ROBOMANIA HOSPITALAR
12/10/2011 -
EU DIGITAL
ROBĂS PARA HOSPITAIS
English:
http://www.sciencenewsblog.com/blog/1009112
more details:
http://panasonic.co.jp/corp/news/official.data/data.dir/en110926-2/en110926-2.html
Panasonic apresenta novas versÔes de robÎs hospitalares
A empresa japonesa Panasonic apresentou novas versĂ”es de seus robĂŽs para hospitais e cuidados com a saĂșde, alĂ©m de melhoramentos do seu robĂŽ lavador de cabelos.
Protótipos da cama robótica e do robÎ que lava cabelos haviam sido apresentados durante uma feira de reabilitação realizada em Tóquio no ano passado.
A empresa afirma ter recebido vårias sugestÔes de melhoramentos, que resultaram nos equipamentos que estão sendo mostrados na feira deste ano.
Mas a empresa tem tambĂ©m novidades, como um robĂŽ de teleconferĂȘncias projetado especificamente para hospitais.
RobÎ de comunicação
Como seu nome indica bem, o Hospi foi desenvolvido visando a comunicação no interior de um hospital. A empresa o chama de "Mobilidade e InteligĂȘncia Remotas".
O robĂŽ Ă© dotado de uma tecnologia de mobilidade autĂŽnoma e de um sistema de intercomunicação com vĂdeo de alta definição.
A mobilidade do robĂŽ Ă© hĂbrida, podendo ser feita por controle remoto ou pela inteligĂȘncia do robĂŽ. Mas, mesmo quando ele estĂĄ sendo controlado remotamente, ele continua a coletar os dados do ambiente de forma a se localizar em novas empreitadas futuras.
Sua função mais importante Ă© a conversação entre pacientes, mĂ©dicos e visitantes do hospital, tudo feito por vĂdeo de alta definição.
RobĂŽ que lava cabelos
A principal tecnologia do robĂŽ que lava cabelos Ă© um sistema de mĂŁos robĂłticas, nesta versĂŁo com 24 dedos no total, para simular melhor o movimento mais flexĂvel das mĂŁos humanas.
Pode parecer uma tarefa fĂĄcil fazer uma mĂŁo robĂłtica lavar uma cabeça. Certamente nĂŁo Ă© tĂŁo difĂcil projetar um sistema para lavar uma bola, mas cabeças humanas tĂȘm formatos muito diferentes, e costumam se mover repentinamente.
Os engenheiros então melhoraram o escaneamento da cabeça, feito em tempo real, e incorporaram novas técnicas de esfregação e massagem, atendendo a sugestÔes dos profissionais que testaram o robÎ.
Assim como os ciclos de uma lavadora de roupas, o robÎ lavador de cabelos possui funçÔes de lavação, massagem, aplicação de condicionador, enxague e secagem.
Ele tem ainda memĂłria para guardar as preferĂȘncias e o formato da cabeça dos usuĂĄrios, para atender mais prontamente os clientes que retornarem.
Cama robĂłtica
A RoboticBedÂź nasceu como uma cama elĂ©trica, mas agora jĂĄ incorpora funçÔes avançadas para auxiliar uma pessoa a passar da cama para uma cadeira de rodas, e dela de volta para a cama, sem auxĂlio.
Todo o sistema foi padronizado, e agora o que hå é uma transformação de uma cama em uma cadeira de rodas e vice-versa, criando um robÎ verdadeiro, capaz de movimentar o paciente com mais suavidade.
No modo cadeira de rodas, os mesmos mecanismos de ajuste de uma cama de hospital são aplicados para distribuir adequadamente o peso do corpo e evitar dores por uma posição constante por muito tempo.
A cadeira também agora pode se transformar em uma cama, um pouco mais estreita, em qualquer local onde ela estiver.
O sistema de controle também foi simplificado e colocado no braço da cadeira.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php - 10/10/11.
Mais detalhes:
http://panasonic.co.jp/corp/news/official.data/data.dir/en110926-2/en110926-2.html
http://www.sciencenewsblog.com/blog/1009112
STEVE JOBS
A seção Tema em Foco, traz a pĂĄgina Steve Jobs e Apple, com todas as informaçÔes, fotos e vĂdeos sobre a trajetĂłria do gĂȘnio que revolucionou segmentos da indĂșstria e colocou a tecnologia na palma da mĂŁo do consumidor. Entre os destaques:
- Reporagens: as trĂȘs revoluçÔes do gĂȘnio - o computador pessoal, a nova era dos celulares, um novo modelo de reprodução e venda de MP3
- Depoimentos: pessoas que conviveram com Jobs. "Ele fez a Apple ser o que Ă©", diz Steve Wozniak, amigo e cofundador da empresa
- Quiz: "Inovação distingue o lĂder do seguidor". Vote na melhor frase do criador da Apple
- VĂdeos: os grandes lançamentos de produtos, a vida privada e as liçÔes dadas aos jovens
- RepercussĂŁo: fĂŁs prestam homenagem nas redes sociais
- Infogråfico: todas as criaçÔes de Steve Jobs à frente da Apple
Confira:
http://veja.abril.com.br/tema/steve-jobs-e-apple.
Kåtia Perin - Fonte: Veja - Edição 2238.
NOVA LINGUAGEM
O Google revelou estar trabalhando em uma nova linguagem de programação, chamada Dart.
A companhia acredita que a linguagem possa resolver problemas que programadores normalmente encontram quando trabalham com Java.
O projeto foi detalhado em um dos blogs da empresa e ganhou pĂĄgina prĂłpria (http://www.dartlang.org/). O Dart pode ser executado em mĂĄquina virtual ou por meio de um compilador para Java.
Mundo Digital - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/10/11.
PARTICIPAĂĂO VIRTUAL
Internautas interessados na discussão do novo Código de Processo Civil podem dar sugestÔes e fazer comentårios em cada um dos artigos do texto, acompanhar reuniÔes ao vivo e participar de bate-papos com deputados. A comunidade virtual estå no site da Cùmara: http://edemocracia.camara.gov.br/web/codigo-de-processo-civil.
Aparte - Fonte: O Tempo - 09/10/11.
CIENTISTA BRASILEIRO CRIA O "TATO VIRTUAL"
Uma macaca, usando um braço virtual controlado pelo cérebro, é capaz não apenas de encostar em objetos, mas também de senti-los. O feito é fruto do trabalho do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke (EUA), e foi apresentado ontem na prestigiosa revista "Nature".
Na pesquisa de Nicolelis, uma tela com trĂȘs objetos visualmente idĂȘnticos foi colocada, e as macacas deveriam mover uma mĂŁo virtual por ela - apenas pensando no movimento. Quando a mĂŁo virtual passava por esses objetos, diferentes sinais elĂ©tricos eram enviados ao cĂ©rebro. Os animais aprenderam a diferenciar e interpretar esses sinais e passaram a procurar pelo objeto que levaria a uma recompensa.
O objetivo do cientista é fazer com que tetraplégicos recuperem os movimentos do corpo. Isso seria feito por meio de um exoesqueleto que envolveria o corpo como uma "roupa" e que seria comandado por sinais enviados pelo cérebro.
Fonte: O Tempo - 06/10/11.
Universidade Duke - http://www.duke.edu/
NA NATUREZA
O artista Mohamed Raoof imaginou como seria se os pĂĄssaros de Angry Birds existissem de verdade; veja mais em http://mohamedraoof.deviantart.com/.
Mundo Digital - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/10/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php