FALANDO EM PREVISĂES
15/07/2010 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
O POLVO PAUL
The site:
http://especiales.lainformacion.com/el-pulpo-paul/
Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=rrlySZRRMZY
http://www.youtube.com/watch?v=sE0WHJOrf38
Polvo faz previsÔes também na versão online. Pergunte ao polvo. O polvo alemão Paul, que ganhou fama depois de acertar todos os resultados da Alemanha na Copa do Mundo até agora, ganhou um site. A brincadeira virtual funciona do mesmo jeito que as "previsÔes" reais do molusco: hå duas caixas e a pessoa escreve o que quiser em cada uma e o polvo "escolhe" a opção certa. O endereço virtual do molusco famoso é http://especiales.lainformacion.com/el-pulpo-paul/
Plug @do - Fonte: O Tempo - 10/07/10.
VĂdeos:
http://www.youtube.com/watch?v=rrlySZRRMZY
http://www.youtube.com/watch?v=sE0WHJOrf38
O BRASIL TAMBĂM JĂ TEM O SEU "PERGUNTE AO POLVO"
http://www.pergunteaopolvo.com.br/
Faça o teste!
(Colaboração: A.M.B.)
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
âBom dia, sou professora de LĂngua Portuguesa e gostaria de trabalhar com os meus alunos sobre ditos populares. EntĂŁo desejo comprar o DicionĂĄrio do professor JoĂŁo Bosco Gurgel. Aguardo notĂcias... Obrigada...â FM: Professora LĂșcia, Agradecemos sua participação em nosso site http://www.faculdademental.com.br e seu interesse sobre a matĂ©ria publicada em 29/10/2009 (http://www.faculdademental.com.br/colunaCanalha2.php?not_id=0002896). A 7a. edição do DICIONĂRIO DE GĂRIA, com 722 pĂĄginas e 28.500 verbetes, poderĂĄ ser solicitada pelo e-mail Gurgel@cruiser.com.br ou pelo Correio, ao preço de R$ 40,00, postagem incluĂda, a: JB Serra e Gurgel, Rua Ălvares de Azevedo, 39, apto. 1401, IcaraĂ - NiterĂłi/RJ - 24.220.020 ou a JB Serra e Gurgel -
SQS 302, Bloco A, apto.607, Asa Sul - BrasĂlia-DF - 70.338.020. O pagamento poderĂĄ ser feito por cheque ou por depĂłsito na conta 261-644-6, AgĂȘncia 0005, da Caixa EconĂŽmica Federal, ou na conta 825.754-x, agencia 2873-8m do Banco do Brasil.
Mais detalhes em: http://www.cruiser.com.br/giria/index037.htm.
"Bicho... fantåstico... lindo... Fiquei me sentindo um nada diante disso tudo, obrigado pela foto." FM: Ok, Walter. Sobre a matéria da semana passada http://www.faculdademental.com.br/manchetesSemana2.php?not_id=0003426.
"Este site Ă© Ăłtimo para pesquisa e outras aventuras na internet. EstĂĄ atualizado e recomendo pelo menos conhecĂȘ-lo... www.cliqueepronto.com.br. (Colaboração: A.M.B.)" FM: Clique e pronto!
"RESPOSTA BRILHANTE - MillĂŽr Fernandes lançou um desafio atravĂ©s de uma pergunta: - Qual a diferença entre PolĂtico e LadrĂŁo? Chamou muita atenção a resposta enviada por um leitor: - Caro MillĂŽr, apĂłs longa pesquisa cheguei a esta conclusĂŁo: a diferença entre o polĂtico e o ladrĂŁo Ă© que um eu escolho, o outro me escolhe. Estou certo ? FĂĄbio Viltrakis, Santos-SP. Eis a rĂ©plica do MillĂŽr: - Puxa, Viltrakis, vocĂȘ Ă© um gĂȘnio... Foi o Ășnico que conseguiu achar uma diferença! REPASSE SEM MODERAĂĂO (Colaboração: Walter Munair)" FM: Brilhante e para ficar envergonhado!
