REPENSE!
10/04/2008 -
PENSE!
VEĂCULO ESPACIAL
English: http://www.space.com/missionlaunches/080408-exp17-launch.html
CazaquistĂŁo - nave russa Soyuz TMA-12 Ă© lançada no cosmĂłdromo de Baikonur. O veĂculo espacial conta com trĂȘs tripulantes, incluindo a primeira astronauta sul-coreana, Yi So-yeon, e substituirĂĄ a atual expedição da Estação Espacial Internacional (ISS).
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2732549-EI304,00-Soyuz+parte+rumo+a+ISS+com+astronauta+sulcoreana.html
Fonte: Terra - 08/04/08.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
REPENSE! Faça sua empresa diferente!
Por Adm. Marizete Furbino
"Nenhuma empresa Ă© melhor do que o seu administrador permite". Peter Drucker
Para que a empresa possa deslanchar neste mercado globalizado e altamente competitivo, em busca de eficiĂȘncia e eficĂĄcia em suas açÔes, alcançando o rebento denominado sucesso Ă© preciso prestar mais atenção, repensar sua prĂĄxis organizacional e considerar alguns pilares, que poderĂŁo ser considerados esteios em todo processo organizacional, tais como:
1Âș) a valorização do colaborador como o maior patrimĂŽnio da empresa- o indivĂduo que faz parte da empresa nĂŁo deverĂĄ ser visto como um objeto e sim como sujeito valioso de toda histĂłria organizacional. AlĂ©m do bom atendimento, querem e exigem consideração. A gestĂŁo deverĂĄ se basear em compartilhamento de poder, confiança, negociação, reciprocidade, compromisso e envolvimento. Ă preciso que a empresa reconheça os colaboradores como um patrimĂŽnio intangĂvel valioso e que a participação efetiva dos mesmos Ă© necessĂĄria para que a empresa tenha sucesso neste mercado cruel onde a competitividade Ă© tĂŁo acirrada. Nos momentos de crise, devem ficar âantenadosâ quanto ao seu maior patrimĂŽnio âas pessoasâ e nĂŁo desfazerem destas. Lembrar sempre que, as pessoas sĂŁo os pilares ou esteios que sustentam uma organização e que ao desfazerem destas, a tendĂȘncia Ă© submergir, contribuir para que a organizar chegue ao caos.
2Âș) o investimento nos recursos humanos e em tecnologia - sabemos que hoje, a maior commodity de uma empresa chama-se conhecimento, e Ă© atravĂ©s deste que as organizaçÔes conseguem galgar vĂŽos e se tornarem sĂłlidas neste mercado onde a competitividade Ă© tĂŁo acirrada, portanto, deverĂĄ a empresa se preocupar em investir em seus recursos humanos, assim, estarĂĄ investindo em sua prĂłpria empresa. O investimento pesado, nos Recursos Humanos e na tecnologia da informação, se tornou o grande aliado da organização que deseja pelo menos, sobreviver no mercado, pois, o conhecimento e a informação passam a ter uma nova conotação, passando a serem os pilares da organização, gerando o rebento denominado produtividade. Neste mercado, inovação Ă© uma palavra de conotação muito forte, e esta aparece atrelada ao conhecimento e Ă informação, que juntas, sĂŁo capazes de gerar vantagem competitiva.
3Âș) a busca constante em prol da melhoria contĂnua e da motivação - ter vontade e querer melhorar continuamente Ă© preciso, tanto em Ăąmbito pessoal, quanto em Ăąmbito profissional, portanto, preocupar-se com a melhoria contĂnua significa preocupar-se com a sobrevivĂȘncia, pois, esta contribui e muito para alavancar uma organização. Preocupar-se em fazer melhor todos os dias tornou-se extremamente necessĂĄrio. Uma boa polĂtica organizacional, atrelada a um ambiente de trabalho motivador, juntamente com uma ferramenta valiosa de gestĂŁo âBalanced Scorecardâ, resultam em uma verdadeira estratĂ©gia de sobrevivĂȘncia. Com isso, sua organização terĂĄ as condiçÔes necessĂĄrias para promover a melhoria contĂnua do desempenho e do aumento da produtividade, com maior valor agregado e com qualidade, permitindo alĂ©m do alto Ăndice de competição, trilhar pelo caminho da excelĂȘncia. Lembrar sempre que a motivação gera uma força motriz que impulsiona o agir, portanto, o colaborador estando motivado, terĂĄ motivos para agir, e este Ă© o segredo! A empresa deve entĂŁo sempre incentivar o colaborador; assim, terĂĄ colaboradores motivados e obterĂĄ resultados esperados.
