CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXVIII
03/07/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXVIII (NĂO BEBA E DIRIJA)
English - See another another persuading advertisements:
http://www.dirjournal.com/internet-journal/most-persuading-and-scaring-examples-of-negative-advertising/
Alguns chamam de propagandas negativas, outros de persuasivas. O marketing pode encorajar vocĂȘ a fazer ou nĂŁo alguma coisa. A anĂĄlise final Ă© sua...
Veja mais alguns exemplos desse tipo de propaganda:
http://www.dirjournal.com/internet-journal/most-persuading-and-scaring-examples-of-negative-advertising/
PROFESSOR X
PRĂMIO VICTOR CIVITA - EDUCADOR NOTA 10
Seja vocĂȘ tambĂ©m um educador nota 10!
Professor, Coordenador PedagĂłgico e Diretor: prepare seu projeto e inscreva-se.
InscriçÔes até 12 de julho, somente pela internet:
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HONRA AO MĂRITO
A partir de agora, para vocĂȘ ganhar um tĂtulo de mestre nĂŁo serĂĄ mais necessĂĄrio entregar aquelas gigantescas dissertaçÔes, repletas de citaçÔes, rodapĂ©s, tudo isso embrulhado na hermĂ©tica linguagem universitĂĄria.
Basta um produto: mĂșsica, pintura, reportagem, software ou artigo. Muitos de seus professores nĂŁo ostentarĂŁo tĂtulos acadĂȘmicos, alguns deles talvez nem mesmo tenham diploma de ensino superior. Mas, necessariamente, precisa demonstrar reconhecida experiĂȘncia no mercado de trabalho.
Essa Ă© a consequĂȘncia de uma portaria propondo uma nova avaliação para os mestrados profissionalizantes, destinados a pessoas que nĂŁo querem dar aula nem fazer pesquisa, mas se aprimorar na sua profissĂŁo. A residĂȘncia mĂ©dica ou um MBA, por exemplo, jĂĄ valeriam o mestrado.
O ministro Fernando Haddad me diz que, com essas mudanças, serĂĄ mais fĂĄcil colocar nas universidades os talentos do mercado de trabalho, compartilhando sua experiĂȘncia com os alunos. ""Ă exatamente o que muitos estudantes esperam de seus cursos, depois que terminam a graduação", explica.
A chance de um sofisticado marceneiro, com seu diploma de ensino médio, dar aula num mestrado de arquitetura de uma USP indica que estamos metidos num interessante debate sobre méritos e talentos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, voltou a sinalizar que, além do jornalismo, mais diplomas poderão deixar de ser obrigatórios -arquitetura, administração, educação, economia, e por aà vai.
Se um advogado, devidamente treinado em comunicação, pode trabalhar em jornal, por que um aluno de engenharia nĂŁo poderia dar aula de fĂsica ou matemĂĄtica numa escola pĂșblica? Bastaria que tivesse uma ajuda para saber transmitir seu conhecimento.
Para melhorar as escolas pĂșblicas, a cidade de Nova York chama os talentos da sociedade e oferece um curso de didĂĄtica em apoio -sĂŁo mandados para os piores lugares. Os resultados sĂŁo bons, claro. Os alunos gostam de professores que adoram fazer coisas, sejam elas quais forem.
Esse tipo de questionamento pode parecer estranho agora num paĂs elitista dominado por cartĂłrios e corporaçÔes. Mas Ă© apenas consequĂȘncia da velocidade do conhecimento. Essa velocidade se traduziu com a morte de Michael Jackson: quem deu primeiro a notĂcia foi um site de celebridades (TMZ).
O debate sobre o mĂ©rito profissional e acadĂȘmico aparece das mais diversas formas -e ocorre, em boa parte, porque estamos buscando novas formas de medir eficiĂȘncia, uma das novidades (embora engatinhando) da administração pĂșblica no Brasil.
A Assembleia Legislativa de São Paulo acaba de aprovar projeto para contratação de professores. Mas, depois de passar no concurso, terão de fazer um curso. Docentes temporårios terão de se submeter a provas -assim como os dirigentes regionais de ensino. Só puderam criar bÎnus de desempenho para professor porque existem indicadores (trågicos, diga-se) sobre os alunos.
Centros de saĂșde e hospitais pĂșblicos tocados por entidades filantrĂłpicas apanharam de todos os lados, especialmente dos sindicatos e grupos ligados ao PT. Diante dos resultados positivos, inquestionĂĄveis pelos nĂșmeros, o governo federal, comandado pelo PT, chamou algumas dessas organizaçÔes para ajudar na gestĂŁo de mais hospitais pĂșblicos pelo paĂs.
