ROBOMANIA DOMINĂ
15/01/2010 -
EU DIGITAL
ROBĂ LEGO
English/VĂdeo:
http://www.neatorama.com/2010/01/04/lego-domino-row-building-machine/
Canadense cria robÎ de Lego para montar filas de dominós. Matthias Wandel, um engenheiro de software do Canadå, montou um robÎ Lego capaz de distribuir blocos de madeira de forma precisa, tornando mais fåcil o processo de criação de filas de dominós.
Segundo o site do projeto, Wandel jĂĄ tinha criado um protĂłtipo da mĂĄquina em 1985, mas foi no final de 2009 que ele concluiu o autĂŽmato, se preocupando principalmente com o tamanho do robĂŽ e a velocidade da tarefa de ejetar os blocos.
A mĂĄquina, que usa diversas peças Lego, como partes em 45Âș, engrenagens de oito, 24 e 40 dentes, alĂ©m das peças comuns de conexĂŁo, funciona deslizando ao longo de uma superfĂcie plana, com um motor que gira empurrando os blocos de um compartimento previamente abastecido, sempre Ă mesma velocidade e distĂąncia, evitando assim falhas na fila de dominĂłs. O processo ainda necessita de uma intervenção manual para unir a ponta das filas empilhadas pelo robĂŽ.
Apesar da precisĂŁo atual, os testes iniciais nĂŁo foram tĂŁo satisfatĂłrios. Wandel diz que nas "primeiras tentativas frustradas em 1985, os dominĂłs ficavam caindo para fora da mesa".
O mecanismo de liberação Ă© um pouco complicado e necessitou da criação de blocos de dominĂł com diĂąmetros especĂficos: 8mm de espessura e 24mm de largura, mas essas medidas ainda nĂŁo sĂŁo as ideais. "Pensando hoje, se eu tivesse feito o meu dominĂł com uma espessura um pouco maior, teria sido mais simples", afirmou o projetista.
AlĂ©m deste robĂŽ, Wandel tambĂ©m criou diversas ferramentas em madeira que variam de mesas de jogos, pistas de rolamento de esferas metĂĄlicas, bases para cĂąmeras fotogrĂĄficas e atĂ© mobĂlia.
Fonte: Terra - 12/01/10.
VĂdeo: http://www.neatorama.com/2010/01/04/lego-domino-row-building-machine/
INOVAĂĂO TECNOLĂGICA
Criado para divulgar "Tudo que acontece na fronteira do conhecimento" o site Inovação Tecnológica é organizado por temas: eletrÎnica, energia, espaço, informåtica, mecùnica, meio ambiente, nanotecnologia e robótica. O site apresenta também artigos e reportagens atualizados sobre o fantåstico universo da moderna tecnologia.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/.
Fonte: Revista Brasileira de Administração - Ano XIX - NĂșmero 73.
PERGUNTE-ME COMO
A plataforma de blogs Tumblr (http://tumblr.com/) lançou um serviço de perguntas e respostas anÎnimas inspirado no formspring.me, sucesso no Twitter e no Facebook.
tec-tec-tec - Amanda Demetrio - Fonte: Folha de S.Paulo â 13/01/10.
JEN STARK
Em vez de discutir o papel da arte, Jen Stark, 26, faz arte linda com papel. Munida de tesoura, celulose e caneta, ela produz obras tipo a aqui em cima. Vale gastar cinco minutos se impressionando como talento da americana: http://jenstark.com/.
Fonte: Folha de S.Paulo â 11/01/10.
BLOG DO GREGORIO XIII
O Papa Gregório XIII estå atordoado com a passagem do tempo, cada vez mais veloz. Ele é o responsåvel por, em 1582, introduzir o calendårio gregoriano, até hoje utilizado pela maioria das naçÔes.
Mas nesses tempos modernos em que âem uma hora nĂŁo se vai nem do centro ao bairroâ, chega aos Blogs do AlĂ©m e, neste primeiro post, se vĂȘ arrependido por ter alterado o calendĂĄrio anterior, suprimindo dez dias e modificando a regra do ano bissexto:
âA intenção era apenas corrigir o ano solar. Eu nĂŁo sabia que esses diazinhos iam fazer tanta faltaâ.
Agora, se sentindo culpado, o Papa propÔe uma reforma no calendårio para que o tempo não passe tão råpido:
âSenti que era minha obrigação propor uma nova reforma. Algo que, se nĂŁo fizer o tempo diminuir sua velocidade, nos retire a pressĂŁo de acompanhar o seu ritmoâ.
Para saber mais sobre a proposta do Papa confira o Blog do GregĂłrio XIII (http://blogdogregorio13.blogspot.com/) e veja quais seriam as vantagens da adoção de um 13Âș mĂȘs no calendĂĄrio.
Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Vitor Knijnik - Carta Capital - Edição 578.
MORADOR DE SP PODERĂ ACOMPANHAR SITUAĂĂO DE BUEIROS EM SITE
O morador de São Paulo poderå consultar pela internet, a partir da próxima semana, como estå o serviço de limpeza de bocas de lobo da cidade. As informaçÔes vão constar em um site em que a administração municipal colocarå todas as ordens de serviço emitidas pelas 31 subprefeituras. A må conservação na limpeza dos bueiros é apontada como uma das causas das enchentes.
O novo endereço eletrÎnico ainda não foi divulgado.
Segundo a prefeitura, a intenção é fazer com o que cidadão tenha acesso antecipado à programação dos serviços. Em teoria, qualquer pessoa poderå fiscalizar a limpeza na sua rua.
Em toda a capital, são mais de 400 mil bocas de lobo. A prefeitura alega que foram feitas 3,8 milhÔes de limpezas desde 2005, sendo 1 milhão delas em 2009.
Pedidos
O serviço de limpeza das bocas de lobo pode ser solicitado diretamente ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) na internet (sac.prefeitura.sp.gov.br/solicitacaocadastro.asp), pelo telefone 156 ou pessoalmente, nas praças das subprefeituras. Em 2009, foram 13.135 pedidos diretos, sendo que 88,57% foram atendidos, segundo a prefeitura.
Em dezembro, a reportagem vistoriou 60 bueiros em cinco regiÔes da cidade e constatou que pouco mais da metade (33) estavam sujos ou bloqueados, o que impede a vazão da ågua.
William Cardoso - Fonte: Folha de S.Paulo â 12/01/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php