INTER, Ă CAMPEĂO!
04/12/2008 -
FUTEBOL SHOW
INTER, O PRIMEIRO BRASILEIRO A VENCER A SUL-AMERICANA
English:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=1&setor=35
ParabĂ©ns ao Colorado gaĂșcho pelo tĂtulo da "Sul-Americana" diante do Estudiantes da Argentina. O Beira-Rio foi uma festa sĂł.
Leia mais:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Esportes&newsID=a2318471.xml
Veja mais fotos:
http://esportes.terra.com.br/futebol/sulamericana/2008/galerias/0,,OI79418-EI11506-FI928469,00.html
Site do Inter: http://www.internacional.com.br/home.php
Ă BOLA DE OURO, ORA POIS!
"Sou o primeiro, o segundo e o terceiro melhor do mundo."
Cristiano Ronaldo, antes de contar o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto gols da vitĂłria de 6 a 2 do Brasil sobre Portugal.
Fonte: Veja - Edição 2088.
CRISTIANO CONFIRMA FAVORITISMO
O resultado nĂŁo Ă© exatamente uma surpresa, e sim uma confirmação: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, 23, atacante portuguĂȘs do Manchester United, foi anunciado em 02/12 como o vencedor da Bola de Ouro da revista francesa "France Football". A distinção Ă©, ao lado dos trofĂ©us da revista britĂąnica "World Soccer" e da Fifa, uma das trĂȘs principais premiaçÔes do futebol mundial. Cristiano Ronaldo recebeu 446 pontos dos 96 jurados, de 480 possĂveis. Em segundo lugar, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, obteve 267 pontos. O espanhol Fernando Torres, do Liverpool, ficou em terceiro, com 165 pontos Ao receber o trofĂ©u no domingo, em Paris, Cristiano Ronaldo se tornarĂĄ o terceiro portuguĂȘs - depois de EusĂ©bio, em 1965, e de Figo, em 2000 - a empunhĂĄ-lo.
"Ronaldo Ă© um jogador sem igual: impermeĂĄvel Ă pressĂŁo psicolĂłgica, Ă© um joalheiro da arte decisiva do drible", derramou-se a revista em elogios ao craque. A vitĂłria do artilheiro quebra um jejum de 40 anos do Manchester. Desde o escocĂȘs Dennis Law, em 1964, do inglĂȘs Bobby Charlton, em 1966, e do norte-irlandĂȘs George Best, em 1968, um jogador do clube nĂŁo recebi a distinção. Agora, para entrar de vez Para entrar na categoria dos melhores jogadores de todos os tempos, Cristiano Ronaldo ainda tem que ganhar um tĂtulo com a seleção portuguesa. Ele jĂĄ chegou perto duas vezes, quando o brasileiro Luiz Felipe Scolari ainda comandava a seleção lusa, ao ser vice-campeĂŁo da Eurocopa-2004 e quarto colocado do Mundial de 2006.
PrĂȘmio merecido
Campanha. Na temporada 2007/2008, Cristiano Ronaldo foi o maestro do Manchester United.
Conquistas. O craque portuguĂȘs foi o artilheiro do Campeonato InglĂȘs, com 31 gols, e da Liga dos CampeĂ”es da Europa, com oito.
TĂtulos. Com a camisa do Manchester United, Cristiano Ronaldo conquistou o Campeonato InglĂȘs e a Liga dos CampeĂ”es.
KakĂĄ fica em oitavo
Paris. Os brasileiros estiveram em baixa na premiação da "France Footbal", divulgada ontem. O meia KakĂĄ, do Milan - vencedor do ano passado - foi o melhor colocado. Mesmo assim, o meia ficou na oitava posição, com 31 pontos - conseqĂŒĂȘncia, segundo ele, do mau momento do Milan. O volante Marcos Senna ficou em 11Âș lugar, com 16 pontos.
Fonte: O Tempo - 03/12/08.
