PENSANDO EM GUERNICA
01/04/2010 -
PENSE!
GUERNICA - PABLO PICASSO EM 3D
English:
http://www.lena-gieseke.com/guernica/index.html
http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
FantĂĄstico!
Clicar no link abaixo para ver a infografia digital de Lena Gieseke do célebre painel de Pablo Picasso em 3D (c/Som).
Confira: http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
Toda a gente conhece a Guernica , um painel pintado a óleo com 782 x 351cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.
A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviÔes alemães e actualmente estå exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid .
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifĂcios destruĂdos pela força aĂ©rea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas tĂ©cnicas de infografia digital, decidiu propor uma versĂŁo 3D da cĂ©lebre obra e colocĂĄ-la na net soba forma de um vĂdeo (ver relacionados no final do texto).
O resultado Ă© fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação.
(Colaboração: Renato Penido)
O site:
http://www.lena-gieseke.com/guernica/index.html
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PARA REFLETIR
Parecia, mas nĂŁo era. Maldade e verdade do dia: "Muitas vezes nossas virtudes nĂŁo passam de vĂcios sob disfarce", de François de La Rochefoucauld.
Paulo Navarro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo â 03/04/10.
ĂGUA DE FORA
A Terra nĂŁo Ă© o Ășnico lugar com ĂĄgua no sistema solar, como se comprovou com o gelo encontrado na Lua no ano passado. E hĂĄ talvez outras luas mais Ășmidas. Os gĂȘiseres de vapor em Encelado, satĂ©lite de Saturno, sĂŁo um indĂcio do lĂquido. E sob a carapaça de gelo de Europa, uma das luas de JĂșpiter, hĂĄ um oceano que poderia conter mais que o dobro da ĂĄgua de nosso planeta.
HĂĄ ĂĄgua na Terra porque a atmosfera a impede de se dispersar ou ser desintegrada pela radiação solar. Ela ocorre como gelo nas latitudes mĂ©dias de Marte ou nas crateras de MercĂșrio. E Ă© possĂvel que a amĂŽnia e outras substĂąncias reduzam o ponto de congelamento em oceanos salgados - como em TitĂŁ, uma lua de Saturno cujos mares poderiam ter 15 vezes o tamanho de nossos oceanos.
Quais as vantagens da ĂĄgua extraterrestre? Para os cientistas, os viajantes espaciais poderiam derretĂȘ-la e convertĂȘ-la em oxigĂȘnio ou em combustĂvel para uma viagem atĂ© Marte. Enquanto isso, quanto mais aprendermos sobre as condiçÔes e os locais em que hĂĄ ĂĄgua, mais saberemos sobre esse recurso para a vida na Terra.
Brad Scriber - Fonte: National Geographic - Edição 121.
DELEGAR PARA CRESCER
O partido da descentralização de gestĂŁo ainda Ă© motivo de questionamentos e de incertezas por parte de administradores pĂșblicos e de empresas privadas. NĂŁo deveria ser assim.
No serviço pĂșblico, sua adoção resultaria em um atendimento de melhor qualidade Ă população, porque haveria mais clareza quanto aos responsĂĄveis, a base que atende ao pĂșblico seria priorizada e terĂamos estruturas de apoio mais enxutas, principalmente no topo.
No Ăąmbito das organizaçÔes empresariais, a descentralização Ă© a melhor forma de promover o crescimento dos negĂłcios, mediante a ocupação de espaços, e o das pessoas, porque permite a criação de ambientes similares a pequenas empresas, nos quais lĂderes e liderados podem pensar e agir como donos. Ă a ideia da confederação de pequenas empresas, autĂŽnomas, mas sinĂ©rgicas entre si.
E por que tantas empresas não descentralizam? Certamente porque este é um processo que exige confiança. Se eu desconfio, não delego; se não delego, centralizo, ou pior, fico no meio-termo. Quando centralizo, o tamanho da empresa é o tamanho das minhas possibilidades, não é o tamanho das possibilidades de todos.
