O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
03/05/2012 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA VOADORA (GPS DOS POMBOS)
English:
http://m.bbc.co.uk/news/science-environment-17855194
http://www.nytimes.com/2012/04/27/science/study-sheds-light-on-how-pigeons-navigate-by-magnetic-field.html
Baylor College of Medicine - http://www.bcm.edu/
Science - http://www.sciencemag.org/
Rice University - http://www.rice.edu/
Aves são capazes de decodificar informaçÔes sobre as linhas do campo magnético terrestre e usam esses dados para orientar e direcionar seus voos.
Os humanos que nĂŁo foram agraciados pela natureza com um bom-senso de direção agora tĂȘm motivos de sobra para sentir inveja dos pombos. Um estudo da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston (EUA), publicado na prestigiada revista âScienceâ, identificou neurĂŽnios nos cĂ©rebros dessas aves, que sĂŁo capazes de decodificar a direção e a intensidade do campo magnĂ©tico da Terra. Essa habilidade faz com que esses animais desenvolvam uma espĂ©cie de GPS natural dentro de suas cabeças, capaz de apontar as direçÔes norte e sul e de identificar as longitudes geogrĂĄficas. Algumas pesquisas jĂĄ sugeriam que as aves sĂŁo dotadas de receptores de ondas magnĂ©ticas nos olhos, ouvidos e bicos. Outros estudos tambĂ©m jĂĄ haviam localizado as regiĂ”es do cĂ©rebro envolvidas na tradução desses sinais para orientaçÔes espaciais concretas. Mas atĂ© agora os cientistas ainda nĂŁo haviam identificado as cĂ©lulas cerebrais exatas que decodificam essas informaçÔes.
Para desvendar o mistério, os pesquisadores usaram um aparelho para anular o campo magnético natural da Terra e criaram um campo artificial dentro de um cÎmodo. Depois, colocaram sete pombos dentro desse quarto. Conforme manipulavam os ùngulos e a magnitude desse campo, os pesquisadores observaram respostas em 53 células cerebrais das aves. Essas respostas neuronais determinam a posição e a direção de voo dos animais, como se formassem um mapa mental. Não é de se estranhar que os pombos tenham sido usados como mensageiros na antiguidade e até durante a Segunda Guerra Mundial. Eles eram deslocados até um determinado local e depois usados para transportar cartas ao seu local de nascimento, jå que eles possuem a habilidade de encontrar o caminho de casa.
David Dickman, autor da pesquisa, acredita que nĂłs, humanos, podemos nos beneficiar do seu trabalho com as aves. Ele jĂĄ estĂĄ desenvolvendo â em parceria com a Universidade Rice, tambĂ©m em Houston â um novo tipo de sistema de posicionamento e localização, baseado no conhecimento gerado por esse tipo de pesquisa. âEsperamos conseguir criar um protĂłtipo em breveâ, disse o pesquisador em entrevista Ă ISTOĂ. Segundo Dickman, ainda hĂĄ algumas dificuldades a serem superadas, como mascarar os ruĂdos de outras fontes de energia, que podem perturbar o campo magnĂ©tico terrestre. TambĂ©m Ă© necessĂĄrio aumentar a sensibilidade do sistema para que pequenas distĂąncias possam ser cobertas. âMas temos esperanças de que funcioneâ, conclui.
Juliana Tiraboschi - Fonte: Isto à - Edição 2216.
Veja mais:
http://www.nytimes.com/2012/04/27/science/study-sheds-light-on-how-pigeons-navigate-by-magnetic-field.html
Faculdade de Medicina Baylor - http://www.bcm.edu/
Revista âScienceâ - http://www.sciencemag.org/
Universidade Rice - http://www.rice.edu/
NA MOSCA
HĂĄ dois meses um ministro do STF arriscou um palpite: o Supremo poderĂĄ declarar constitucionais as cotas nas universidades pĂșblicas por unanimidade. Parecia otimismo.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 29/04/12.
DAS 98 UNIVERSIDADES PĂBLICAS DO PAĂS, 70 OFERECEM COTAS
Maioria garante reserva de vagas para estudantes vindos da rede do governo. Em 13 instituiçÔes, hå bÎnus e outras 23 criaram vagas para açÔes afirmativas.
O Brasil tem 98 universidades federais e estaduais e, em 70 delas, Ă© oferecido algum tipo de ação afirmativa. A cota para alunos egressos da rede pĂșblica, por exemplo, estĂĄ presente em 61 instituiçÔes de ensino superior (caso da UFMG) e em 40 hĂĄ reserva de vagas para negros, segundo dados reunidos pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), do Instituto de Estudos Sociais e PolĂticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).
As duas modalidades sĂŁo as mais comuns no paĂs, mas algumas faculdades tambĂ©m beneficiam Ăndios, portadores de deficiĂȘncia, estudantes de baixa renda, nativos do Estado e mulheres, como ocorre na Federal de Alagoas.
Ao todo, 22,6% das vagas das universidades pĂșblicas do paĂs sĂŁo destinadas a esse tipo de polĂtica, que começou a ser utilizado nas instituiçÔes brasileiras em 2003. A Uerj, pioneira nesse tipo de sistema, hoje tem 7.418 cotistas, o que representa 28,8% do total de estudantes matriculados.
A reserva de vagas nas universidades estaduais do Rio foi instituĂda por lei e provocou muito debate no meio acadĂȘmico, açÔes na Justiça arguindo a sua constitucionalidade. Nove anos depois, o perfil das cotas no paĂs traçado pelo Gemaa mostra que, em 54 instituiçÔes (77,1%), foi decisĂŁo dos conselhos internos criar açÔes afirmativas, como ocorreu nas universidades federais do Rio (UFRJ) e Fluminense. Em 16 (22,9%), a cota foi estabelecida por lei.
Segundo o Gemaa, em 59 universidades (84,3%) foram adotadas cotas, em 13 (18,6%) hå bÎnus e em 23 (32,9%) foram criadas mais vagas voltadas para açÔes afirmativas.
Das 40 universidades pĂșblicas que reservam vagas para negros, sĂł quatro nĂŁo exigem que o aluno seja de escola pĂșblica ou de baixa renda - 90% delas fazem corte social. Trinta e quatro (85%) que utilizam esse sistema de cotas optam pela autodeclaração do candidato.
Medidas inclusivas
A Educafro, entidade que promove a inclusĂŁo educacional de negros, celebrou o resultado do julgamento do Superior Tribunal Federal (STF), que decidiu, por unanimidade, que as cotas raciais nas universidades sĂŁo constitucionais. Para o coordenador da Educafro, frei Davi, o prĂłximo passo Ă© ampliar o nĂșmero de universidade que adotam medidas inclusivas.
Fonte: O Tempo - 28/04/12.
UFMG - http://www.ufmg.br/
Gemaa - http://gemaa.iesp.uerj.br/
Iesp-Uerj - http://www.iesp.uerj.br/
UFAL - http://www.ufal.edu.br/
Uerj - http://www.uerj.br/
UFRJ - http://www.ufrj.br/
UFF - http://www.uff.br/
Educafro - http://www.educafro.org.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php