4Âș) a preocupação em transformar gerentes em grandes lideres - para alcançar sucesso dentro da organização Ă© preciso que transforme gerentes em grandes lideres, uma vez que estes alĂ©m de comprometidos e envolvidos com toda organização, serĂĄ sabedor da importĂąncia da descentralização e delegação de tarefas, criando um vinculo de confiança entre todos os envolvidos no processo, e o resultado serĂĄ um sĂł: aumento de produtividade com qualidade. Um grande lĂder, alĂ©m de saber selecionar, recrutar, colocar o colaborador certo no departamento certo, sabe verificar se conhecimento e perfil estĂŁo condizentes com atribuição e cargo. Um grande lĂder sabe capacitar, manter e reter o colaborador dentro da organização. Ă sabedor que, cada ser humano Ă© Ășnico, cheio de anseios, desejos, competĂȘncias e talentos, portanto, todos tĂȘm muito a contribuir com a organização, basta serem inseridos nos devidos lugares.
5Âș) a preocupação em fazer parceria e formar alianças- como em um casamento - Ă© de suma importĂąncia que exista entre todos os colaboradores e a empresa, o amor e o desejo de sempre querer continuar, alimentando o sentimento atravĂ©s de atitudes que expressam e contribuem para manter um relacionamento, tais como: respeito, confiança, carinho, admiração, fidelidade, criatividade, transparĂȘncia nas açÔes, muito diĂĄlogo, comunicação, maturidade, e atuar em prol da conquista sempre. Caso contrĂĄrio correr-se-ĂĄ o risco de chegar Ă mesmice e desmoronar toda a relação, levando a organização a naufragar. Assim Ă© a vida organizacional, hĂĄ que se ter, portanto, um casamento perfeito entre colaborador e organização, onde todos os objetivos estejam claros, definidos e sejam por todos perseguidos. Onde cada um sabe exatamente o que fazer para contribuir com o todo, se preocupando em alcançar sempre a eficiĂȘncia e eficĂĄcia nas açÔes, em prol da qualidade, sabendo exatamente do caminho a percorrer e que estratĂ©gias utilizar.
6Âș) o cuidado e o zelo em prol da comunicação - Ă© atravĂ©s da comunicação que alcançamos sinergia , uma vez que a comunicação nos permite unir forças, promover a integração e o inter-relacionamento entre pessoas e departamentos, permitindo que, todos alĂ©m de conhecer, atuem de maneira a cooperar e a colaborar, somando forças e caminhando de forma interagida em prol dos objetivos organizacionais, procurando alcançar sempre a obtenção da maximização dos resultados, por meio de um trabalho em equipe. Fazer com que a comunicação flua de maneira satisfatĂłria dentro de uma organização Ă© de suma importĂąncia, uma vez que esta poderĂĄ determinar o sucesso ou o fracasso das organizaçÔes e negĂłcios, influenciando no comportamento dos consumidores e nas relaçÔes de trabalho, gerando impacto positivo ou negativo na vida organizacional, quanto aos valores, Ă polĂtica e a cultura organizacional existente.
7Âș) a preocupação em fazer com que as açÔes sejam pautadas na Ă©tica e na transparĂȘncia - para as organizaçÔes do sĂ©c. XXI a Ă©tica nĂŁo Ă© mais uma opção e sim uma exigĂȘncia de mercado. AtravĂ©s da Ă©tica, a organização realiza seu diferencial, ganhando respeito, confiança e credibilidade, portanto, tornou-se uma questĂŁo de sobrevivĂȘncia. No mercado atual, o gestor deverĂĄ adotar sempre o comportamento Ă©tico, uma vez que este, alĂ©m de render bons resultados, agrega valor Ă imagem da organização, portanto, ter consciĂȘncia, tomar a decisĂŁo em ser Ă©tico e internalizar dentro da organização tais valores, trabalhando em prol da Ă©tica, constitui entĂŁo, mais que um diferencial, constitui um compromisso que deverĂĄ assumir o gestor com a organização, enxergando a relevĂąncia da Ă©tica dentro de quaisquer organizaçÔes, comprometendo-se com os preceitos morais e preocupando-se cada vez mais com a questĂŁo dos valores, das condutas, dos princĂpios, dos comportamentos e do respeito, tornando-se imprescindĂvel a Ă©tica dentro de uma organização, uma vez que o mercado estĂĄ cada vez mais exigente e imagem Ă© tudo. Torna-se necessĂĄrio rever alguns princĂpios impregnados ainda em algumas organizaçÔes, que ainda existem e norteiam açÔes, tais como, a corrupção, o desejo de alcançar mais e mais nĂŁo se importando com o como, a ausĂȘncia do respeito mĂștuo, a individualidade, o egoĂsmo ainda enraizado em muitas organizaçÔes e que servem como erva daninha para as mesmas.