"Covardia explĂcita - Nos Ășltimos meses, os aposentados enfrentaram uma dura batalha contra o PalĂĄcio do Planalto, que somente no derradeiro instante â e motivado pelas eleiçÔes gerais de outubro prĂłximo â concordou em conceder reajuste de 7,71% aos que recebem acima de um salĂĄrio mĂnimo. No contraponto, o presidente Lula da Silva vetou o fim do fator previdenciĂĄrio. Como a alegria dos aposentados sempre dura pouco, a Fundação GetĂșlio Vargas informou nesta segunda-feira (12) que a inflação apurada para os idosos ficou, mais uma vez, acima da mĂ©dia da inflação aos consumidores no segundo trimestre de 2010. De acordo com o economista AndrĂ© Braz, da FGV, enquanto o Ăndice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) registrou variação de 0,92% no perĂodo, o Ăndice de Preços ao Consumidor - Brasil (IPC-BR) apresentou variação de 0,76%. O economista lembrou que desde 2004 a inflação tem sido maior para os idosos do que para a mĂ©dia da população. Entre 2004 e 2009, enquanto o IPC-BR registrou alta acumulada de 31,24%, o IPC-3i avançou 33,13%. Na opiniĂŁo de AndrĂ© Braz, alguns itens importantes que entram no cĂĄlculo da inflação ao consumidor, como tarifas e remĂ©dios, pesam mais no bolso dos idosos e aposentados. Para o economista, o maior tempo de permanĂȘncia dos aposentados em casa, depois que deixam de trabalhar, aumenta o consumo de energia elĂ©trica, gĂĄs e ĂĄgua, comprometendo o minguado e vergonhoso valor da grande maioria das aposentadorias e pensĂ”es. Sem contar que com o avanço da idade aumentam os gastos com medicamentos e planos de saĂșde. Triste do paĂs que deixa os mais velhos Ă mĂngua! (Colaboração: A.M.B.)" FM: Muito triste e lamentĂĄvel!
DITO E FEITO - "DO ARCO DA VELHA"
Origem da expressĂŁo estĂĄ ligada ao arco-Ăris.
Usada para designar histĂłrias inacreditĂĄveis, fora do comum, absurdas ou muito antigas e em desuso, a expressĂŁo tem origem nas pĂĄginas do Antigo Testamento. O termo se refere ao arco-Ăris que surgiu no cĂ©u apĂłs o grande dilĂșvio contado pela BĂblia. O arco de sete cores simbolizava a aliança entre Deus e os homens, representados por NoĂ©. Mas, crĂtica a um acontecimento fantasioso ou distante da realidade, a alcunha foi criada tambĂ©m com base em ilustraçÔes medievais que mostravam velhas senhoras (possivelmente bruxas) ao lado de arco-Ăris. O termo velha, surge, entĂŁo, como uma tradução das forças adversĂĄrias da normalidade, que aparecem ligadas Ă bruxaria e aos malefĂcios Ă fecundidade vegeral e animal.
Eduardo Lucena - Fonte: Aventuras na História (http://historia.abril.com.br/home/) - Edição 84.
FESTIVAL DE INVERNO DE SĂO LOURENĂO
Começou o Festival de Inverno de SĂŁo Lourenço. O evento, que serĂĄ realizado atĂ© o dia 25 de julho, traz uma sĂ©rie de atraçÔes artĂsticas, culturais e tambĂ©m voltadas para o bem-estar. ExposiçÔes de arte e exibiçÔes de filmes, alĂ©m de oficinas, "espaço zen" e muita mĂșsica marcarĂŁo esta primeira edição do festival, que promete aquecer a fria estação. O show de abertura ficarĂĄ por conta do grupo PianOrquestra, um dos mais inovadores do atual cenĂĄrio da mĂșsica instrumental brasileira. Os shows acontecem a partir das 21h.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 14/07/10.
Mais detalhes:
http://fumdec-saolourenco.blogspot.com/2010/06/festival-de-inverno-de-sao-lourenco.html
âA ARQUITETURA DE LELĂ: FĂBRICA E INVENĂĂOâ
Mostra no Museu da Casa Brasileira (MCB) revela o arquiteto chefe de obra e suas técnicas inovadoras para a industrialização da arquitetura brasileira.
Abertura: 20 de julho, Ă s 19h30
Visitação: 21 de julho a 19 de setembro
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada Ă Secretaria de Estado da Cultura, abre no dia 20 de julho a mostra âA arquitetura de LelĂ©: fĂĄbrica e invençãoâ. Maquetes, fotografias, desenhos, filmes e animaçÔes em vĂdeo revelam a obra deste arquiteto comprometido com uma visĂŁo integral da arquitetura, diretamente ligada ao canteiro de obras e resultante da atuação interdisciplinar entre as equipes tĂ©cnicas envolvidas nas etapas de construção.
