O SHOW DOS "REIS" DA LOGÍSTICA
31/08/2013 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGÍSTICA REVOLUCIONÁRIA (A PASSAROLA)
English:
Earlyaviators/egusmao
Brazilian Air Force –
Aer.mil.br/
Facebook/fanpage
Portuguese Air Force –
Emfa.pt/
Facebook/FAP
Memorial do Convento –
Submarino/memo-convento
José Saramago –
http://www.josesaramago.org/
Facebook/fjsaramago
O Padre Voador...
É de um luso-brasileiro a primeira aeronave a levantar voo no mundo: a Passarola, de Bartolomeu de Gusmão, que serviu ao escritor José Saramago no enredo de “Memorial do Convento”.
“Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido.” É assim que o escritor português José Saramago apresenta Bartolomeu de Gusmão no seu livro. A história que se segue é ficcional, mas a história real, é relembrada no Museu TAM através de uma réplica em escala do balão responsável pelo primeiro voo de um homem – uma invenção de Gusmão.
Em 1709, a corte portuguesa se reuniu para ver o padre jesuíta (nascido no Brasil colônia) colocar em funcionamento um projeto que ele havia descrito ao rei de Portugal, Dom João V, como sendo um “instrumento de andar pelo ar”. Era a Passarola, um balão de grandes dimensões que alçou voo naquela ocasião, precedendo em 74 anos a invenção dos irmãos Montgolfier e fazendo de Gusmão um pioneiro da aviação.
Daí em diante, a história da Passarola está envolta de mistérios. Diz-se que Bartolomeu de Gusmão nunca mais realizou nada digno de nota, pois foi alvo de piadas e acusações. Simbolicamente, no livro de Saramago, o balão é movido pela vontade das pessoas que, juntas, queriam construir algo novo e revolucionário.
Por Larissa Trigueirinho - Arthur Azevedo - Voo Livre – Fonte: Tam Nas Nuvens – Agosto 2013 – Número 68.
Mais detalhes:
Earlyaviators/egusmao
Força Aérea Brasileira –
Aer.mil.br/
Facebook/fanpage
Força Aérea Portuguesa –
Emfa.pt/
Facebook/FAP
Memorial do Convento –
Submarino/memo-convento
José Saramago –
http://www.josesaramago.org/
Facebook/fjsaramago
EVENTO: FESTIVAL EXIBE PRODUÇÃO CULTURAL UNIVERSITÁRIA O ArteUniverCidade, que ocorre de 3 a 6 de setembro no Memorial da América Latina, irá reunir a produção artística gerada dentro das universidades públicas de São Paulo. Trabalhos de professores, alunos e funcionários de USP, Unicamp e Unesp farão parte da programação, composta por 12 eventos, dentre eles exposições, coletivos de artes, mostra de vídeos, oficinas, peças de teatro e performances musicais. Mais informações em www.memorial.org.br.
Fonte: Folha de S.Paulo – 31/08/13.
BOB WOODWARD: REPÓRTER DO CASO WATERGATE DARÁ AULA EM UNIVERSIDADE NOS EUA
O veterano jornalista Bob Woodward, 70, que ao lado de Carl Bernstein escreveu para o "Washington Post" as impactantes reportagens sobre o escândalo do Watergate --levando à queda do então presidente norte-americano Richard Nixon, em 1974-- será professor, por breve período, na universidade Yale, no Estados Unidos, informou o jornal "Yale Daily News".
Woodward vai dar aulas no Seminário de Primavera, e ensinará a repórteres aspirantes técnicas de jornalismo investigativo, desenvolvidas em seus 40 anos de carreira.
"Penso que mesmo na era da impaciência e da velocidade, que hoje definem os meios de comunicação, há lugar para o jornalismo imersivo", disse Woodward. "Vou tentar compartilhar minha experiência".
Fonte: Folha de S.Paulo – 30/08/13.
UNIVERSIDADE DA SEMANA: UNIVERSIDADE YALE
As raízes de Yale podem ser atribuídas a década de 1640, quando um grupo de clérigos coloniais tomaram a iniciativa de estabelecer um colégio em New Haven para preservar a tradição da educação liberal europeia no Novo Mundo. Esta visão foi cumprida em 1701, quando a concessão foi concedida à escola. Em 1718 o nome da escola mudou para "Colégio Yale" em sinal de gratidão ao comerciante Welsh Elihu Yale que doou os recursos provenientes da venda de nove fardos de mercadorias, 417 livros, e um retrato do Rei George I.
Yale College sobreviveu intacto a Guerra Revolucionária Americana (1776-1781) e no final de seus primeiros cem anos havia crescido rapidamente. Os séculos XIX e XX trouxeram a criação de escolas de pós-graduação e profissionais que fariam de Yale uma verdadeira universidade. Escola de Medicina de Yale em 1810, seguida pela Faculdade de Teologia em 1822, Faculdade de Direito em 1824, e Escola Superior de Artes e Ciências em 1847 (que, em 1861, recebeu o primeiro Ph.D. D. (PhD) nos Estados Unidos), seguida pelas faculdades de Artes, em 1869, Music, em 1894, Silvicultura e Estudos Ambientais em 1900, Enfermagem 1923, Drama, em 1955, de Arquitetura, em 1972, e Administração, em 1974. A Universidade começou a admitir mulheres em 1869, pós-graduação e graduação em 1969.
Fonte: Yale.edu/about.
Universidade Yale –
http://www.yale.edu/
Facebook/YaleArtGallery
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php