UNIVERSIDADES...
29/05/2014 -
MANCHETES DA SEMANA
RANKING AMĂRICA LATINA
English:
http://www.topuniversities.com/university-rankings-articles/latin-american-university-rankings/top-10-universities-latin-america-2014
QS â
http://www.topuniversities.com/
https://www.facebook.com/topuniversities
USP perde o posto de melhor universidade da América Latina. Instituição foi ultrapassada pela PUC do Chile em nova edição de ranking do ensino superior da região. à a segunda queda seguida em listagens internacionais; procurada pela Folha, USP não se manifestou.
Em meio a uma crise financeira e no mesmo dia em que funcionårios e professores entraram em greve por aumento salarial, a USP perdeu o posto de melhor universidade da América Latina.
A listagem, da consultoria britĂąnica QS, foi publicada em 27/5. A primeira posição ficou com a PontifĂcia Universidade CatĂłlica do Chile, que Ă© privada.
Essa é a primeira vez que a USP não lidera as instituiçÔes de ensino superior da região latino-americana na listagem universitåria do QS, feita na região desde 2011.
De acordo com Simona Bizzozero, uma das diretoras do QS, o resultado não significa que a USP tenha se deteriorado. "A pontuação dela é quase igual à do ano anterior", disse a especialista à Folha.
O que aconteceu foi que a instituição chilena melhorou significativamente de um ano para o outro.
Procurada pela Folha, a USP não comentou o resultado do ranking até a conclusão desta edição.
A notĂcia Ă© ruim para a USP, mas nĂŁo significa que o ensino superior no paĂs estĂĄ pior de maneira generalizada.
Neste ano, o Brasil tem seis universidades entre as dez melhores da América Latina --o dobro da avaliação anterior feita pelo QS.
A Unicamp e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) permanecem no topo da lista, junto com a Unesp e as federais de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, estreantes entre as melhores colocadas.
Mas, das 50 instituiçÔes do paĂs listadas, 30 perderam posiçÔes em relação a 2013 --especialmente as que estavam nas Ășltimas colocaçÔes.
NOVA QUEDA
No ano passado, a USP jå havia perdido pelo menos 68 casas no ranking universitårio internacional THE (Times Higher Education), concorrente do grupo QS na elaboração desse tipo de avaliação.
A universidade --Ășnica do Brasil que figurava entre as 200 melhores do mundo na listagem-- passou de 158Âș lugar em 2012 para o grupo de 226Âș a 250Âș lugar --a posição exata nĂŁo Ă© informada.
Nesse caso, o motivo apontado para a queda foi a falta de inglĂȘs na sala de aula. PaĂses como Holanda, Alemanha e França, por exemplo, oferecem aulas em inglĂȘs e tĂȘm universidades entre as cem melhores do mundo.
Aos 80 anos, a USP vive uma crise financeira. Gasta 103% do orçamento com a folha de pagamento e, em março, teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado por irregularidades ligadas a salårios.
Sabine Righetti - Colaborou Pedro Ivo TomĂ© â Fonte: Folha de S.Paulo â 28/05/14.
Mais detalhes:
http://www.topuniversities.com/university-rankings-articles/latin-american-university-rankings/top-10-universities-latin-america-2014
QS â
http://www.topuniversities.com/
https://www.facebook.com/topuniversities
PARA LER E REFLETIR
âĂ a pura verdade... Ideias bonitas Ă parte, pois a prĂĄtica e a histĂłria falam mais alto. Confira!â
Veja em que rumo o Brasil estĂĄ indo; mais quatro anos estaremos chegando lĂĄ.
Sabe quantos paĂses com governo socialista restam, agora, em toda a UniĂŁo Europeia?
Apenas 3:
1.Grécia 2.Portugal 3.Espanha.
Os trĂȘs estĂŁo endividados atĂ© o pescoço..
Eis as razÔes, segundo definiçÔes clåssicas de MARGARETH THATCHER:
"O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros".
"Ă impossĂvel levar o pobre Ă prosperidade atravĂ©s de legislaçÔes que punem os ricos pela prosperidade".
"Para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber".
"O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro alguém".
"Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irå sustentå-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação".
Fonte: Paulo Pio da Rocha e Silva (Colaboração: A. M. Borges)
O ECONOMISTA
Um matemĂĄtico, um contador e um economista se candidataram para o mesmo emprego.
