CRIATIVIDADE NO MARKETING
30/05/2013 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (ALBANOS)
See:
http://www.youtube.com/watch?v=4CQa--eCFE0
Albanos â
http://albanos.com.br/
http://www.facebook.com/#!/choperiaalbanos?fref=ts
Sou BH â
http://www.soubh.com.br/
http://www.facebook.com/soubhevoce
AĂ pessoal, esse tipo mensagem vale a pena compartilhar!
Pela nossa conscientização. Por menos violĂȘncia no trĂąnsito.
Parabéns aos idealizadores!
Parabéns ao Albanos!
(Colaboração: Waldeyr E. de Paula Junior)
Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=4CQa--eCFE0
Albanos â
http://albanos.com.br/
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Sou BH â
http://www.soubh.com.br/
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PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br
Cliente, este intruso
* por Tom Coelho
âO trabalho seria Ăłtimo se nĂŁo fosse por esses malditos clientes."
(Jeff Anderson, em âO balconistaâ)
A economia brasileira anda de lado. O pĂfio crescimento do PIB aliado a uma inflação inercial persistente Ă© motivo de preocupação. Dentro deste cenĂĄrio, seria de se esperar uma postura mais propositiva por parte do empresariado no tratamento ao consumidor. Mas nĂŁo Ă© o que vemos.
Produtos estĂŁo comoditizados e dis ponĂveis a um click. Ă pouco provĂĄvel que vocĂȘ encontre em uma loja fĂsica condiçÔes mais vantajosas ou equivalentes Ă s oferecidas no mercado eletrĂŽnico. Portanto, se nĂŁo houver urgĂȘncia na aquisição, melhor comprar pela internet, deixando shoppings e centros comerciais para passear, olhar vitrines e tomar um sorvete no final.
JĂĄ com o setor de serviços Ă© diferente, porque conhecimento, talento e expertise nĂŁo se medem Ă distĂąncia. DaĂ a importĂąncia de depoimentos e referĂȘncias sobre o nĂvel do trabalho e a qualidade do atendimento prestado ao cliente. Pois Ă© justamente aqui que as empresas pecam vergonhosamente.
Vamos pegar como exemplo serviços especializados, tais como marcenaria, paisagismo, instalaçÔes elĂ©tricas, manutenção, entre o utros. Considerando-se a baixa qualificação da mĂŁo de obra no mercado de trabalho atual, seria possĂvel a qualquer empresa estabelecer com facilidade uma autĂȘntica reserva de mercado em Ăąmbito local, bastando oferecer um bom serviço, com preço justo e atendimento impecĂĄvel.
Dia destes necessitei de uma assistĂȘncia tĂ©cnica autorizada â apenas uma empresa estava credenciada para atender em meu municĂpio, que contabiliza mais de 200 mil habitantes. O primeiro contato por telefone foi um fiasco: imagine uma atendente relapsa, com voz desinteressada e que finaliza prometendo retornar em âcinco minutinhosâ. No dia seguinte, procuro pelo proprietĂĄrio do estabelecimento que agenda visita a minha residĂȘncia. Ele comparece, Ă© solĂcito, deixa seu cartĂŁo de visitas, compromete-se a enviar um orçamento com brevidade e... desaparece !
Uma semana depois, faço contato por e-mail, cobrando a proposta comercial e a visita de outro tĂ©cnico que viria para avaliar um segundo serviço. A resposta Ă© uma pergunta absurda: âQual o seu endereço?â. Ou seja, o dono, aquele que esteve presencialmente em minha casa, nĂŁo passou a informação adiante. E o referido tĂ©cnico comparece dias depois, com jaleco de outra empresa, pois Ă© terceirizado.
Esta comĂ©dia de erros se prolonga por mais alguns dias atĂ© que eu consiga resolver meu problema com uma empresa localizada a quase 100 km de minha residĂȘncia.
Não é por acaso que um estudo divulgado em 2012 pelo Procon-FGV apontou que as empresas perdem seus clientes pelo fator preço em 9% dos casos, devido à qualidade dos produtos ou ser viços em 14% das ocasiÔes, e por indiferença ou mau atendimento em 68% das vezes!
Eu teria uma dezena de histĂłrias similares para relatar. Infelizmente, elas nĂŁo seriam apenas minhas, mas retrato de experiĂȘncias vividas por cada um de nĂłs que, na qualidade de clientes, somos tratados nĂŁo como pessoas bem-vindas, mas como incĂŽmodos intrusos.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de âSomos Maus Amantes â ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamentoâ (Flor de Liz, 2011), âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos atravĂ© s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
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