MĂLAGA
16/06/2011 -
FUTEBOL SHOW
MILIONĂRIO EXCĂNTRICO
English:
http://www.typicallyspanish.com/news/publish/article_30541.shtml
http://www.monstersandcritics.com/news/europe/news/article_1643310.php/Toulalan-poised-to-be-next-Malaga-signing
MĂĄlaga: http://www.malagacf.com/
Em busca de um Barcelona "prĂłprio", qatariano paga para a Nike fazer uniforme do MĂĄlaga.
MilionĂĄrio ĂĄrabe que compra um clube europeu e gasta uma fortuna nĂŁo Ă© novidade.
Mas o que o qatariano Abdullah Al-Thani, dono de negĂłcios que empregam mais de 3.000 pessoas, faz no modesto time espanhol MĂĄlaga Ă© um tanto bizarro.
Depois de pagar no ano passado o equivalente (pelo cùmbio atual) a R$ 81 milhÔes pelo clube, Al-Thani não economiza para colocar rapidamente o time nas principais competiçÔes europeias -seu objetivo inicial.
Isso acontece tanto com a fórmula padrão -o orçamento do clube para reforços para a próxima temporada é de R$ 225 milhÔes- como com açÔes inusitadas.
Al-Thani quer fazer do clube andaluz uma espécie de Barcelona em termos de imagem. Para isso, quer vestir seu clube como o catalão.
Na temporada 2011/2012, o MĂĄlaga usarĂĄ uniformes Nike. Mas nĂŁo foi a empresa americana que procurou o clube com uma oferta de patrocĂnio e peças exclusivas.
O Målaga vai usar uniformes feitos pelo braço da Nike que produz fardamento para qualquer interessado, seja da vårzea ou de um clube profissional. Isso porque Al-Thani gosta das roupas confeccionadas pela empresa.
No peito, o time andaluz exibirå pelas próximas quatro temporada a marca da Unesco, o braço da ONU para educação e cultura. O Unicef, órgão das NaçÔes Unidas para as crianças, estampava a camisa do Barcelona.
Mas, com muitas despesas, até o clube catalão deixarå de lado a propaganda gratuita do órgão da ONU para receber a marca de uma fundação do Qatar, em troca de um milionårio contrato.
Al-Thani vai ficar quatro anos sem receber um tostão pelo principal espaço publicitårio na camisa do Målaga. E até gastarå dinheiro com isso: jå promoveu uma luxuosa festa no Museu Picasso da cidade para promover a parceria com a Unesco.
Os planos de Al-Thani ainda incluem um estĂĄdio para 65 mil pessoas, um novo centro de treinamento e a montagem de uma categoria de base com uma das melhores estruturas da Espanha.
Semana passada, entre renovaçÔes e novas aquisiçÔes, o clube vendeu mais da metade dos 26 mil lugares do seu estĂĄdio na forma de carnĂȘs para a temporada. A fila começou na madrugada anterior Ă abertura dos guichĂȘs.
Na primeira temporada sob o comando de Al-Thani, o Målaga chegou a correr sério risco de rebaixamento.
Mas jĂĄ com reforços de peso, como o brasileiro JĂșlio Baptista, teve uma forte reação e acabou na 11ÂȘ posição entre os 20 participantes da primeira divisĂŁo espanhola.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/06/11.
MĂĄlaga: http://www.malagacf.com/
PAĂS FICA FORA DE TRANSMISSĂO PELO YOUTUBE
As 26 partidas da Copa AmĂ©rica terĂŁo transmissĂŁo ao vivo pelo YouTube. Mas, no Brasil, o torcedor nĂŁo poderĂĄ acompanhĂĄ-las pelo site de vĂdeos.
A parceria entre o Google, proprietĂĄrio do YouTube, e a Traffic, detentora dos direitos da competição, Ă© vĂĄlida para 54 paĂses.
Segundo a assessoria de imprensa da Traffic, o Brasil nĂŁo estĂĄ na lista porque a Globo possui direitos de exibir o torneio via internet. SĂł que a emissora afirmou que nĂŁo possui exclusividade para essa mĂdia.
As partidas transmitidas pelo YouTube terĂŁo narração em espanhol e inglĂȘs. O site trarĂĄ tambĂ©m compactos e reprises.
