgua como o brasileiro encara a questĂŁo racial: afinal, ela Ă© branca ou negra?
Originalmente, parece nĂŁo haver dĂșvidas. Trata-se de uma estĂĄtua de terracota que, ao tomar contato com o lodo do rio onde foi encontrada e com o lume das velas dos altares, escureceu.
A histĂłria data de 1717, quando trĂȘs pescadores lançam suas redes no rio ParaĂba do Sul, interior de SĂŁo Paulo. Depois de horas sem nada pescar, eles colhem separadamente a cabeça e o corpo de uma estĂĄtua de Imaculada Conceição, mĂŁe de Jesus.
A partir de entĂŁo, peixes surgem em abundĂąncia. Ă seu primeiro milagre. O povo lhe deu o nome de Aparecida para indicar as circunstĂąncias misteriosas de seu achado.
O arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, diz: "Ela parece negra, mas nĂŁo Ă©. Esta Ă© uma leitura missionĂĄria que encontrou na cor escura uma maneira de se solidarizar com o povo escravo. Ă uma leitura vĂĄlida, mas nĂŁo tem fundamento".
E acrescenta: "Nossa Senhora Aparecida é um fator de integração racial, reunindo devotos de todas as cores e condiçÔes sociais".
Para Emanoel AraĂșjo, diretor do Museu Afro Brasil, "diferentemente do brasileiro, que quer ser branco, a santa foi ficando negra. Para um paĂs mestiço como o nosso, a Padroeira nacional tinha mesmo que ser negra".
E acrescenta: "O padre pode dizer que ela Ă© branca, mas ela Ă© negra". Emanoel tem mais de 300 imagens e estĂĄtuas da Padroeira compradas por todo o paĂs.
Ele pretende transformar o tema em exposição no seu museu, em 2012. Hå santas de pano, terracota ou faiança. Até mesmo em versão mais pop, envidraçada e emoldurada por uma tela de TV.
Estudos mostram que a associação de Nossa Senhora Aparecida com os negros Ă© relativamente recente. Mas nĂŁo hĂĄ como dissociĂĄ-la da escravidĂŁo. Foi a princesa Isabel quem ofertou Ă santa sua coroa e o manto ornamentado no mesmo ano em que sancionou a Lei Ăurea (1888).
FlĂĄvio Pierucci, professor da USP, lembra que se os pigmentos da superfĂcie da estĂĄtua fossem retirados, ela deixaria de ser negra. "A igreja manteve a aparĂȘncia da santa. A histĂłria a consolidou como Ăcone negro. O debate se encaixa no modo com que lidamos com a questĂŁo. Somos e nĂŁo somos racistas."
Morris Kachani - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/10/11.
Nossa Senhora Aparecida - http://www.a12.com/santuario/
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php