8Âș) a preocupação com o comportamento e com a atitude - com a competitividade cada vez mais acirrada, diplomas e mais diplomas nĂŁo conta tanto, como no sĂ©culo anterior, o que se avalia muito, Ă©, se o funcionĂĄrio faz jus de fato ao titulo de colaborador, ou seja, se Ă© realmente um intra-empreendedor, um colaborador prĂł-ativo, que possui iniciativa, visĂŁo do cenĂĄrio de mercado, sempre preocupado com seus comportamentos e atitudes, enfim, se Ă© um profissional que cuida da organização e executa açÔes como se o empreendimento fosse seu, enxergando-o com olhos nĂŁo vendados e sim bem abertos, procurando agir sempre com ousadia, criatividade, inovação, se antecipando aos fatos, buscando mais e mais conhecimentos para alcançar eficiĂȘncia e eficĂĄcia, procurando assim, fazer o diferencial. Por outro lado, Ă© preciso que as organizaçÔes propiciem e incentivem um clima organizacional, onde possam implementar o empreendedorismo e o intra-empreendedorismo.
9Âș) a humildade , ousadia e energia - em meio a este cenĂĄrio competitivo, humildade, ousadia e energia se tornaram a trilogia do momento, pois Ă© preciso que se tenha humildade para reconhecer os erros e realizar os acertos; humildade para reconhecer que nĂŁo somos o dono da verdade e que precisamos atuar dentro da organização de forma mais amena, realizando parcerias com todos os envolvidos no processo, procurando sempre realizar o trabalho em equipe, pois assim teremos um resultado grandioso. Ă preciso que se tenha ousadia para alcançar as realizaçÔes, para fazer de fato acontecer, e Ă© preciso tambĂ©m que se tenha energia, disposição e muito fĂŽlego para atuar com afinco, dedicação e muita sabedoria, e assim alcançar a eficiĂȘncia e eficĂĄcia; caso contrĂĄrio, correr-se-ĂĄ sĂ©rio risco de ser literalmente esmagado pelo mercado, degolado e engolido pelo cenĂĄrio que aĂ estĂĄ. Torna-se imprescindĂvel ser excelente no que se propĂ”e a fazer. Ă preciso romper com o passado e se predispor a mudar.
10Âș) a conscientização de que cooperação, colaboração e confiança se tornaram palavras de ordem no sĂ©c.XXI - para que a organização alcance um diferencial no mercado, Ă© preciso que funcione como um ser humano, alĂ©m de viva e atuante, funcione de forma integrada, interagida e interligada, de modo que, todos os envolvidos no processo organizacional realizem de fato cooperação e colaboração. Torna-se imprescindĂvel somar forças. Torna-se imprescindĂvel realizar a descentralização de açÔes, bem como de responsabilidades, atravĂ©s de uma relação de confiança entre todos os envolvidos.
11Âș) a preocupação com o clima organizacional, procurando manter o equilĂbrio emocional- equilĂbrio emocional se tornou palavra de ordem e manter-se neste estado, em momentos de conflito e tensĂŁo, constitui um dos quesitos indispensĂĄveis para se fazer uma Ăłtima administração. As tribulaçÔes, que porventura surgem, no decorrer da caminhada, dentro de qualquer organização, contribuem e muito no que tange ao crescimento pessoal, pois, ensina-nos a vencer nossas prĂłprias limitaçÔes e a continuar vivendo com determinação e coragem, melhorando muito enquanto pessoa e enquanto profissional.
