CRIATIVIDADE NO MARKETING
26/10/2013 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (BOEING)
English:
BOEING AND BRAZIL: ENDLESS OPPORTUNITIES.
Boeing is developing sustainable biofuels for aviation, helping to preserve our environment and contributing to Brazil occupy the forefront of the aviation industry. After all, a company that has been in Brazil for 80 years knows very well the importance that nature has for the country and the world.
Boeing â
http://www.boeing.com/boeing/
Facebook.com/Boeing
Boeing Brasil â
http://www.boeing.com.br/
https://www.facebook.com/boeingstore
BOEING E BRASIL: OPORTUNIDADES INFINITAS.
A Boeing Ă© desenvolvimento de biocombustĂvel sustentĂĄvel para aviação, ajudando a preservar o nosso meio ambiente e contribuindo para que o Brasil ocupe a vanguarda da indĂșstria da aviação. Afinal, uma empresa que estĂĄ no Brasil hĂĄ 80 anos sabe muito bem a importĂąncia que a natureza tem para o paĂs e para o mundo.
Boeing â
http://www.boeing.com/boeing/
Facebook.com/Boeing
Boeing Brasil â
http://www.boeing.com.br/
https://www.facebook.com/boeingstore
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br
As crianças e seus brinquedos
* por Tom Coelho
âAprendi mais sobre os pais do que sobre as crianças. Elas sĂŁo basicamente iguais. SĂł querem brincar.â (Gabriele Galimberti)
Gabriele Galimberti Ă© um fotĂłgrafo italiano que no decorrer de 18 meses percorreu 58 paĂses visitando crianças com idade mĂ©dia de seis anos para registrar a forma como interagem com seus brinquedos e constroem seu prĂłprio universo lĂșdico.
Seu projeto demonstra que o ato de brincar reflete o ambiente em que a criança vive, sendo possĂvel encontrar similaridades independentemente de cenĂĄrio polĂtico e cultural ou condição socioeconĂŽmica. Assim, a pequena Chiwa, do Malawi (paĂs na Ăfrica Oriental) e o garoto Orly, do Texas, adoram dinossauros pela proteção que lhes oferecem. Para a menina, contra animais perigosos; para o garoto, contra fantasmas e o povo mexicano que pode sequestrĂĄ-lo. Detalhe: sua mĂŁe Ă© mexicana e o paĂs estĂĄ a apenas trĂȘs quilĂŽmetros de sua casa.
A influĂȘncia familiar Ă© uma constante. A italiana Alessia ajuda seu avĂŽ na fazenda e gosta de brincar com os animais. Assim, seus brinquedos prediletos sĂŁo ferramentas como pĂĄs e enxadas. JĂĄ o garoto Enea, que vive no Colorado, gosta de imitar o tio mĂșsico. Por isso, seu divertimento sĂŁo os pequenos instrumentos musicais com os quais tenta tocar as mĂșsicas-tema de âBatmanâ e âHomem-Aranhaâ.
Como nĂŁo poderia deixar de ser, brinquedos tambĂ©m espelham sonhos e a visĂŁo de futuro de muitos jovens. Noel, do Texas, estĂĄ convicto de que serĂĄ um piloto. Tem aviĂ”es de todos os tamanhos e joga em simuladores de voos. O ucraniano Pavel quer ser policial e vive cercado por armas de brinquedo. E Naya, da NicarĂĄgua, reĂșne seus singelos utensĂlios de cozinha para, com lama e grama do jardim, criar bolos para sua irmĂŁ mais velha. Ela diz que gerenciarĂĄ um restaurante no futuro com a certeza de que os turistas irĂŁo adorar!
Outro aspecto interessante observado por Gabriele, que procurava sempre interagir brincando com as crianças e seus brinquedos antes de retratå-las, é que os jovens com melhores condiçÔes financeiras eram, em sua maioria, mais possessivos do que os mais pobres, que dispunham de apenas um ou dois brinquedos e, mesmo assim, sentiam-se confortåveis em compartilhar.
Uma das conclusĂ”es mais marcantes do estudo Ă© de que os brinquedos revelam as expectativas, anseios e ambiçÔes dos pais, como se pudessem projetar em seus filhos suas carĂȘncias pessoais.
Os tempos atuais são fortemente caracterizados pela presença da televisão e dos equipamentos eletrÎnicos. Desde a mais tenra idade, as crianças são impactadas por desenhos e agora, cada vez mais precocemente, por tablets e games.
Ă verdade que os desenhos estĂŁo mais educativos. Dia destes pude rever um episĂłdio emblemĂĄtico do marinheiro Popeye. Nele, OlĂvia Palito Ă© diretora de uma empresa e decide demitir sumariamente o prĂłprio Popeye por nĂŁo atender a uma meta por ela estabelecida, fazendo-o de forma tĂŁo humilhante que hoje seria fatalmente definida como assĂ©dio moral. Pior, ela decide contratar Brutus, que instantes depois, simplesmente a estĂĄ agredindo fisicamente!
O problema não são os desenhos, mas sim os intervalos comerciais. As campanhas de marketing, em especial nos canais ou horårios com programação infantil, são impressionantes, gerando um desejo de consumo desenfreado.
Cabe aos pais, dentro deste contexto, auxiliar seus filhos na escolha de seus brinquedos, de modo a lhes proporcionar desenvolvimento pessoal, cognitivo, motor e social. E, acima de tudo, a grande alegria de brincar.
PS1: Veja no site as fotos das crianças mencionadas neste texto. Acesse: Tomcoelho.com/criancasebrinquedos.
PS2: Toda minha gratidĂŁo ao amigo Eduardo Luiz Veras, que me apresentou o projeto Toy Stories, de Gabriele Galimberti. Acesse todas as fotos do link informado no site.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de âSomos Maus Amantes â ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamentoâ (Flor de Liz, 2011), âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php