FALANDO EM WIKIPEDIAMANIA
15/01/2010 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
WIKI READER
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Para wikimanĂacos. JĂĄ pensou ter o conteĂșdo da Wikipedia em qualquer lugar, mesmo sem internet? Este gadget leva na memĂłria todos os 3 milhĂ”es de verbetes da Wikipedia (em inglĂȘs). Seu conteĂșdo Ă© atualizado a cada 6 meses. Nos EUA: R$ 170.
Fonte: Super Interessante - Edição 274.
Mais detalhes:
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MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Adorei receber a edição do Faculdade Mental em Lisboa para matar a saudade" FM: Valeu ClaudiĂŁo! Sucesso para vocĂȘ aĂ em Lisboa.
"ParabĂ©ns FM e Feliz Ano Novo!!!" FM: Muito obrigado. Desejamos o mesmo a vocĂȘ e todos os nossos leitores. Feliz 2010!
"O que vocĂȘ verĂĄ no vĂdeo do You Tube aconteceu agora dia 23 de dezembro. Foi programado por duas companhias aĂ©reas portuguesas para brindar os passageiros que esperavam para embarcar. Veja, pois foi muito legal!!! http://www.youtube.com/watch?v=rWjZX57QQDY&feature=related. (Colaboração: A.M.B.)" FM: Valeu!!!
"A Lei Terezoca foi 'feita' para possibilitar a tutela de menor, no caso filha de uma amante de 'ChatĂŽ'. Sua citação, em relação a casamento/divĂłrcio Ă© errada." FM: Sempre aprendendo... ReferĂȘncia ao Fazendo Direito de junho de 2007 (http://www.faculdademental.com.br/fazendoDireito2.php?not_id=0000877). Gratos.
HERBERT RICHERS
"Herbert Richers transformou nossa linguagem. Ele revogou todas as regras que constrangiam nossa fala. Em particular, ele nos libertou da estapafĂșrdia necessidade de expressar um sentido"
A morte de Herbert Richers foi o acontecimento mais marcante de 2009. O mais marcante e, desoladoramente, o mais negligenciado. Herbert Richers montou seu estĂșdio de dublagem em 1950. Em seis dĂ©cadas de trabalho, adaptando filmes, seriados de TV e desenhos animados, ele contribuiu de maneira decisiva para moldar e disseminar o dialeto tapuio com o qual passamos a nos comunicar.
Se a lĂngua portuguesa teve CamĂ”es â com seus latinismos, com seus volteios eruditos, com sua sonoridade Ă©pica â, o patoĂĄ nacional teve Herbert Richers â com seus estrangeirismos, com seus falsos cognatos, com sua sonoridade de locutor de rĂĄdio. De dublagem em dublagem, Herbert Richers transformou nossa linguagem. Violentando predicados, pervertendo complementos, corrompendo particĂpios, ele revogou todas as regras que constrangiam nossa fala. Em particular, ele nos libertou da estapafĂșrdia necessidade de expressar um sentido. Mas ele foi mais longe do que isso. AlĂ©m de revolucionar nossa linguagem, Herbert Richers revolucionou tambĂ©m nossa moral. Quando Jack Lemmon, numa comĂ©dia de Billy Wilder, tem a mesma voz e, principalmente, os mesmos atributos estĂ©ticos de Salsicha, num episĂłdio do desenho animado Scooby-Doo (ambos â Jack Lemmon e Salsicha â dublados por MĂĄrio Monjardim), o resultado sĂł pode ser uma sociedade como a nossa, em que todos os valores se equivalem e, portanto, se anulam.
No Brasil, atualmente, Dilma Rousseff Ă© quem melhor encarna a reviravolta moral e linguĂstica realizada por Herbert Richers. Ela Ă© o epĂgono ideal de Carlos Campanile (dublador de Clint Eastwood, Al Pacino, Robert de Niro e Thor dos Cavaleiros do ZodĂaco), de Garcia Neto (dublador de Gregory Peck e do Homem-Fera) e de Sumara Louise (dubladora do desenho Gasparzinho e de Meryl Streep). Se alguĂ©m lhe pergunta por que as obras do programa Minha Casa, Minha Vida continuam paradas, Dilma Rousseff responde como um mĂ©dico-legista, num filme estrelado por Bruce Willis (ambos â Dilma Rousseff e Bruce Willis â dublados por Newton da Matta): "Olha, nĂŁo Ă© isso que nĂłs estamos vendo. NĂŁo Ă© isso que a gente estĂĄ vendo e eu vou te falar a partir do que. Hoje, jĂĄ tem mais de 400 projetos apresentados para a Caixa, dominantemente naquela distribuição em que zero a trĂȘs Ă© o pessoal que faz a moradia para renda de zero a trĂȘs salĂĄrios mĂnimos, Ă© a grande maioria".
Sim, a morte de Herbert Richers, ocorrida dois meses atrĂĄs, foi o acontecimento mais marcante de 2009. Mas ele estarĂĄ sempre presente em 2010.
Diogo Mainardi - Fonte: Veja - Edição 2147.
HOMENAGEM A SĂO PAULO
No aniversĂĄrio de SĂŁo Paulo, Orquestra Grupo PĂŁo de AçĂșcar faz espetĂĄculo no Museu da Casa Brasileira
Em homenagem ao aniversĂĄrio da cidade de SĂŁo Paulo, a Orquestra Grupo PĂŁo de AçĂșcar faz uma apresentação no dia 25 de janeiro, Ă s 11h, no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada Ă Secretaria de Estado da Cultura. Sob a regĂȘncia do maestro Daniel Misiuk e direção artĂstica de Renata JaffĂ©, a orquestra formada por 40 jovens com idades entre 10 e 21 anos vai mostrar como a mĂșsica aparece como o elo maior entre professores, alunos e colegas, e que transforma a comunidade em que estĂŁo inseridos e onde sĂŁo os protagonistas em igual importĂąncia.