Sabemos que os alunos do ProUni tĂȘm desempenho melhor que os alunos regulares; Ă© o que jĂĄ constamos com os cotistas das universidades. Os nĂșmeros desmontam assim bobagens sobre o risco desses jovens piorarem a vida acadĂȘmica. Ă o contrĂĄrio.
EstĂŁo mudando os critĂ©rios para entrada no vestibular porque se considera que o mĂ©rito nĂŁo estĂĄ em decorar informaçÔes, mas desenvolver uma rede de habilidades e competĂȘncias; premia-se quem aprende a aprender. O mercado premia quem aprende a fazer.
Essas mudanças sĂŁo resultado previsĂvel das sociedades democrĂĄticas em que se exige mais transparĂȘncia, todos tĂȘm de dar conta de seus atos e, portanto, sĂŁo mais avaliados e fiscalizados -e aĂ vai dos familiares de Sarney, no Senado, aos professores, montados em seus tĂtulos. NĂŁo Ă© Ă toa que, cada vez com mais intensidade, a sociedade olha desconfiada os privilĂ©gios das corporaçÔes, seja de polĂticos, seja de professores, seja de jornalistas.
A recente greve da USP se desmoralizou porque uma das suas principais causas era a readmissĂŁo de um funcionĂĄrio que teria sido demitido por justa causa em qualquer empresa; daĂ a novidade de alunos se rebelarem contra a greve.
PS- Ă um movimento mais rĂĄpido do que se imagina. Ă por isso que JosĂ© Sarney, acostumado a ver hĂĄ tanto tempo aquelas mamatas do Congresso, nĂŁo poderia imaginar que uma bomba explodiria em seu colo -a tal ponto que, cresce a pressĂŁo por sua renĂșncia. NĂŁo Ă© o Senado que piorou, mas a fiscalização que melhorou.
Gilberto Dimenstein (http://www.dimenstein.com.br/) - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/06/09.
PROFESSORA PASQUALINA
4° PRĂMIO PROFESSORES DO BRASIL
O PrĂȘmio Professores do Brasil, promovido pelo MinistĂ©rio da Educação e instituiçÔes parceiras, visa a reconhecer o mĂ©rito de professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da Educação BĂĄsica, por meio de experiĂȘncias pedagĂłgicas bem-sucedidas.
Participe. Sua experiĂȘncia vai girar pelo paĂs. Novas prĂĄticas de ensinar e aprender.
Faça sua inscrição on-line até 31 de agosto pelo endereço:
http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil/aviso/
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 122 - Junho - 2009.
VALORIZAR O PROFESSOR
O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou um programa de incentivo a mudanças no ensino mĂ©dio elaborado pelo MinistĂ©rio da Educação. A pasta abandona a intenção de acabar com a divisĂŁo entre disciplinas, mas estimula escolas a "flexibilizar" seus currĂculos.
O programa final se ateve a medidas mais concretas, como a proposta de ampliação da carga horĂĄria de 2.400 horas nos trĂȘs anos para 3.000. Para alunos do turno da noite, a modificação implica um curso mais longo. Sem que as escolas consigam manter os estudantes em sala de aula, porĂ©m, a medida serĂĄ inĂłcua.
Na tentativa de tornar o ensino mĂ©dio mais atraente, o ministĂ©rio incluiu no programa a possibilidade de eleger cerca de cem escolas que tiverem feito modificaçÔes curriculares e dar-lhes verba extra. O bĂŽnus do MEC, contudo, continua escapando aos problemas mais graves da educação de jovens no Brasil: a desorientação de professores e diretores para ministrar o conteĂșdo mais bĂĄsico aos alunos.
Minadas por indisciplina, desinteresse e despreparo, as instituiçÔes de ensino mĂ©dio, em especial as pĂșblicas, se tornaram o retrato de problemas que se acumulam por toda a vida escolar brasileira, desde a prĂ©-escola.
A boa notĂcia Ă© a abertura neste ano de inscriçÔes para 54 mil vagas de professor da rede pĂșblica em universidades federais e estaduais. A ideia Ă© dar formação a docentes sem tĂtulos e atingir 330 mil pessoas atĂ© 2011. O programa, que deve consumir R$ 1,9 bilhĂŁo atĂ© 2012 em repasses Ă s instituiçÔes, abarca 21 Estados.
Na situação lastimåvel em que a educação se encontra, a formação dos professores e a valorização de sua carreira serå mais determinante para o correto andamento do ensino médio do que experimentalismos curriculares.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/07/09.
CNE - http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12449&Itemid=754
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
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