France Football - http://www.francefootball.fr/FF/mag/sommaire_FF.html
Manchester United - http://www.manutd.com/default.sps?pagegid={B4CEE8FA-9A47-47BC-B069-3F7A2F35DB70}&newsid=6623453
Cristiano Ronaldo - http://www.cristianoronaldofan.net/
CAMPEONATO DA FACULDADE
"OlĂĄ, gostaria de saber o que aconteceu com o campeonato da Faculdade? Atenciosamente, JĂșnior". FM: Junior, A FNH nĂŁo Ă© clara e nĂŁo explica os reais motivos da nĂŁo realização do campeonato nesse semestre. Parece que a FNH deseja que a organização seja pelo D.A., sem a participação de quem sempre organizou, Ricarco & Buchecha. O fato Ă© que nĂŁo teve esse semestre e nĂŁo houve nenhum comentĂĄrio ainda sobre a possibilidade de ter no prĂłximo ano. Na despedida do Kiwi em novembro, o FM questionou a Dra. Marlene Catarina, mas nĂŁo obteve resposta. O FM brincou ainda que se nĂŁo houve um posicionamento, vai unir forças para realizar a "1ÂȘ Taça Velhos Horizontes". Ă preciso cautela, mas toda brincadeira tem um junto de verdade. Abraços.
PELĂ MANTĂM COROA
O estådio Rei Pelé, de Maceió (AL), continuarå com o seu nome. A tentativa da Assembléia de mudar o nome para Marta, serå vetada pelo governador.
Fonte: O Tempo - 30/11/08.
COPA 2014 - NEGĂCIOS DA BOLA
A Andrade Gutierrez estĂĄ de olho grande no MineirĂŁo. Tem pronto um megaprojeto para uma completa reforma do estĂĄdio e do seu entorno, que o prepararĂĄ para a Copa de 2014. Os planos da Andrade jĂĄ foram apresentados a AĂ©cio Neves.
Fonte: Veja - Edição 2089.
CINCO JOGADORES ESPECIAIS
Uma leitora me disse que critico a supervalorização dos técnicos, o que ela concorda, e ao mesmo tempo escrevo muito sobre eles. à verdade.
Hoje, vou falar de cinco jogadores especiais, por terem marcantes e diferentes caracterĂsticas.
Rogério Ceni revolucionou a função de goleiro. à o que joga melhor com os pés em todo o mundo.
Ele nĂŁo Ă© apenas um excelente cobrador de pĂȘnaltis e faltas. Isso nĂŁo Ă© difĂcil. Basta treinar muito. O que o distingue dos outros goleiros sĂŁo seus Ăłtimos passes para iniciar as jogadas ofensivas e as coberturas que faz dos zagueiros, quando esses adiantam a marcação.
Como disse o grande goleiro Raul Plasmann, os esquemas tåticos não deveriam ser chamados de 4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, e sim de 1-4-4-2, 1-4-3-3, 1-3-5-2. O goleiro não pode mais ser visto como um Robinson Crusoé, sem celular.
Os melhores momentos de Guilherme sĂŁo brilhantes. Ele Ă© um dos poucos atacantes que finalizam bem e que dĂŁo eficientes e surpreendentes passes. Se quiser ser um craque, Guilherme nĂŁo pode se apagar tanto quando nĂŁo conseguir brilhar.
Mesmo assim, prefiro seu brilho fugaz ao atacante regular, mesmo os que fazem mais gols que ele.
HĂĄ muitos bons cruzadores de bolas paradas, jogando no Brasil e fora, mas nenhum Ă© tĂŁo preciso quanto Jorge Wagner. Em seus cruzamentos, a bola vai forte, em curva e na altura certa. Passa centĂmetros por cima da cabeça de quem estĂĄ na frente e cai dentro da ĂĄrea. NĂŁo dĂĄ para o goleiro sair. Saem assim muitos gols do SĂŁo Paulo.
Hernanes e Ramires nĂŁo sĂŁo volantes nem meias. SĂŁo armadores defensivos e ofensivos. Hernanes possui uma rarĂssima qualidade, que Ă© ter a mesma eficiĂȘncia com os dois pĂ©s para dominar a bola, driblar, passar e finalizar. Ă bonito vĂȘ-lo jogar, com o corpo ereto, olhando para frente e nĂŁo para a bola.
Ramires, em uma fração de segundos, sai de sua intermediĂĄria para fazer gol dentro da ĂĄrea. Isso Ă© tambĂ©m raro. Como ele chega na frente com muita velocidade e com o corpo desequilibrado, erra muitas finalizaçÔes e passes decisivos. Se diminuir essa deficiĂȘncia, vai se tornar um excepcional jogador.
Dunga criticou os que pedem a convocação de Hernanes e Ramires. Para o técnico, os dois teriam que jogar na seleção de uma maneira diferente do que fazem em seus clubes.
