RESPEITO
09/09/2010 -
EDITORIAL
A greve Ă© um direito de todo o cidadĂŁo, mas tambĂ©m, todo cidadĂŁo merece respeito. No Brasil, os sindicatos decidem pela greve na calada da noite e pegam de surpresa os cidadĂŁos que tĂȘm o direito ao transporte pĂșblico para ir ao trabalho, ao atendimento nos hospitais, Ă s escolas, correios, meios de comunicação, aeroportos, enfim, aos serviços em geral.
No Ășltimo dia 07 de setembro, houve uma greve geral na França. MilhĂ”es pararam a França contra a proposta de mudança previdenciĂĄria e aumentaram a pressĂŁo sobre presidente. A espinha dorsal do projeto governamental prevĂȘ passar de 60 para 62 anos a idade mĂnima legal para a aposentadoria na França. A França Ă© hoje um dos paĂses da Europa com a idade mĂnima mais baixa para obter a aposentadoria.
Todos os cidadĂŁos franceses estĂĄvam devidamente avisados. Ă lei na França, pois sĂł assim as pessoas podem se programar melhor para enfrentar as dificuldades. Alguns vĂŁo para o trabalho de carro, outros ficam em casa, outros combinam com os colegas, mas o fato Ă© que todos tĂȘm o direito de saber o que vai acontecer, para decidar o que Ă© melhor para sua vida. VocĂȘ pode atĂ© dizer que por se tratar de greve geral, nĂŁo haveria outro modo de mobilização a nĂŁo ser com um aviso amplo Ă todos, mas, nĂŁo, a lei na França prevĂȘ que toda greve, mesmo as setoriais, deve ser amplamente divulgada para todo o povo.
Independente da causa defendida pelos franceses nessa greve, o que chama atenção Ă© o respeito ao cidadĂŁo que teve o direito de ser informado com a devida antecedĂȘncia. O Brasil precisa aprender, e muito, como respeitar o seu povo, pois no paĂs, as greves precisam surpreender para surtirem algum efeito e a população Ă© a que mais sofre com esse efeito surpresa. Que a greve Ă© um direito de todo cidadĂŁo nĂŁo hĂĄ dĂșvida, mas, que o exemplo francĂȘs precisa ser seguido, tambĂ©m nĂŁo, e urgentemente.
Educação, Paz, SaĂșde, Organização e Respeito Ă todos!
Imagem - Fonte:
http://www.paperblog.fr/3510415/greve-generale-le-7-septembre-2010-sans-internet/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php