Em mais de 50 anos de carreira, iniciada ao lado de Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro nos canteiros de obras de BrasĂlia, JoĂŁo Filgueiras Lima, conhecido como LelĂ©*, foi um dos que mais longe levou as propostas do Movimento Moderno. Ele promoveu a melhoria das condiçÔes de vida em nossas cidades atravĂ©s de uma arquitetura produzida em sĂ©rie e eticamente comprometida com a construção de uma espacialidade adequada ao homem e ao ambiente em que estĂĄ inserida.
A curadoria Ă© de Max Risselada, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Tecnologia de Delft, da Holanda, que dĂĄ apoio Ă mostra. Curador de exposiçÔes em que se destacam grandes painĂ©is cronolĂłgicos comparativos (historic wall), foi responsĂĄvel pelas premiadas mostras da representação holandesa na 4° Bienal Internacional de Arquitetura de SĂŁo Paulo, em 2000 - âAlĂ©m do Modernismo, trĂȘs momentos da arquitetura holandesa do pĂłs-guerra (1945-1999)â e âAdolf Loos e Le Corbusier: Raumplan versun Plan Libreâ. A co-curadoria Ă© de Giancarlo Latorraca, diretor TĂ©cnico do MCB e organizador do livro âJoĂŁo Filgueiras Lima â LelĂ©â, publicado em Lisboa (Editorial Blau/Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 2000).
âApresentar a obra de LelĂ© Ă© fundamental para o Museu da Casa Brasileira como instituição que se dedica Ă s questĂ”es da arquitetura e do design, inerentes Ă construção do nosso habitatâ, afirma Giancarlo Latorraca. âSeu apuro tĂ©cnico e grande inventividade, ao propor soluçÔes que evidenciam a possibilidade de melhoria da qualidade de vida atravĂ©s da arquitetura produzida em larga escala, pode atender Ă s demandas de construção de infraestrutura coletiva nas dimensĂ”es do nosso paĂs.â
A exposição inicia com um painel cronolĂłgico de suas centenas de obras, elucidando o processo de racionalização do canteiro presente na trajetĂłria do arquiteto, em sua serie de fĂĄbricas implantadas ao logo dos anos. Em destaque na mostra os sistemas e tecnologias desenvolvidos para a construção de passarelas que marcam a paisagem da cidade de Salvador; hospitais e centros de reabilitação do aparelho locomotor; e a sede em vĂĄrios cidades do Tribunal de Contas da UniĂŁo, construĂdas entre 1992 e 2009, na penĂșltima fĂĄbrica do arquiteto, a do Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS) â o nome Sarah Ă© uma homenagem Ă esposa do presidente Juscelino Kubitschek.
Idealizada e criada inicialmente pelas conversas entre LelĂ© e o mĂ©dico ortopedista Aloysio Campos da Paz, com a colaboração efetiva do economista Eduardo KertĂ©sz e do antropĂłlogo Roberto Pinho, as unidades da Rede Sarah representam uma experiĂȘncia pioneira em busca de um modelo hospitalar de atendimento pĂșblico exemplar para tratamento do aparelho locomotor. Trata-se de uma solução de excelĂȘncia, que atendeu inicialmente a regiĂŁo de BrasĂlia e, depois, outras cidades do paĂs.
No modelo inicial experimentado com muito sucesso em BrasĂlia, em 1981, LelĂ© propĂŽs enfermarias coletivas, maior mobilidade dos pacientes e solĂĄrios para banhos de sol, como auxĂlio no tratamento. Para isso, foi criada uma cama-maca mĂłvel, desenvolvida por um centro de design de mobiliĂĄrio e produção de equipamentos hospitalares integrados Ă arquitetura proposta, o EquipHos.
A continuidade desta experiĂȘncia se deu com a criação do CTRS em Salvador para a construção de outros hospitais, iniciando com a unidade local. AtravĂ©s de pesquisas para o uso de argamassa armada, metalurgia, marcenaria com aglomerados e compensados, e injeção de plĂĄstico, houve consequente refinamento tecnolĂłgico. Foram evoluindo os sistemas de ventilação e iluminação natural com os diferentes sheds desenvolvidos para as coberturas, dutos de captação de ar com refrigeração atravĂ©s de pulverização de ĂĄgua, e estabelecimento de sistemas mistos de ventilação adaptados aos locais de implantação das unidades.
