O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
22/02/2012 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA FLUTUANTE (V1 WETSUIT)
English:
http://www.billabong.com/v1wetsuit/
More: http://www.youtube.com/watch?v=rVDpqkrUV_Y
Drop seguro... Projetada para evitar o afogamento de surfistas, esta roupa possui um compressor de ar e um cartucho de gĂĄs carbĂŽnico. Em caso de emergĂȘncia, basta puxar uma cordinha e o traje se infla, fazendo com que o usuĂĄrio flutue.
Fonte: Super Interessante - Edição 301.
Mais detalhes:
http://www.billabong.com/v1wetsuit/
http://www.youtube.com/watch?v=rVDpqkrUV_Y
DINHEIRO DĂ ĂGUA NA BOCA
Voluntårios foram expostos a fotos de itens variados (entre eles, dinheiro) enquanto mantinham tufos de algodão na boca. Cientistas da Universidade Northwestern pesaram esse algodão e constataram que quem tinha visto imagens de dinheiro salivara mais. Isso acontece porque pensar em bens materiais afeta o mesmo sistema do cérebro que é ativado pela comida.
Thiago Perin - CiĂȘncia Maluca (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/) - Fonte: Super Interessante - Edição 301.
Universidade Northwestern - http://www.northwestern.edu/
ESTAGIĂRIOS, UNI-VOS!
EstagiĂĄrios, joguem suas mĂŁos para o cĂ©u. Surgiu na ItĂĄlia um santo para sua proteção: sĂŁo PrecĂĄrio, padroeiro de quem estĂĄ no primeiro capĂtulo da carreira.
A imagem sacra de um moleque ajoelhado, rogando por dinheiro, transporte e comida (alĂ©m de amor, que ninguĂ©m Ă© de ferro), foi criada por estudantes italianos e jĂĄ Ă© conhecida em vĂĄrios paĂses da Europa.
No Reino Unido, imagens do santo enfeitaram um protesto realizado em dezembro passado em frente ao Parlamento britĂąnico e, hĂĄ duas semanas, um levante em Paris, quando 4.000 estagiĂĄrios foram reclamar direitos na avenida Champs-ĂlysĂ©es.
Os "stagieres" franceses marcharam de måscara para evitar que seus chefes os reconhecessem. Pediam em cartazes: "Pague pelo menos o almoço!", "Tratem-nos com educação!" e "Não faço faculdade de tirar xerox!".
"Precisamos nos organizar como categoria e fundar um sindicato", diz LiĂšge, 21, uma das organizadoras da passeata parisiense.
Sim, porque estagiĂĄrio, mais do que um aprendiz, passou a ser uma categoria profissional para grupos de trabalhadores e objeto de estudo acadĂȘmico.
"SĂŁo pessoas que, teoricamente, nem estĂŁo na mesma profissĂŁo, sĂł no mesmo momento. Mas, como se sentem exploradas, acabam formando uma categoria", diz o economista Rudolph Beich, da Universidade de Munique, na Alemanha.
"Acontece muito de ser só mão de obra qualificada que as empresas contratam por quase nada. Em alguns lugares, por nada mesmo. Se as condiçÔes são precårias, é natural que eles lutem por direitos", opina a socióloga do trabalho Madalene Schionne, da universidade francesa Sorbonne.
SALĂRIO DE RELĂGIO
Entre os paĂses em que se pode contratar um estudante de graça, estĂĄ a França, com 800 mil estagiĂĄrios.
Para Ross Pearlman, repĂłrter da revista "Time" que acompanha a carreira de estagiĂĄrios nos Estados Unidos, "o estĂĄgio tem um quĂȘ de escravidĂŁo, mas Ă© mais sutil, porque conseguiram nos convencer de que precisamos dele para deslanchar a carreira", disse ao "Folhateen".
Na Alemanha, um grupo chamado Robin Hood Gang, de Hamburgo, veste-se de super-herĂłi, saqueia caviar e champanhe de supermercados e os distribui entre estagiĂĄrios.
"Ă uma forma de compensação", explica, por e-mail, um dos lĂderes, que se autodenomina Santa Guevara, uma mistura de Papai Noel com Che Guevara.
"Afinal de contas, os patrĂ”es querem que a gente viva de quĂȘ? De ar?", reclama Santa.
HORA DE MARCHAR
De acordo com a Associação Brasileira de EstĂĄgios, existe 1 milhĂŁo de estagiĂĄrios -hĂĄ quem chame "escraviĂĄrios"- no paĂs, nĂșmero trĂȘs vezes maior que o de dentistas.
A articulação da categoria, no entanto, é inexistente.
Na opiniĂŁo de Pearlman, "os jovens tĂȘm dificuldade de pensar como trabalhadores, pois ainda estudam".
Quem sabe agora, que os movimentos de reivindicação começaram na Europa, uma espécie de "Primavera dos Estagiårios" se alastre pelo mundo e chegue ao Brasil.
JĂĄ existe para quem rezar.
"JĂĄ estagiei em trĂȘs bancos e aprendi muito. Hoje, ganho R$ 1.600 por mĂȘs. Um salĂĄrio bem abaixo daquele de um colega formado, embora eu trabalhe tanto quanto ele. Mas, em dois anos, eu chego lĂĄ"
JULIANO EILOR, 20, CURSA O 3Âș ANO DE ADMINISTRAĂĂO
"Em 2011, fui estagiĂĄria de um estilista famoso. Tinha que costurar e conceber roupas sem nenhuma ajuda. Na Ășltima SĂŁo Paulo Fashion Week, pelo menos quatro peças apresentadas na passarela foram feitas por mim. E meu nome nĂŁo estava em lugar nenhum. Pedi demissĂŁo"
GABRIELLE (nome fictĂcio), 21, CURSA O 4Âș ANO DE MODA
DIREITOS DO ESTAGIĂRIO NO BRASIL*
Bolsa-auxĂlio, a ser combinada com o empregador
AuxĂlio-transporte
Recesso remunerado
Carga horĂĄria de seis horas diĂĄrias (30 horas semanais)
Tempo mĂĄximo de estĂĄgio: dois anos na mesma empresa
Seguro contra acidentes pessoais
*Fonte: Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
Folhateen - Chico Felitti - Fonte: Folha de S.Paulo - 20/02/12.
Universidade de Munique - http://www.uni-muenchen.de/index.html
Universidade Sorbonne - http://www.paris-sorbonne.fr/
Associação Brasileira de Estågios - http://www.abres.org.br/v01
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php