SĂO PATRĂCIO
19/03/2009 -
MARILENE CAROLINA
SAINT PATRICK'S DAY
English:
http://www.belfasttelegraph.co.uk/news/local-national/where-the-craic-is-on-st-patrickrsquos-day-14230035.html
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/northern_ireland/7947404.stm
As ruas de Belfast, capital da Irlanda do Norte, foram coloridas em 17 de março por fantasias para comemorar o dia do padroeiro dos irlandeses.
SĂŁo PatrĂcio (386 â 17 de Março de 493) foi um missionĂĄrio cristĂŁo e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa BrĂgida de Kildare e SĂŁo Columba.
Dia de SĂŁo PatrĂcio (em inglĂȘs: Saint Patrick's Day, em irlandĂȘs: LĂĄ 'le PĂĄdraig or LĂĄ FhĂ©ile PĂĄdraig'), Ă© a festa anual que celebra SĂŁo PatrĂcio, um dos padroeiros da Irlanda, e Ă© normalmente comemorado no dia 17 de Março. Essa data Ă© normalmente movida pela autoridade da Igreja. As pessoas vestem-se de trajes verdes.
Fonte: O Tempo / Wikipédia - 18/03/09.
Veja mais fotos:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1046547-5602,00.html
CANADĂ RECRUTA TRABALHADORES COM DIPLOMANO BRASIL
HĂĄ vagas. Em tempos de crise, essa Ă© a situação da provĂncia do QuĂ©bec, a segunda mais rica do CanadĂĄ. Nos Ășltimos anos a população cresceu pouco e tornou-se insuficiente para preencher as vagas. Por isso, o governo local estĂĄ recrutando mĂŁo-de-obra qualificada em outros paĂses, inclusive no Brasil.
"A crise é um problema conjuntural, e a falta de mão-de-obra no Québec é estrutural", diz a diretora do escritório de imigração do Québec em São Paulo, Soraia Tandel. No dia 26 de março, ela farå uma palestra sobre imigração em Belo Horizonte.
Os interessados devem ter formação tĂ©cnica ou universitĂĄria, atĂ© 35 anos e falar francĂȘs. Se passarem pela seleção, eles recebem um visto permanente, mas nĂŁo saem empregados do Brasil.
A expectativa é que em quatro meses os brasileiros consigam emprego e, em um ou dois anos, tenham uma boa colocação. Atualmente, entre 3.000 e 5.000 brasileiros moram no Québec e, depois de dez anos no local, 85% deles trabalham em sua årea de formação.
No CanadĂĄ, o governo oferece aula de francĂȘs e encaminhamento para emprego, mas nĂŁo ajuda de custo. Um solteiro gasta cerca de US$ 2.500 em trĂȘs meses sem emprego no QuĂ©bec.
ITĂLIA TEM CARĂNCIA DE ENFERMEIROS
A divisĂŁo mĂ©dica do GI Group na ItĂĄlia estĂĄ recrutando no Brasil enfermeiros para trabalharem em diversas regiĂ”es do paĂs. Para se candidatar Ă© preciso falar italiano e ter graduação em enfermagem com pelo menos 4.000 horas/aula. Se o curso tiver acima de 4.600 horas/aula nĂŁo Ă© preciso experiĂȘncia. Caso contrĂĄrio, sĂŁo exigidos atĂ© dois anos de experiĂȘncia. Os diplomas tĂȘm que ser revalidados na ItĂĄlia. O salĂĄrio inicial varia de 1.200 a 1.700 euros e os contratos sĂŁo de dois anos. NĂŁo hĂĄ limite de idade. (APP)
Ana Paula Pedrosa - Fonte: O Tempo - 20/03/09.
CanadĂĄ - http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php
ItĂĄlia - http://www.slrh.com.br/
IMPASSE - POLĂTICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES DIVIDE INTEGRANTES DE CCJ NO SENADO
Numa audiĂȘncia com debates acalorados, a ComissĂŁo de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado reuniu defensores e opositores do projeto de cotas nas universidades federais. Embora a proposta sĂł beneficie quem cursou o ensino mĂ©dio em escola pĂșblica, prevendo uma subcota para negros e Ăndios variĂĄvel em cada Estado, foi a questĂŁo racial que dominou a discussĂŁo.
