RAZĂO SOBRE CIĂNCIA
11/03/2010 -
MARILENE CAROLINA
SENSE ABOUT SCIENCE
English:
http://www.senseaboutscience.org.uk/PDF/Celebrities%20and%20Science%202009.pdf
Sense about Science - http://www.senseaboutscience.org.uk/
Organização inglesa aponta barbaridades que famosos dizem na hora de falar de temas cientĂficos.
As pessoas em geral -e nĂŁo apenas as celebridades- estĂŁo acostumadas a dar seus pitacos em assuntos cientĂficos, mesmo que nĂŁo tenham a menor familiaridade com esses temas. Mas quando quem estĂĄ falando bobagem estĂĄ nos holofotes, a situação toma outro tamanho, e a voz do desconhecimento ecoa mais longe. Confira alguns dos casos levantados em 2009 pelo projeto britĂąnico Sense About Science (razĂŁo sobre ciĂȘncia, em inglĂȘs), que monitora as declaraçÔes "cientĂficas" dos famosos no exterior
>> A atriz americana GWYNETH PALTROW andou enfatizando a importĂąncia de comer apenas alimentos orgĂąnicos. "Quando li sobre o que pesticidas fazem com animais pequenos, pensei 'Por que eu exporia meu filho a isso?'", disse.
NA VERDADE - Ok, mas Ă© a dose que faz o veneno, e as quantidades encontradas na comida sĂŁo bem mais baixas do que as testadas em animais e nĂŁo hĂĄ evidĂȘncias de que façam mal a humanos.
>> A ex-modelo HEATHER MILLS, militante dos direitos dos animais, disse que quando vocĂȘ come carne "ela fica no intestino por 40 anos e apodrece, e acaba causando 'a doença de que vocĂȘ morre'".
NA VERDADE - As proteĂnas da carne, como as demais, sĂŁo absorvidas no intestino delgado. O que nĂŁo Ă© digerido Ă© expelido mecanicamente em questĂŁo de dias, nas fezes.
>> Segundo a biografia de SARAH PALIN, vice-candidata Ă PresidĂȘncia dos EUA em 2008, a religiosa republicana nĂŁo acredita que o homem -criatura que pensa e que ama- descende de "macacos que eventualmente desceram das ĂĄrvores".
NA VERDADE - As evidĂȘncias fĂłsseis e genĂ©ticas da evolução sĂŁo concretas, nĂŁo dependendo de opiniĂŁo. AlĂ©m disso, falar em "descer das ĂĄrvores" faz a evolução parecer um evento repentino, quando na verdade durou milhares de anos e aconteceu aos poucos.
>> Famosas como MEGAN FOX, CINDY CRAWFORD e FERGIE disseram por aà que bebem vinagre para ajudar na digestão de gorduras. "Percebi mudanças no meu estÎmago", diz a vocalista do Black Eyed Peas.
NA VERDADE - Por mais atrativa que possa ser a possibilidade, beber vinagre nĂŁo ajuda o fĂgado a desintoxicar o organismo.
>> O ator inglĂȘs ROGER MOORE, que interpretou James Bond por sete vezes nos cinemas, afirmou que hĂĄ pesquisas que apontam que comer foie gras (patĂȘ de fĂgado de ganso) pode causar Alzheimer, diabetes e artrite reumatoide. "Ă um jeito saboroso de virar paciente terminal", disse Moore.
NA VERDADE - Nenhum alimento deve ser visto isoladamente como a causa de qualquer doença. A comida Ă© transformada em componentes bĂĄsicos durante a digestĂŁo, e Ă© o equilĂbrio desses componentes que importa para a saĂșde.
________________________________________
DICAS DE CIENTISTAS PARA EVITAR PAPO FURADO
1 - EvidĂȘncia cientifĂca nĂŁo Ă© sĂł um ponto de vista;
2 - Alimentação não é a causa nem cura de tudo;
3 - Tudo Ă© feito de componentes quĂmicos, entĂŁo nada Ă© realmente "livre de quĂmica";
4 - O efeito de um elemento quĂmico depende da dose.
Fonte: Sence About Science 2009, http://www.senseaboutscience.org.uk/.
Diogo Bercito - Fonte: Folha de S.Paulo â 08/03/10.
Sense about Science - http://www.senseaboutscience.org.uk/
PAPEL DE PAREDE - COSTA MERIDIONAL DO PERU
Figuras no desértico solo da costa meridional do Peru - aranha, macaco, um estranho animal voador - fascinam quem sobrevoa o local desde que foram descobertas, nos anos 1920. Agora os cientistas acreditam saber por que, a partir de 2 mil anos atrås, os antigos criaram as linhas. Foto de Robert Clark.
Confira: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/papeis-perede-marco-536177.shtml?foto=2p
Fonte: National Geographic - Edição 120.