12Âș) a implantação da polĂtica do âganha-ganhaâ -valorizar a organização, o ambiente de trabalho, valorizar todas as pessoas envolvidas, primar pela Ă©tica, pela boa convivĂȘncia e pelo respeito mĂștuo, realizando sempre a polĂtica do âganha âganhaâ, ou seja, a organização satisfaz as reais necessidades do colaborador e este satisfaz as reais necessidades da organização, portanto, de suma importĂąncia neste mundo globalizado.
13Âș) o devido cuidado e zelo pelo nome - Ă© preciso pensar que temos um nome a zelar; portanto, temos que atuar com muita sabedoria, preocupando-se nĂŁo sĂł em alavancar o mesmo, mas ter sempre o cuidado de atuar com Ă©tica e moral, sendo fiel aos nossos princĂpios que sĂŁo norteadores de nossas açÔes, preocupando-se sempre com a melhoria contĂnua. Neste mercado globalizado, onde a competitividade Ă© muito acirrada, Ă© de suma importĂąncia, que tanto o empreendedor quanto o colaborador enxerguem que a empresa estĂĄ nas mĂŁos deste Ășltimo, e que o tempo todo a imagem da empresa estĂĄ em jogo; sendo assim, qualquer deslize provocado pelo colaborador, poderĂĄ ter como conseqĂŒĂȘncia a morte da empresa para determinado cliente, pois o cliente visualiza TODA a empresa na pessoa daquele colaborador que lhe atendeu; portanto, torna-se imprescindĂvel entĂŁo que cada colaborador tenha consciĂȘncia de que a empresa existe porque possui clientes, e se a empresa estiver fadada ao fracasso, seu emprego estarĂĄ em risco; sendo assim, Ă© necessĂĄrio dispensar ao cliente toda a atenção necessĂĄria a um bom atendimento.
14Âș) a valorização dos clientes - no sĂ©c. XXI estĂĄ mais presente do que nunca o fato de que o maior poder se concentra nas mĂŁos dos clientes; conseqĂŒentemente, Ă© de fundamental importĂąncia que, alĂ©m de conhecer seus anseios, necessidades e desejos, torna-se de forma urgente e emergente a implementação da excelĂȘncia no que tange ao atendimento.
15Âș) a valorização da figura do administrador dentro de qualquer empresa- as organizaçÔes devem reconhecer, que o administrador foi preparado para ocupar o seu lugar no mercado e que contratando-o, sĂł se tem ganho, pois, este profissional Ă© capaz de alavancar qualquer organização. O administrador alĂ©m de atuar com profissionalismo e de preocupar-se em demasia com o seu nome, bem como com o nome da empresa, se preocupa tambĂ©m, com suas atitudes, comportamentos e condutas, pois, sabe que Ă© um ser humano notado e visado dentro e fora da organização, tem consciĂȘncia que seu estilo influencia o comportamento das pessoas e que qualquer deslize Ă© imperdoĂĄvel e pode ter a conotação de perdas, caso nĂŁo sejam condizentes com a polĂtica organizacional em que estĂĄ inserido. Cidadania e Ă©tica sĂŁo palavras que estĂŁo presentes de fato na vida profissional de um administrador. Ă importante lembrar que o administrador Ă© um exĂmio identificador e solucionador de problemas e que irĂĄ alcançar resultado com e atravĂ©s das pessoas envolvidas no processo organizacional. O administrador possui talento e capacidade para interpretar a realidade organizacional, bem como, perceber suas implicaçÔes para o futuro, agindo em tempo hĂĄbil, procurando fazer do tempo o seu aliado e das pessoas que compĂ”em a equipe verdadeiros parceiros e aliados, proporcionando que a organização atenda as perspectivas destes e que estes atendam as perspectivas da organização. Ă preciso lembrar que Ă© atravĂ©s do administrador que sua empresa terĂĄ chance de fazer o diferencial e alavancar-se no mercado. Portanto, contrate um exĂmio administrador jĂĄ!
à preciso salientar que, se a empresa não se posicionar, perderå seu lugar para o concorrente, estando assim, fadada ao fracasso, pois, correr-se å- sério risco de ser degolada pelo mercado altamente competitivo que ai estå. Portanto, torna-se necessårio repensar toda a pråxis organizacional vigente, fazendo diferente.
09/12/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
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