O torneio na Argentina serĂĄ o primeiro evento futebolĂstico com transmissĂŁo em tempo real pelo portal. O site exibiu duas ediçÔes da Premier League indiana de crĂquete.
A prĂłxima Copa AmĂ©rica serĂĄ a Ășltima da parceria entre Conmebol e Traffic. Os direitos das trĂȘs ediçÔes seguintes foram comprados pela Full Play.
Rafael Reis - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/06/11.
Onde:
www.youtube.com/user/CopaAmerica
FIFA IMPĂE PARCEIROS ĂS SEDES DO MUNDIAL
Entidade pressiona cidades a "cooperar" em suas licitaçÔes e faz lobby por seus próprios patrocinadores.
A Fifa pressiona as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 a "cooperar" nas licitaçÔes dos estådios e a contratar empresas patrocinadoras da entidade.
A Folha ouviu reclamaçÔes dos representantes dos governos estaduais, sob condição de anonimato, e conseguiu cópia de documentos que confirmam o lobby.
Os papĂ©is mostram que o departamento de marketing da Fifa e o ComitĂȘ Organizador Local (representante da entidade no paĂs-sede do Mundial) atuaram em favor de uma fabricante de brindes, uma empresa de energia solar e uma seguradora.
As trĂȘs empresas sĂŁo apresentadas como lĂderes de mercado e parceiras oficiais da Fifa, o ĂłrgĂŁo mĂĄximo de futebol, cujos dirigentes foram recentemente alvo de denĂșncias de corrupção, entre elas o pagamento de propina na eleição das sedes das Copas de 2018 e 2022.
Entre os documentos obtidos pela Folha, estão um e- -mail e uma apresentação de PowerPoint em que a Fifa manifesta interesse na contratação da parceira ADM para a confecção de brindes, como bonés e chaveiros.
Os documentos sĂŁo assinados pelo diretor de marketing da Fifa no Brasil, Jay Neuhaus. O recado: ou a sede contrata a ADM ou paga 17% de taxa de licenciamento caso opte por outra fabricante.
As sugestÔes de contratação colocam as cidades-sedes diante de um impasse.
Agradar Ă entidade, pedindo a consĂłrcios e empreiteiras responsĂĄveis pelas obras que contratem as empresas ligadas Ă Fifa, ou, no caso de contratos pagos apenas com dinheiro pĂșblico, seguir a Lei de LicitaçÔes, arcando, assim, com custos extras para atender ao padrĂŁo Fifa.
Em e-mail de abril, enviado após alerta das cidades para as restriçÔes da legislação, Neuhaus fez um pedido.
"Esperamos ter a cooperação de vocĂȘs em adotar a ADM. NĂłs entendemos que as sedes, por serem entidades pĂșblicas, estĂŁo atreladas aos processos de licitação, porĂ©m esperamos encontrar uma forma de garantir que a ADM sempre faça parte deste processo", dizia o texto.
No e-mail, o diretor da Fifa elogia a equipe da ADM como "a mĂĄgica do projeto".
A Folha também teve acesso a e-mail enviado em janeiro deste ano aos coordenadores das 12 cidades-sedes e assinado por Carlos de la Corte, consultor do COL.
De la Corte pede que a chinesa Yingli seja contatada por oferecer serviços de energia "alinhados" com a Fifa. E solicita Ă s cidades que verifiquem "as possibilidades de parceria". De la Corte diz que a Yingli tem o selo de obra sustentĂĄvel, exigĂȘncia da Fifa para as arenas da Copa.
O consultor do COL encaminha carta assinada pelo diretor-geral de marketing da Fifa, Thierry Weil, que diz que a entidade "considera que os produtos da Yingli Solar podem ser a melhor solução para a eficiĂȘncia energĂ©tica dos estĂĄdios da Copa".
Weil e De la Corte pedem sigilo sobre o fato de a empresa ser patrocinadora da Copa -a parceria sĂł foi anunciada oficialmente na Ășltima quarta, cinco meses apĂłs o e-mail.
O diretor-geral de marketing da Fifa tambĂ©m assinou outro ofĂcio anunciando a Liberty Seguros como seguradora do prĂłximo Mundial.
O documento foi encaminhado por e-mail, por meio do COL, para 37 representantes das cidades-sedes.
Weil pede aos coordenadores que contatem o patrocinador e destaca as qualidades da Liberty Seguros.
Filipe Coutinho/Fernanda Odilla - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/06/11.
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