NĂŁo Ă© verdade. Hernanes e Ramires tĂȘm a mesma função que Elano e Anderson tiveram contra Portugal. Chegar muito e bem na frente, como fazem Hernanes e Ramires, Ă© uma grande virtude, e nĂŁo um problema. Hernanes Ă© melhor que Elano e Anderson. As excelentes atuaçÔes dos dois contra Portugal nĂŁo sĂŁo as habituais.
Como se vĂȘ, acabei falando dos tĂ©cnicos. Eles estĂŁo em toda parte. Tomaram conta do futebol.
TostĂŁo - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/11/08.
COISAS BOAS E RUINS
Os melhores do BrasileirĂŁo nĂŁo sĂŁo necessariamente os melhores. Estiveram melhores na maior parte do campeonato.
A minha seleção é formada por Rogério Ceni; Victor, André Dias, Thiago Silva e Juan; Willian Magrão, Hernanes e Ramires; Alex, Guilherme e Keirrison.
VĂĄrios outros jogadores tambĂ©m foram destaques, como os goleiros FĂĄbio e Victor, os alas Jorge Wagner e Leonardo Moura, os zagueiros Miranda, FĂĄbio Luciano, Ronaldo Angelim e RĂ©ver, os volantes Marquinhos ParanĂĄ, FabrĂcio, Guiñazu, Rafael Carioca, Ibson, Arouca e Jean, os meias Tcheco, Paulo Baier, Wagner, LĂșcio FlĂĄvio, Renan Oliveira, Marquinhos, Hugo e Diego Souza, e os atacantes KlĂ©ber, KlĂ©ber Pereira, Nilmar e Alex Mineiro. Certamente, esqueci de alguĂ©m.
Como esta seleção estå escalada para jogar e vencer, e por ter dois zagueiros, dois alas e dois armadores que atacam bastante (Hernanes e Ramires), prefiro o volante Willian Magrão a mais um meia. Poderia ser também um terceiro zagueiro.
O esquema tåtico com dois zagueiros, dois laterais, dois volantes e dois meias livres e próximos de dois atacantes, que era tradição no Brasil e que ainda é usado para eleger os melhores do campeonato, jå foi abandonado hå muito tempo na Europa e é hoje pouco utilizado pelos clubes brasileiros.
Hernanes foi o craque, e Keirrison, a revelação, apesar de jå ter brilhado no ano passado, na segunda divisão.
Considerando a colocação na tabela, o custo e a qualidade do elenco, escolho Celso Roth para treinador.
RenĂȘ SimĂ”es merece um voto especial. Parte da imprensa nĂŁo deveria rotulĂĄ-lo de mais um tĂ©cnico motivador, de frases feitas e contador de fĂĄbulas. RenĂȘ Ă© muito mais que isso. AlĂ©m de bons conhecimentos tĂ©cnicos e tĂĄticos, RenĂȘ Ă© um treinador com uma ampla visĂŁo do mundo e das pessoas, sensĂvel e sem a prepotĂȘncia de outros tĂ©cnicos.
Ă preciso ter treinadores como RenĂȘ para contrabalancear outros, como Renato GaĂșcho.
ApĂłs o jogo contra o Coritiba, o tĂ©cnico do Vasco disse que foi a vitĂłria da inteligĂȘncia de um tĂ©cnico. Parei!
NĂŁo sei quem foi o melhor ĂĄrbitro. Sei apenas que todos sĂŁo ruins para marcar faltas e pĂȘnaltis.
Os que marcam poucas faltas, como Leandro Vuaden, erram menos que os que marcam muitas, como quase todos os outros.
Na parte tĂĄtica, foi quase o fim do volante-zagueiro, que nĂŁo sabe jogar na zaga nem no meio-campo.
Quase todos os times que atuaram com uma linha de trĂȘs defensores tinham trĂȘs autĂȘnticos zagueiros. Com isso, os volantes passaram a jogar no meio-campo, com a obrigação de defender, armar e atacar. Deveriam ser chamados de armadores, e nĂŁo de volantes. Espero que os tĂ©cnicos das categorias de base percebam essa evolução.
O Flamengo, dirigido pelo jovem e moderno Caio JĂșnior, foi a Ășnica das principais equipes que jogou, sem necessidade, com trĂȘs zagueiros e mais um volante-zagueiro (TorĂł ou Ayrton). SĂŁo quatro defensores, quase sempre juntos pelo meio.
RarĂssimas vezes, vi a burra marcação individual em todo o campo e sem respeitar o setor, que estava na moda anos atrĂĄs.
Ufa!
TostĂŁo - Fonte: Folha de S.Paulo - 03/12/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php