O entrevistador chamou o matemĂĄtico e perguntou "Quanto Ă© 2 + 2 ?". O matemĂĄtico respondeu. "Quatro". "Mas quatro exatamente ?", indagou o entrevistador. O matemĂĄtico olhou surpreso para o entrevistador e disse "Sim, quatro, exatamente."
Chamou o contador e perguntou a mesma questão: "Quanto é dois mais dois ?". O contador disse: "Na média 4, acrescente ou tire 10%, mas na média é quatro."
Por Ășltimo chamou o economista. "Sr. Economista, quanto Ă© dois mais dois ?". O economista levantou, trancou a porta, fechou a cortina, sentou prĂłximo ao entrevistador e perguntou: "Diga-me uma coisa...o que vocĂȘ quer igualar?"
Fonte: http://www.daeconomia.ufba.br/.
ECONOMISTAS
"Economistas sĂł fazem sexo com modelos."
"Um economista Ă© um profissional pago para adivinhar coisas erradas sobre a economia. Um econometricista Ă© um profissional pago para usar computadores para adivinhar coisas erradas sobre economia."
"Falar Ă© fĂĄcil. A oferta Ă© sempre maior que a demanda."
"A Segunda Lei da Economia de Bentley: a Ășnica coisa mais perigosa que um economista Ă© um economista amador."
"Um analista polĂtico Ă© alguĂ©m sem Ă©tica o suficiente para ser um advogado, sem prĂĄtica o suficiente para ser um teĂłlogo e pedante o suficiente para ser um economista."
Fonte: http://www.daeconomia.ufba.br/.
COISAS DE ECONOMISTAS
Um economista experiente e um economista não tão experiente estavam andando, quando avistaram uma merda na calçada.
O economista experiente falou: "Se vocĂȘ comer esta merda eu te dou $ 20.000,00". O economista nĂŁo experiente calculou o problema de otimização e concluiu que o Ăłtimo seria comer a merda a fim de pegar o dinheiro.
Os dois continuaram andando pela rua atĂ© que quase pisaram em outra merda. O economista nĂŁo tĂŁo experiente disse: "Agora se vocĂȘ comer esta merda eu te dou $ 20.000,00."
ApĂłs avaliar cuidadosamente, o economista experiente comeu a merda e pegou o dinheiro.
Continuaram caminhando, enquanto o economista nĂŁo tĂŁo experiente divagava: "Veja, nĂłs dois temos a mesma quantidade de dinheiro que tĂnhamos antes, mas ambos comemos merda. Eu nĂŁo nos vejo em uma posição Ăłtima."
O economista experiente disse. "Bem, Ă© verdade, mas vocĂȘ estĂĄ subestimando o fato de que nĂłs dois estivemos envolvidos num comĂ©rcio de $ 40.000,00!"
Fonte: http://www.daeconomia.ufba.br/ - https://www.facebook.com/dapliniomoura?hc_location=timeline.
HISTĂRIA DE UM ECONOMISTA
Um economista que faz previsĂ”es tinha uma ferradura pendurada na porta de seu escritĂłrio. Quando perguntado, disse que era um amuleto para suas previsĂ”es darem certo. "Mas vocĂȘ acredita nestas superstiçÔes ?", lhe perguntaram. "Claro que nĂŁo!", respondeu. "EntĂŁo por quĂȘ vocĂȘ usa ?", "Bom... funciona dependendo se vocĂȘ acredita ou nĂŁo nestas coisas." (Niels Bohr, ganhador do prĂȘmio Nobel).
Fonte: http://www.daeconomia.ufba.br/.
NOTA Z
A professora para a Mariazinha:
- Mariazinha, me diga 3 partes do corpo que comecem com a letra D.
- Hummmm.... Dedo, Dente... e huummm... Dentina!
- Muito bem, vai levar uma nota que começa com D também!
- Dez! Oba!
E virando-se para o JoĂŁozinho:
- JoĂŁozinho, agora me diga 3 partes do corpo que comecem com a letra Z.
- ZĂłio, Zouvido e Zoreia, fessora!
- Vai levar uma nota que começa com Z também!
- Um zoito? Oba!!!
(Colaboração: Zoraide)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php