O resultado Ă© uma notĂĄvel melhoria de qualidade no tratamento e cura dos pacientes, com significativa redução dos Ăndices de contaminação hospitalar. Foram eliminados os sistemas fechados de ventilação atravĂ©s de condicionamento de ar tradicional, sem trocas diretas com o ambiente externo. O conforto ambiental proposto por LelĂ©, alĂ©m dos jardins integrados, inclui intervençÔes de painĂ©is, tambĂ©m produzidos em sĂ©rie, do artista Athos BulcĂŁo, colaborador do arquiteto ao longo de sua carreira. LelĂ© une, como poucos, a tecnologia e o aspecto sensorial contribuindo para a humanização dos ambientes.
âO CTRS foi a experiĂȘncia mais longa de um processo de fabricação unindo projeto e produção desenvolvido por LelĂ©. O centro esteve ativo de 1992 a 2009 e contou com a base dos conhecimentos tecnolĂłgicos adquiridos nas dĂ©cadas anterioresâ, constata o curador Max Risselada. âO arquiteto havia feito experiĂȘncias anteriores com fĂĄbricas, embora por perĂodos mais curtos, nas quais depurou seu domĂnio sobre a argamassa armadaâ.
SerĂŁo apresentados hospitais, centros de reabilitação e postos de atendimento avançados construĂdos em Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, BrasĂlia, MacapĂĄ e BelĂ©m. Uma animação em vĂdeo mostra o projeto e a construção do hospital do Rio de Janeiro, inaugurado em maio de 2009, dĂ©cima e Ășltima unidade da Rede Sarah. Trata-se de um complexo de 52.000 mÂČ dedicado Ă reabilitação, para adultos e crianças com paralisia cerebral, e patologias ligadas Ă medicina do aparelho locomotor.
TambĂ©m estĂŁo em exibição as sedes em Salvador, AracajĂș, CuiabĂĄ, Teresina, VitĂłria e Belo Horizonte do Tribunal de Contas da UniĂŁo e a do Tribunal Regional Eleitoral, da Bahia, projetos resultantes da tecnologia e dos sistemas desenvolvidos, entre 1992 e 2009, no CTRS.
As passarelas, construĂdas no perĂodo de funcionamento da FĂĄbrica de Equipamentos ComunitĂĄrios (FAEC, 1985-1989), em Salvador, foram aprimoradas tecnicamente jĂĄ na fĂĄbrica do CTRS. SĂŁo equipamentos de infraestrutura urbana fundamentais para a cidade, estabelecendo a conexĂŁo entre as encostas por sobre as tradicionais avenidas de fundo de vale, muitas vezes conectadas a paradas e terminais de ĂŽnibus ou tambĂ©m junto ao acesso de edifĂcios de intenso uso pĂșblico. A flexibilidade do sistema projetado, com utilização de cobertura e elementos de argamassa armada associados a uma treliça metĂĄlica, sĂŁo hoje marca registrada da cidade de Salvador.
Atualmente, LelĂ© preside o recĂ©m-lançado Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH), com sede em Salvador, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse PĂșblico. O primeiro projeto jĂĄ estĂĄ na prancheta: o Tribunal Regional do Trabalho da 5ÂȘ RegiĂŁo da Bahia. SĂŁo 100 mil m2 de construção. A ideia Ă© criar um centro de pesquisas como o CTRS para fazer pesquisas, principalmente com prĂ©-fabricados de argamassa armada.
João da Gama Filgueiras Lima, Lelé, nasceu em 10 de janeiro de 1932, no Rio de Janeiro. Formou-se em 1955 pela Escola de Belas Artes (RJ).
*Apelido adotado na juventude por jogar futebol na posição de meia direita, a mesma posição de Lelé, então um conhecido jogador do Vasco da Gama.
PatrocĂnio: Usiminas
Serviço
Exposição: âA arquitetura de LelĂ©: fĂĄbrica e invençãoâ
Abertura: 20 de julho, Ă s 19h30
Visitação: 21 de julho a 19 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00 â Gratuito domingos e feriados
Acesso a portadores de deficiĂȘncia fĂsica.
Visitas orientadas: 3032-2564 agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Estacionamento: de terça a sĂĄbado atĂ© 30 min. grĂĄtis, atĂ© 2 horas R$ 8,00, demais horas R$ 2,00. Domingo: preço Ășnico de R$ 12,00.
InformaçÔes para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243/0381 9983-5946
Contato: LetĂąnia Menezes/Silvana Santana
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - SĂŁo Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
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NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php