Mas um processo de descentralização, para funcionar, não se pode limitar aos serviços. Deve abranger a gestão como um todo, com responsabilidade e autoridade correspondentes, de modo a assegurar a quem recebe a delegação a possibilidade de ocupar os espaços e decidir integralmente, na hora certa.
Responsabilidade sem autoridade Ă© limitação, nĂŁo Ă© delegação. E autoridade sem responsabilidade Ă© baderna. JĂĄ o direito de aprender com os prĂłprios erros deve ser parte desse processo. A dimensĂŁo e as consequĂȘncias do erro serĂŁo mitigadas pela prĂĄtica do que chamo de pedagogia da presença. Quem delega o poder e a responsabilidade tem o dever de oferecer a quem delegou: tempo, presença, experiĂȘncia e exemplos.
Portanto, descentralizar nĂŁo Ă© abdicar, porque a delegação exige alinhamento cultural e filosĂłfico, domĂnio do negĂłcio, dos objetivos, prioridades e resultados desejados, com definição prĂ©via de partilha dos lucros. A relação Ă© de sociedade e parceria entre o lĂder e os seus liderados.
Nesse sentido, a descentralização Ă© um processo que precisa ser acompanhado e avaliado numa perspectiva de compromisso mĂștuo -do lĂder, que deve ser um educador capaz de transferir cultura e competĂȘncias, e do liderado, que deve investir no autodesenvolvimento para que alcance resultados tangĂveis e intangĂveis, atravĂ©s da satisfação dos seus clientes.
EmĂlio Odebrecht (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u468028.shtml) - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/03/10.
SEM PERDĂO... E OS LĂDERES MUNDIAIS ESTĂO CEGOS DEVIDO Ă BOMBA MUNDIAL CHAMADA CHINA DO FUTURO.
Luciano Pires
Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fåbrica chinesa produz quarenta milhÔes... A qualidade jå é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.
Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... Com preços que são uma fração dos praticados aqui. Uma das fåbricas estå de mudança para o interior, pois os salårios da região onde estå instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operĂĄrio brasileiro equivalente ganha 300 dĂłlares no mĂnimo. Que acrescidos de impostos e benefĂcios representam quase 600 dĂłlares. Comparados com os 100 dĂłlares dos chineses, que recebem praticamente zero benefĂcios...
Hora extra? Na China? Esqueça. O pessoal por lå é tão agradecido por ter um emprego, que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber...
Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder.
Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que "agrega valor": A marca.
Dificilmente vocĂȘ adquire nas grandes redes dos Estados Unidos um produto feito nos Estados Unidos. Ă tudo "made in China", com rĂłtulo estadunidense.
Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares... Mesmo ao custo do fechamento de suas fåbricas. à o que chamo de "estratégia preçonhenta".
Enquanto os ocidentais terceirizam as tĂĄticas e ganham no curto prazo, a China assimila as tĂĄticas para dominar no longo prazo.
As grandes potĂȘncias mercadolĂłgicas que fiquem com as marcas, o design... Os chineses ficarĂŁo com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais.
Em breve, por exemplo, nĂŁo haverĂĄ mais fĂĄbricas de tĂȘnis pelo mundo.. SĂł na China. Que entĂŁo aumentarĂĄ seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como foi o do petrĂłleo.
E o mundo perceberĂĄ que reerguer suas fĂĄbricas terĂĄ custo proibitivo. PerceberĂĄ que se tornou refĂ©m do dragĂŁo que ele mesmo alimentou ( Vale salientar que o mundo Ărabe, Ă© como Ă©, graças aos petrodĂłlares ). DragĂŁo que aumentarĂĄ ainda mais os preços, pois quem manda Ă© ele, que tem fĂĄbricas, inventĂĄrios e empregos... Uma inversĂŁo de jogo que terĂĄ o Impacto de uma bomba atĂŽmica... Chinesa.
Nesse dia, os executivos "preçonhentos", tristemente, olharão para os esqueletos de suas antigas fåbricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados. E lembrarão com saudades do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrùneos...
E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas.
Luciano Pires é diretor de marketing da Dana e profissional de comunicação.
(Colaboração: A.M.B.)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php