PENSANDO NO AMOR
27/02/2011 -
PENSE!
BOTTLE
Video:
http://vimeo.com/12155835
A distĂąncia pode ser um empecilho para o amor, isso todo o mundo sabe. Mas tambĂ©m pode trazer consequĂȘncias imprevisĂveis, como visto em "Bottle" (garrafa, em inglĂȘs), curta-metragem de animação de Kirsten Lepore. Um boneco de areia e uma boneca de neve trocam objetos por meio de uma garrafa no oceano. Para rir e, quem sabe, chorar um pouquinho.
Veja: http://vimeo.com/12155835
Folhateen - CĂąmera Teen - Fonte: Folha de S.Paulo - 21/02/11.
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O MUNDO EM REDE
A interdependĂȘncia veio para ficar e jĂĄ estĂĄ alterando, hĂĄ algum tempo, a relação entre os paĂses.
TendĂȘncias como os fluxos migratĂłrios, problemas ambientais e crises financeiras tĂȘm passado por cima das fronteiras, demonstrando atĂ© pouco respeito Ă independĂȘncia de cada paĂs.
Uma crise num mercado se alastra rapidamente para outro e, portanto, aumenta a necessidade de coordenação entre os paĂses. Acordos financeiros globais sĂŁo negociados em Basileia, acordos ambientais, em Kyoto e em Copenhague, e negociaçÔes sobre fluxos migratĂłrios sĂŁo tratadas entre blocos econĂŽmicos, quando nĂŁo atravĂ©s de (frustradas e frustrantes) construçÔes de muros.
A independĂȘncia de um paĂs para definir o destino dentro dos seus domĂnios estĂĄ sendo cada vez mais abalada pela interdependĂȘncia que se sobrepĂ”e. Os governos nĂŁo estĂŁo aparelhados para lidar com essa crescente onda de problemas supranacionais e sĂł agora começam verdadeiramente a buscar novos caminhos, pressionados pelos novos tempos.
A notĂcia Ă© que a interdependĂȘncia serĂĄ cada vez maior, goste-se ou nĂŁo. Com 5,3 bilhĂ”es de celulares no mundo e com cerca de 2 bilhĂ”es de pessoas conectadas pela internet (dados da UniĂŁo Internacional de TelecomunicaçÔes), a comunicação estĂĄ mais rĂĄpida do que nossos padrĂ”es de conhecimento conseguem compreender. Isso impacta a todos, mas se dĂĄ de forma mais acentuada, claro, entre os jovens.
Um fato recente que tem chamado muito a atenção Ă© o que estĂĄ acontecendo em vĂĄrios paĂses do mundo ĂĄrabe. NĂŁo vou explorar o aspecto polĂtico, mas destacar o papel dos jovens na mobilização da sociedade pelas redes sociais. Foi com esse mecanismo pouco estruturado, mas muito eficiente, que concentraçÔes enormes foram articuladas.
Da forma como estão organizados, os governos também não estão conseguindo compreender e muito menos controlar essa rede de informaçÔes. à tudo muito råpido e muito fluido. Os tempos do que se chamava de "comando e controle" estão ficando para trås.
Caso recente e ilustrativo Ă© o de alguns congressistas de paĂses ocidentais que ficaram perplexos com os acontecimentos no mundo ĂĄrabe.
O foco dessa perplexidade, porém, não é no que aconteceu em si, mas em como lidar com essa nova situação em que a informação sobre as mobilizaçÔes chega diretamente a eles e a todos, via redes sociais, antes mesmo que seus sofisticados serviços de informação secretos tenham tido tempo de saber, entender e interpretar.
O fenĂŽmeno das redes sociais impacta tambĂ©m as empresas e, por conta disso, elas precisam aprender a tratar com novas mĂdias dentro de casa (blogs) e nas relaçÔes com o mercado (Facebook, internet, blogs e Twitter).
A fonte de notĂcias nĂŁo Ă© mais somente a mĂdia tradicional. AlĂ©m de TVs, jornais, revistas e rĂĄdio, a divulgação das informaçÔes tambĂ©m jĂĄ estĂĄ definitivamente on-line, pulverizada e democratizada. Novos tempos.
Muitos hĂĄbitos dos jovens tambĂ©m estĂŁo mudando por conta disso e sua fonte de informaçÔes Ă© muito diversa. Por exemplo, no caso de produtos e serviços, os jovens se informam nĂŁo sĂł pela propaganda dos anunciantes, mas querem saber pelas redes sociais o que seus amigos acham da experiĂȘncia que tiveram com determinado produto ou serviço.
DifĂcil dizer quais serĂŁo as implicaçÔes de todas essas mudanças.
Arrisco-me, porĂ©m, a dizer que serĂŁo mudanças muito positivas, pois teremos mais transparĂȘncia, mais participação, mais engajamento.
Vejo os jovens do mundo inteiro ĂĄvidos por serem protagonistas desse mundo interdependente, contando agora com um instrumento de comunicação e participação -as redes sociais- que Ă© formado por eles, consolidando, agora, sim, a aldeia global. Com a boa-nova de que esses jovens estĂŁo conectados de maneira mais intensa e com consciĂȘncia social e ambiental maior do que a geração anterior.
O mundo jĂĄ estĂĄ e ficarĂĄ ainda mais transparente e interdependente. E isso Ă© uma excelente notĂcia.
Fåbio Colletti Barbosa, 55, administrador de empresas, é presidente do conselho de administração do Banco Santander.
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/02/11.
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