NOVO NOME DO SENADO: VILA SĂSAMO
10/12/2007 -
RAPIDINHAS
E O SENADO VIROU VILA SĂSAMO
O novo presidente Ă© o Garibaldo...ops...Garibaldi.
(Colaboração: Oliveira)
VAI VIRAR?
Garibaldo eleito presidente do Senado? A Volta da Vila SĂ©samo! O Senado vai virar a Vila SĂ©samo!
José Simão - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/12/07.
ORIGEM DA EXPRESSĂO: PARIS BEM VALE UMA MISSA
Na França do século 16, as guerras religiosas opunham calvinistas e católicos. Henrique IV, rei de Navarra, abdicou do Protestantismo para acalmar os ùnimos e se manter no poder. Corre à boca pequena que teria dito a tal frase quando se convertera ao Catolicismo. Significa fazer alguma coisa inesperada por interesse.
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 104.
O BAĂ DO BARĂO
"O livro Ă© o amigo que dĂĄ tudo e nada pede."
Amizade: Os livros sĂł se emprestam aos bons amigos. Mas os bons amigos nĂŁo pedem livros emprestados.
Visitas: As visitas, meu bem, alegria me dĂŁo, algumas quando vĂȘm, outras quando vĂŁo.
Homenagem a AparĂcio Torelly, o BarĂŁo de ItararĂ©.
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 104.
PIB PODE CRESCER ATĂ 5,5% em 2007, AFIRMA CONSULTORIA
O resultado do PIB do terceiro trimestre foi acima do previsto por grande parte dos analistas e indica que a economia pode crescer atĂ© 5,5% neste ano, segundo projeção da MB Associados, que foi quem mais se aproximou dos nĂșmeros divulgados ontem pelo IBGE.
A consultoria havia previsto uma expansĂŁo de 1,5% para o terceiro trimestre em relação ao perĂodo imediatamente anterior e o resultado foi 1,7%. JĂĄ em relação ao ano passado, a MB tinha projetado 5,1% para uma alta de 5,7%.
De acordo com a consultoria, para o quarto trimestre, a tendĂȘncia Ă© de continuidade da aceleração. A previsĂŁo Ă© um crescimento prĂłximo a 6% no Ășltimo trimestre do ano, o que garante uma alta do PIB de 5,5% em 2007.
Esse resultado, segundo a MB, deve ser puxado principalmente pela indĂșstria, que, em outubro, subiu acima de 10%. Para novembro e dezembro, a estimativa Ă© que a indĂșstria cresça acima de 7%, o que significa uma alta do PIB industrial na casa dos 5,5%.
A construção civil, de acordo com as projeçÔes da consultoria, também deve ajudar, com um crescimento de 5,3% no ano.
Do lado da demanda, a MB chama a atenção para o crescimento dos investimentos, que devem registrar um recorde na sĂ©rie histĂłrica iniciada em 1996, com uma alta de 13,3%. O nĂșmero Ă© bastante positivo porque indica que a oferta estĂĄ crescendo para se ajustar Ă demanda.
Esses nĂșmeros tambĂ©m influenciam as projeçÔes para 2008. A previsĂŁo para o PIB do ano que vem subiu de 4,5% para 4,7%, pelos cĂĄlculos da consultoria, com desaceleração ao longo do ano.
A grande preocupação Ă© a inflação. O IPCA jĂĄ se aproxima de 4,3%, prĂłximo do centro da meta, de 4,5%, o que deve gerar, segundo a MB, reuniĂ”es do Copom mais difĂceis do que as deste ano.
"Mantemos, por enquanto, a hipĂłtese de que os juros voltem a cair nas trĂȘs Ășltimas reuniĂ”es do Copom em 2008, mas nĂŁo descartamos a hipĂłtese de que o BC tenha que manter os juros em 11,25% ao longo de todo o prĂłximo ano", diz a nota de conjuntura da MB Associados.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/12/07.
ESTUDO DA IBM PREVĂ COMO SERĂ A SOCIEDADE DO FUTURO
A sociedade do futuro terĂĄ um saldo pessoal de carbono, um avatar com informaçÔes personalizadas no computador do mĂ©dico da famĂlia e, alĂ©m disso, os motoristas terĂŁo nos carros informaçÔes on-line sobre a situação das estradas.
Essas e outras previsĂ”es estĂŁo incluĂdas no relatĂłrio "Five in Five" (cinco em cinco), com cinco mandamentos da sociedade daqui a cinco anos, que a IBM acaba de lançar.
A relação reĂșne hipĂłteses baseadas em tendĂȘncias sociais e de mercado e em tecnologias emergentes. Todas sĂŁo bastante otimistas. Os tĂłpicos abordados vĂŁo desde a relação ecologia-economia atĂ© alimentação.
O primeiro mandamento diz que, em cinco anos, serĂĄ fĂĄcil ser ecolĂłgico e ainda economizar dinheiro com isso.
As pessoas terĂŁo um "saldo pessoal de carbono" facilmente administrado por tecnologias inteligentes de energia.
Haverå uma rede elétrica que oferecerå opçÔes limpas de energia (solar ou eólica) para abastecer a casa de acordo com a necessidade.
Meia década serå tempo suficiente para mudar o modo de dirigir, de acordo com as projeçÔes da IBM.
A empresa prevĂȘ o aumento da segurança por meio da tecnologia, com sistemas inteligentes de trĂĄfego, que tambĂ©m diminuirĂŁo os congestionamentos e a poluição causada pelos veĂculos. Esse tipo de tecnologia poderĂĄ ser encontrado nas cidades e nas estradas, com sensores ao longo das vias, que permitirĂŁo a comunicação entre os automĂłveis.
O telefone celular terå ainda mais funçÔes. Serå carteira, vendedor de ingressos, recepcionista, banco, companheiro de compras, entre outras utilidades.
A tecnologia invadirĂĄ tambĂ©m a cozinha da casa. Os alimentos serĂŁo rastreados e trarĂŁo todo o seu histĂłrico -desde o clima e o solo em que foi cultivado, atĂ© a que pesticidas ou tipo de poluição foi exposto. Com o maior trĂąnsito de alimentos, cultivados e produzidos em diferentes partes do mundo, a frase "vocĂȘ Ă© o que vocĂȘ come" serĂĄ levada mais a sĂ©rio.
Em cinco anos, a saĂșde evoluirĂĄ bastante. A IBM prevĂȘ mĂ©dicos com "supersentidos", que poderĂŁo ver, ouvir e entender o histĂłrico dos pacientes de novas formas.
Entre as inovaçÔes tecnolĂłgicas imaginadas para o perĂodo estĂĄ o avatar do paciente -representação 3D do corpo-, que poderĂĄ ser "investigado" com um mouse. Com ele, os mĂ©dicos poderĂŁo ter registros mĂ©dicos com um simples "clic".
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/12/07.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php