APRENDENDO ALGUMA COISA TODO DIA
http://learnsomethingeveryday.co.uk/
Para levantar uma pessoa de 50kg sĂŁo necessĂĄrios 4.000 balies de hĂ©lio! Essa e outras informaçÔes essenciais estĂŁo nesse site inglĂȘs, atualizado diariamente com desenhos simples e divertidos.
Fonte: Folha de S.Paulo â 08/03/10.
FEIRA - EVENTO DE BELEZA REĂNE 720 MARCAS
De 27 a 30/3, a Hair Brasil, feira de beleza e cabelos, traz congressos de estética, além de seminårio voltado a micro e pequenas empresas. InformaçÔes: http://www.hairbrasil.com/index.php.
Fonte: Folha de S.Paulo - 07/03/10.
BRIGA DE GENTE GRANDE
Desde que o mundo é mundo existem deuses, e cada cultura/sociedade criou os seus para conseguir explicar o mundo. A série "Confronto dos Deuses" (dia 20 de março, såbado 22h, History Channel) trata de algumas das personalidades mitológicas mais interessantes e influentes de nossa história. Um povo poderoso como Zeus, Hércules e Thor. Ou então assustador como a perigosa Medusa.
Fonte: Monet - NĂșmero 84.
Mais:
http://www.tuhistory.com/br/series/clash-of-the-gods.html
O RECONHECIMENTO DE UMA DEMOCRACIA POPULAR
Por ser fundamentalmente um conceito polĂtico, democracia se entende a partir do poder. E recorre-se Ă etimologia para assinalar o sujeito do poder: o povo. E em seguida vĂȘm as trĂȘs preposiçÔes que definem o exercĂcio do poder. De quem Ă© o poder? Do povo. Quem Ă© o beneficiĂĄrio? O povo. Como Ă© exercido? Pelo povo. E assim termina a definição. O resto vem depois.
Nada existe se não encontra meios de viabilizar-se. E na concretização do poder popular subjazem verdadeiras camadas tectÎnicas que o sustentam. Hoje me detenho numa das mais importantes: o reconhecimento.
Psicanalistas, como o finado E. Mascarenhas, nĂŁo temem afirmar que o ser humano sofre, ao mĂĄximo, o medo da rejeição. Faz tudo para que nĂŁo o rejeitem. Inventa, mente, cria mĂĄscaras, teatraliza a vida, veste-se de exterioridades, desde as fĂsicas musculares atĂ© as simbĂłlicas.
Enfim, cobre o eu de tantas defesas que imagina nĂŁo ser atingido em profundidade. Leda ilusĂŁo. Sofre a cada passo desdenhos, fracassos, desproteção, despreferĂȘncia em relação a outro. Camufladamente, e Ă s vezes destampadamente, mendiga um olhar de acolhida, uma palavra de elogio, um sinal de aprovação. Vive temeroso sob a mirada do outro.
Tal experiĂȘncia nĂŁo vale unicamente para o indivĂduo. Prolonga-se para o grupo, camadas e classes sociais. E as reaçÔes desses tocam a loucura quando se abate sobre eles a rejeição da sociedade. E nesse momento entra a verdade da democracia.
O primeiro reconhecimento da democracia, raro nas formas modernas, refere-se a origem histĂłrica, cultural, religiosa do universo de valores de todo um povo e de suas diferentes regiĂ”es. A democracia moderna, porĂ©m, aposta na globalização de gostos, de interesses, de consumo, de comportamentos, de costumes alimentĂcios, de grifes, da indĂșstria do turismo. Tudo vem de fora, de outra cultura ou de centros virtuais sem geografia e sem histĂłria, para impor-se Ă s culturas das gentes. Como uma democracia popular conseguirĂĄ contrapor-se a tal marĂ© montante?
A riqueza cultural local resiste Ă internacionalização sem cor e sem graça da divulgação superficial e midiĂĄtica dos centros geradores de filmes, DVDs, sites, modas, gostos e exterioridades, ao cultivar a originalidade dos prĂłprios valores e expressĂ”es humanas sem complexo de inferioridade e dependĂȘncia. A resistĂȘncia exige mais, nĂŁo se deixando envolver pelos engodos do turismo, da publicidade, da comercialização fria e interesseira.
O nĂșcleo duro da cultura vem de longa data. Condensa sĂ©culos de experiĂȘncias, de sabedoria, de luta pela vida. A cultura existe para facilitar e mediatizar a vida entre as pessoas e nĂŁo gerar morte ou destruição. Quando lhe atravessam germes de morte, tais como a violĂȘncia, o desrespeito, a discriminação, a arrogĂąncia de um grupo em relação ao outro, o desprezo pelas formas diferentes, impĂ”e-se reagir pela via da prĂłpria cultura trabalhada na educação. Nela apostamos.
joĂŁo Batista LibĂąnio (http://www.jblibanio.com.br/) - Fonte: O Tempo - 07/03/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php