De um lado, o doutor em geografia e articulista DemĂ©trio Magnoli e o cientista polĂtico BolĂvar Lamounier faziam crĂticas pesadas ao projeto. De outro, o juiz federal do Rio William Douglas, professor voluntĂĄrio da Educafro, uma ONG que oferece prĂ©-vestibulares para estudantes negros, e o procurador do Estado do Rio de Janeiro Augusto Werneck saĂam em defesa das cotas.
Segundo Magnoli, Ă© "demagogia barata" falar em reparação do que ocorreu durante a escravidĂŁo, pois, afirmou Magnoli, os negros de hoje tiveram ancestrais brancos, assim como os brancos tĂȘm antepassados negros, dado o alto grau de miscigenação. JĂĄ o juiz Douglas disse que os negros pobres sĂŁo mais discriminados do que os brancos pobres.
A reunião mostrou que os integrantes da CCJ estão divididos sobre a cota racial. Mas hå consenso de que é preciso um sistema que beneficie os mais pobres. A votação, que seria em uma semana, deverå ser adiada por 15 dias.
Fonte: O Tempo - 19/03/09.
DESIGUALDADE - A MĂE DE TODOS OS MALES
A desigualdade Ă©, pelo menos para o meu gosto, inaceitĂĄvel do ponto de vista Ă©tico e moral. Mas Ă© tambĂ©m "a mĂŁe de todos os males", segundo o jornal britĂąnico "The Guardian", em levantamento com base no livro "O NĂvel do EspĂrito: por que sociedades mais igualitĂĄrias quase sempre se saem melhor", de Richard Wilkinson e Kate Pickett.
Ele Ă© pesquisador do Centro para CiĂȘncias da População da Universidade de Nottingham. Ela, do Departamento de CiĂȘncias da SaĂșde da Universidade York.
Dois exemplos: sociedades com alto nĂvel de desigualdade registram trĂȘs vezes mais doenças mentais do que paĂses com bom nĂvel de coesĂŁo social; nascem dez vezes mais bebĂȘs de mĂŁes adolescentes em sociedades desiguais do que nas mais iguais.
No mundo desenvolvido, os Estados Unidos sĂŁo os campeĂ”es da desigualdade: os 20% mais ricos tĂȘm renda 8,5 vezes superior a dos 20% mais pobres. O JapĂŁo Ă© o mais igualitĂĄrio: os ricos tĂȘm 3,4 vezes mais que os pobres.
Detalhe sobre o Reino Unido: foi no governo Margaret Thatcher, a mãe mundial do ultraliberalismo, que a desigualdade disparou. Começou, em 1979, com 101 (a base de comparação é 1974, com 100), e chegou a 130 em 1989, quando ela deixou o posto para John Major.
Hoje, depois de dez anos de trabalhismo, estĂĄ em 140.
Os dados sobre desigualdade no Brasil sĂŁo sabidamente obscenos.
Mas igualmente obscena Ă© a lenda da queda da desigualdade que alguns acadĂȘmicos vĂȘm espalhando, mesmo sabendo que a Ășnica desigualdade que caiu foi entre assalariados. NĂŁo caiu, atĂ© aumentou, a desigualdade relevante que Ă© entre o rendimento do capital e o rendimento do trabalho.
Espalhar essa lenda significa anestesiar, no governo e na sociedade, a necessidade de combater a "mĂŁe de todos os males".
ClĂłvis Rossi - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/03/09.
The Guardian - http://www.guardian.co.uk/
O Livro - http://www.amazon.co.uk/Spirit-Level-Societies-Almost-Always/dp/1846140390
Universidade de Nottingham - http://www.nottingham.ac.uk/
Universidade York - http://www.yorku.ca/web/index.htm
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php