O repertĂłrio da apresentação reĂșne mĂșsicas dos principais grupos de imigrantes de SĂŁo Paulo, como italianos, japoneses, judeus, e tambĂ©m ritmos regionais, nordestino e sertanejo. Programa: Abertura da Sinfonia Paulistana (Billy Blanco); Czardas (Vittorio Monti); Gabriel's Oboe (Enio Morricone) ; Hava Nagila (canção folclĂłrica hebraica); Io Che Amo Solo Te (Sergio Endrigo); AtrĂĄs do Trio ElĂ©trico (Caetano Veloso); LeilĂŁo (Cesar Menotti e Fabiano); Brasileirinho (Waldir Azevedo).
Os jovens participantes tiveram o inĂcio do aprendizado musical no Programa de MĂșsica do Instituto Grupo PĂŁo de AçĂșcar, que hĂĄ 10 anos mantĂ©m o MĂ©todo JaffĂ© de Ensino Coletivo de Cordas como base de seu Programa Social de Desenvolvimento Humano. O princĂpio Ă© dar ao jovem das comunidades de SĂŁo Paulo a oportunidade de exercer a cidadania plena, trabalhando em equipe, valorizando semelhanças e aceitando as diferenças.
Eles ganham uma ferramenta importante para seu futuro, que Ă© o conhecimento, precursor da liberdade e da ascensĂŁo social.
Os jovens participantes tiveram o inĂcio do aprendizado musical no Programa de MĂșsica do Grupo PĂŁo de AçĂșcar, que hĂĄ dez anos mantĂ©m o MĂ©todo JaffĂ© de Ensino Coletivo de Cordas como base de seu Programa Social de Desenvolvimento Humano. O princĂpio Ă© dar ao jovem das comunidades carentes de SĂŁo Paulo a oportunidade de exercer a cidadania plena, trabalhando em equipe, valorizando semelhanças e aceitando as diferenças.
Eles ganham uma ferramenta importante para seu futuro, que Ă© o conhecimento, precursor da liberdade e da ascensĂŁo social.
Mais de 8.000 jovens jĂĄ passaram pelo Programa de MĂșsica do Grupo PĂŁo de AçĂșcar, sob a orientação da professora Renata JaffĂ© e sua equipe. Em dez anos de atuação, alguns de seus ex-alunos jĂĄ alcançaram a maioridade e tornaram-se profissionais na mĂșsica, ou em outras atividades para as quais as liçÔes aprendidas nos anos de vivĂȘncia do curso foram fundamentais.
Este espetĂĄculo nĂŁo faz parte do projeto MĂșsica no Museu, realizado aos domingos, Ă s 11h, de março a dezembro, que se consolidou na agenda de SĂŁo Paulo como uma alternativa de lazer que reĂșne mĂșsica de qualidade em um cenĂĄrio agradĂĄvel: o terraço do MCB, em frente ao seu jardim de 6.600 metros quadrados.
Maestro Daniel Misiuk - Iniciou sua carreira musical como trompista, atuando solo com grupos de cĂąmara, e como professor de orquestra. HĂĄ 15 anos desenvolve excelente trabalho como regente, iniciado nos Estados Unidos e depois na ItĂĄlia. De volta ao Brasil, o maestro Misiuk desenvolveu um intenso trabalho de concertos didĂĄticos e de formação de pĂșblico na prefeitura de SĂŁo Paulo, quando criou e desenvolveu o Projeto Teatro Municipal Visita, que levava a cada mĂȘs 45 grupos sinfĂŽnicos e de cĂąmara do Teatro Municipal Ă s casas de cultura, bibliotecas, teatros de bairro de SĂŁo Paulo, alĂ©m de atuar como maestro na Orquestra SinfĂŽnica Municipal nos Concertos DidĂĄticos do Teatro Municipal de SĂŁo Paulo. Com o MĂ©todo JaffĂ©, o maestro jĂĄ preparou e apresentou mais de 100 turmas de ensino, e desenvolve o trabalho com as orquestras formadas a partir do mĂ©todo em Santos e SĂŁo Paulo.
Renata Jaffé - Iniciou seus estudos de violino com seu pai, Alberto Jaffé, tendo sido também aluna do violinista Claudio Cruz. Em1982 mudou-se para Champaign - Urbana, em Illinois, Estados Unidos, continuando seus estudos na National Academy of Arts. Foi também violinista das Orquestras SinfÎnica Municipal de São Paulo e Jazz SinfÎnica do Estado de São Paulo.
à professora de violino desde 1986, e foi professora de violino do Pensacola Christian College - Florida, em 1994/95, época em que também começou a desenvolver o trabalho coletivo com o Método Jaffé, ainda nos Estados Unidos.
Serviço
MĂșsica no Museu - "Orquestra Grupo PĂŁo de AçĂșcar"
Segunda-feira, 25 de janeiro, Ă s 11h Entrada franca
Duração: 60 min
Capacidade: 230 lugares
Local: Museu da Casa Brasileira - Terraço - Av. Brig. Faria Lima, 2705
Tel. 3032-3727 Jardim Paulistano Site: www.mcb.org.br
Estacionamento: R$ 10,00
Visitação: o MCB estarå aberto das 10h às 18h, expecionalmente, em homenagem ao aniversårio da cidade de São Paulo
Ingresso: R$ 4,00 Estudantes R$ 2,00 Gratuito domingos e feriados
Acesso para pessoas com deficiĂȘncia.
Visitas monitoradas: 3032-2564
InformaçÔes para a imprensa:
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