ROBOMANIA DIGITAL
04/11/2010 -
EU DIGITAL
"SOMMELIER VIRTUAL"
English:
http://www.nytimes.com/2010/09/15/dining/15ipad.html
Na Bone's, a churrascaria mais venerĂĄvel de Atlanta, os garçons agora recepcionam os clientes entregando-lhes um iPad no qual constam descriçÔes detalhadas e notas de 1.350 marcas de vinho disponĂveis na casa.
As maquininhas fascinaram os consumidores.
E, para surpresa dos donos, a venda de vinhos disparou da noite para o dia.
Outros restaurantes que fazem experiĂȘncias com cartas de vinhos no iPad, seja em Sydney, Londres ou Nova York, relatam resultados semelhantes.
Esse recurso parece gerar um maior interesse por vinhos e escolhas mais confiantes.
"Eu senti como se tivessem me passado o gabarito da prova", disse Bradley Kendall, cliente do Bone's que recentemente usou o iPad para escolher um cabernet franc Corté Riva 2005 por US$ 102, cerca de 25% a mais do que seu orçamento habitual.
Kendall afirmou que as notas que ele encontrou no iPad -dadas pelo crĂtico Robert Parker Jr.- transmitiram credibilidade.
Alguns usuårios dos iPads preveem a extinção gradual da carta de vinhos com capa de couro.
"Se fizerem um que consiga abrir uma garrafa de vinho, vou ficar morrendo de medo", disse Fred Dame, um dos 105 mestres sommeliers dos EUA e presidente da Fundação Educacional da Liga de Sommeliers.
A Incentient, empresa de Jericho (Nova York) que produz o software enolĂłgico do iPad, jĂĄ recebeu encomendas de 40 restaurantes, de acordo com Jennifer Martucci, vice-presidente de desenvolvimento, vendas e marketing.
"Restaurateurs-celebridades" como Gordon Ramsay e Todd English estĂŁo entre os pioneiros. Alguns restaurantes desenvolveram seus prĂłprios softwares.
"Escolher vinhos Ă© uma tradição antiga", disse Martucci, "mas chegou a hora de melhorarmos a experiĂȘncia da maneira como estamos acostumados a receber informação hoje".
Susan DeRose, sĂłcia do Bone's, achou inicialmente que "os homens ficariam brincando com ele e nĂŁo conversariam", mas isso nĂŁo aconteceu.
Jå Bob Reno, o gerente de vinhos da casa, contou que a reação inicial dele e dos colegas foi de cinismo.
"NĂŁo querĂamos ser substituĂdos", afirmou.
Mas os garçons logo começaram a apreciar o iPad por sua capacidade de monitorar a atualizar o estoque de 20 mil garrafas. E descobriram que os clientes continuavam pedindo conselhos.
"Com a informação no equipamento, eles parecem mais aptos a experimentar com a compra de varietais diferentes ou fora da sua faixa de preços", afirmou Reno.
"Fico impressionado, perplexo, mas eles parecem confiar mais no equipamento do que em mim, e sĂŁo pessoas que eu atendo hĂĄ dez anos."
A Bone's comprou 30 iPads por US$ 499 cada. Richard Lewis, sĂłcio da casa, disse que atĂ© agora nenhum foi furtado. "Ainda estamos preocupados", disse ele, "sobre se Ă© possĂvel controlar a tecnologia sem que ela controle vocĂȘ".
kevin Sack - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/11/10.
MatĂ©ria original em inglĂȘs:
http://www.nytimes.com/2010/09/15/dining/15ipad.html
CĂMERA TEEN
http://www.youtube.com/watch?v=3i-zYdOPG2k&feature=player_embedded
Sterling Johnson, mestre das bolhas de sabĂŁo nos Estados Unidos, encanta a criançada nesse vĂdeo. Em uma praia, munido de duas varetas, cria bolhas de sabĂŁo gigantes.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/11/10.
BLOG DO DUCHAMP
O suĂço Marcel Duchamp, precursor do dadaĂsmo, um dos principais movimentos artĂsticos do sĂ©culo XX, inaugura o seu Blog explicando como ele teve a ideia (apĂłs uma rĂĄpida ida ao banheiro) da criação de uma das suas principais obras, A Fonte.
Ela inaugurou o conceito de ready made (posteriormente utilizado em sopas, pizzas e novelas das 8). Em tempos de Bienal, Duchamp aconselha o espectador a não se intimidar se não entender a intenção dos artistas.
Para ler mais, acesse: http://blogsdoalem.com.br/duchamp/.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/).
MĂSICAS ANTIGAS
Nessa rĂĄdio online, Ă© possĂvel ouvir raridades do acervo do instituto Moreira Salles, que tem mais de 100 mil tĂtulos de cançÔes populares, a maioria do começo do sĂ©culo 20. Dividida por programas, o site permite conhecer os maiores sucessos da mĂșsica brasileira entre 1901 e 1905 e ouvir um documentĂĄrio de oito capĂtulos sobre Noel Rosa, cujo centenĂĄrio de nascimento acontece em dezembro.
Confira: http://ims.uol.com.br/radiobatuta.
Fonte: Aventuras na História (http://historia.abril.com.br/) - Edição 87.
WEBSITE - iExplore
www.iexplore.com
Site em inglĂȘs sobre turismo de aventura, oferece guias de viagem divididos por regiĂ”es e paĂses. HĂĄ tambĂ©m a separação por atividade, como tours de bicicleta, maratonas e triathlon, expedição polar, canoagem e vĂĄrios outros.
Uma seção interessante Ă© a "Once in a Lifetime" (em inglĂȘs, uma vez na vida), com listas de ideias para viagens realmente radicais.
Fonte: Folha de S.Paulo - 04/11/10.
CLIQUE
JOIN DIASPORA
Rede social que pretende ser uma alternativa ao Facebook. Ă focada nas medidas ligadas Ă privacidade
http://www.joindiaspora.com/
SUICIDE MACHINE
Site criado para ajudar o usuĂĄrio a sair de redes como Facebook, Twitter, LinkedIn e MySpace
http://suicidemachine.org/
LIKE BUTTON
PĂĄgina que reĂșne links compartilhados por pessoas por meio do Facebook. Ela os arruma em categorias e Ă© possĂvel usar o site por meio do seu perfil no Facebook
http://likebutton.me/
PAPER.LI
Ferramenta que faz com que a leitura do Twitter seja realizada como a de um jornal. O site organiza em formato de notĂcia os links compartilhados no microblog
http://paper.li/
TWIDUCATE
Rede social que auxilia professores a criar uma espécie de versão on-line da sala de aula
http://twiducate.com/
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/11/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php