TURMAS MARCIANAS
23/11/2012 -
TURMAS DO FM
GOOGLE MARS
English:
http://www.nasa.gov/mission_pages/mars/news/google-mars-update-3-13.html
More details:
http://www.google.com/mars/about.html
Google.com/earth/explore/showcase/mars
http://www.google.com/mars/
Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Google-Mars/61261187796?fref=ts
http://www.facebook.com/#!/pages/Google-Earth-have-MARS-L/371902039377?fref=ts
http://www.facebook.com/#!/pages/Google-Earth/44916896029?fref=ts
http://www.facebook.com/scifri
http://www.facebook.com/pages/Bill-Nye-The-Science-Guy/48947135361?ref=mf
Google Earth atualiza ferramenta e permite explorar Planeta Vermelho. Viagem a Marte ao vivo e em alta definição.
O serviço Google Mars, da ferramenta Google Earth, foi atualizado e agora permite uma visita em alta definição ao Planeta Vermelho, inclusive ao vivo. Para ativar o recurso, basta clicar no botĂŁo laranja no topo da tela do Google Earth e, graças Ă cĂąmera HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, Ă© possĂvel visualizar ĂĄreas com 20 m por pixel.
HĂĄ ainda uma "visita guiada" pelos locais em que o robĂŽ Curiosity poderia ter pousado, e as possibilidades de um passeio interativo narrado por Ira Flatow, da Public Radio, ou por Bill Nye, o Science Guy. Pontos de referĂȘncia famosos como o Monte Olimpo estĂŁo disponĂveis, assim como modelos em 3D de sondas que fornecem panoramas de 360Âș graus em alta resolução. A ferramenta oferece imagens de Marte desde 2009, mas, antes, as ĂĄreas tinham baixa resolução.
Exploração
Cientistas afirmam que a chegada do homem a Marte pode ser uma grande ameaça ao planeta, uma vez que trilhĂ”es de micrĂłbios viajariam com cada astronauta que chegar ao solo marciano. RobĂŽs como a Curiosity da Nasa, que pousou em Marte no dia 5 de agosto, podem ser limpos, mas ainda nĂŁo existe forma de fazer o mesmo com exploradores humanos. Os dados que o Curiosity estĂĄ coletando podem ajudar cientistas a entender o quĂŁo sensĂvel a superfĂcie do planeta pode ser para contaminação.
Fonte: O Tempo â 16/11/12.
Mais detalhes:
http://www.nasa.gov/mission_pages/mars/news/google-mars-update-3-13.html
Confira:
http://www.google.com/mars/about.html
Google.com/earth/explore/showcase/mars
http://www.google.com/mars/
Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Google-Mars/61261187796?fref=ts
http://www.facebook.com/#!/pages/Google-Earth-have-MARS-L/371902039377?fref=ts
http://www.facebook.com/#!/pages/Google-Earth/44916896029?fref=ts
http://www.facebook.com/scifri
http://www.facebook.com/pages/Bill-Nye-The-Science-Guy/48947135361?ref=mf
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
FEEDBACK CORPORATIVO
Simoni Missel
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 37 (208 pĂĄgs.)
Fruto de 427 entrevistas com lĂderes de 249 empresas, o livro da psicĂłloga Simoni Missel defende que fornecer e receber retornos sobre atividades realizadas no trabalho compĂ”em o mĂ©todo mais eficaz para se alcançar o sucesso profissional. Para ela, o feedback Ă© ferramenta poderosa para reter talentos e enfrentar problemas.
Leonardo Rodrigues â Fonte: Folha de S.Paulo â 17/11/12.
Detalhes:
http://www.saraivauni.com.br/Obra.aspx?isbn=9788502179479
http://www.facebook.com/#!/EdSaraivaDidaticos?fref=ts
EVOLUĂĂO POLĂTICA DO BRASIL
Reintegração de nove ensaios devolve peso Ă obra "Evolução PolĂtica do Brasil".
Publicado originalmente em 1933, "Evolução PolĂtica do Brasil", de Caio Prado Jr., representou uma ruptura na historiografia do paĂs.
Pela primeira vez, um autor usava conceitos marxistas para explicar a trajetĂłria polĂtica dos perĂodos colonial e imperial.
Quase oito décadas mais tarde, o livro, radical e pouco ortodoxo, leva o leitor de hoje a imaginar o forte impacto daquela anålise na intelectualidade de esquerda dos anos subsequentes.
A "Evolução PolĂtica" paga o preço do pioneirismo. Algumas chaves de leitura, de qualquer maneira, seriam para sempre incorporadas ao repertĂłrio das esquerdas.
Uma delas Ă© a de que o perĂodo conturbado entre os dois reinados teve mais a ver com luta de classe do que com simples desordens. Caio Prado foca sobretudo a sublevação dos cabanos, no ParĂĄ, entre 1833 e 1836, o Ășnico movimento "em que as camadas inferiores da população conseguem ocupar o poder de toda uma provĂncia com certa estabilidade".
Essa e outras insurreiçÔes, como a Revolta dos Balaios, acabaram sendo sufocadas. "O ImpĂ©rio afinal se estabiliza no seu natural equilĂbrio: a monarquia burguesa", escreve o autor.
O escritor pinta o painel histórico com grandes pinceladas. Assim, nos primórdios, a colonização decorre da ação de uma "burguesia comercial sedenta de lucros".
Na sequĂȘncia, vem a menção ao mercado interno, "limitadĂssimo" pelas condiçÔes da população colonial e pelas dificuldades de comunicação.
Ă a gĂȘnese da polĂȘmica da ideia de que o Brasil estava destinado a atender o mercado externo, e que esse seria o "sentido da colonização".
A tese, desenvolvida em "Formação do Brasil ContemporĂąneo", tornou-se polĂȘmica porque estudos posteriores demonstraram que havia um mercado interno, informação subestimada pelo autor.
A presente edição de "Evolução PolĂtica" reĂșne outros nove ensaios que integravam a edição de 1953, desmembrada desde 1983. A decisĂŁo devolve peso Ă obra.
Ă o caso da abordagem do jornal "Tamoio", que circulou no Rio em 1823 como porta-voz do pensamento de JosĂ© BonifĂĄcio, que, ex-ministro de dom Pedro 1Âș, combatia os portugueses.
Hostil aos colonizadores enquanto indivĂduos nascidos no reino, o jornal, segundo Prado, se perdia em ataques estĂ©reis.
O jornal e o polĂtico nĂŁo tĂȘm culpa, mas, diz o autor, carregam "pequena parcela de responsabilidade" por uma evolução polĂtica marcada pelo reacionarismo.
EVOLUĂĂO POLĂTICA DO BRASIL
AUTOR Caio Prado Jr.
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 44 (328 pĂĄg.)
AVALIAĂĂO Bom
Oscar Pilagallo, jornalista, Ă© autor de "HistĂłria da Imprensa Paulista". - Fonte: Folha de S.Paulo â 17/11/12.
Detalhes:
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13259
http://www.facebook.com/companhiadasletras
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php