CRIATIVIDADE NO MARKETING
05/08/2012 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (O PREFEITO TRAPALHĂO â BORIS JOHNSON)
English:
http://www.metro.co.uk/olympics/907056-boris-johnson-gets-stuck-on-a-zip-line-at-victoria-park-london-2012-event?google_editors_picks=true
http://www.express.co.uk/posts/view/336793
http://www.sportsgrid.com/media/boris-johnson-stuck-zipline/
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=1iGaBDIv22M
Prefeito de Londres fica preso em tirolesa em evento olĂmpico.
Boris Johnson, prefeito de Londres, ficou preso em uma brinquedo nesta quarta-feira (1Âș) â e jĂĄ tem gente chamando a trapalhada de âmelhor momento da OlimpĂada atĂ© agoraâ. Johnson resolveu descer em uma tirolesa de 45 metros de altura e 320 metros de comprimento, em um parque de Londres onde uma multidĂŁo assistia aos jogos ao vivo em telĂ”es. Mas o prefeito corpulento perdeu a velocidade e acabou ficando parado por alguns minutos um pouco depois da metade do caminho, pendurado por um cinto a cerca de 10 metros de altura do chĂŁo.
âVocĂȘs podem me arranjar uma corda? Consigam uma corda, ok?â, gritou ele, bem humorado. Os presentes no local, claro, tiraram vĂĄrias fotos, que logo se espalharam pelas redes sociais. Logo depois, os funcionĂĄrios do parque o tiraram com segurança com uma corda. VocĂȘs conhecem algum prefeito mais atrapalhado do que Boris?
Ărika Kokay â Fonte: Bombou na Web (http://www.facebook.com/bombounaweb) â 01/08/12.
Mais detalhes:
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VĂdeo:
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PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br (Confira o logo do FM - Tom Coelho - Parceiros)
Regras de ouro para administrar o tempo e viver melhor
"Some dance to remember, some dance to forget."
(Eagles, in Hotel California)
O tema administração do tempo tem apresentado crescente interesse no mundo corporativo por dois aspectos em especial. Primeiro, porque a demanda por maior produtividade Ă© a tĂŽnica do momento. A competitividade impĂ”e a cada profissional a obrigação de produzir mais, com maior qualidade e menor custo e em menos tempo. E as novas tecnologias, que imaginĂĄvamos nos legariam mais conforto e disponibilidade, tornaram-nos escravos cibernĂ©ticos conectados diuturnamente. Verdadeiros âprofissionais integrais multitarefadosâ.
O segundo aspecto Ă© a incessante busca pelo equilĂbrio entre vida pessoal e profissional. Eu poderia mencionar diversas pesquisas recentes, realizadas nĂŁo apenas no Brasil, mas simultaneamente em diversos paĂses, para comprovar esta tese. Invariavelmente metade dos entrevistados, no mĂnimo, declara que seu maior objetivo ou sinĂŽnimo de sucesso estĂĄ em conciliar a carreira com as metas pessoais e a atenção Ă famĂlia.
Dentro deste contexto, a administração do tempo costuma ocupar-se do primeiro motivo supracitado. Assim, vocĂȘ pode fazer cursos, ler livros e artigos tomando contato com formas diferentes de abordar conteĂșdos semelhantes.
Os temas recorrentes sĂŁo: (a) instrumentos de gestĂŁo, do velho bloco de anotaçÔes aos avançados softwares acessĂveis por meio de smartphones e tablets; (b) tĂ©cnicas de planejamento, desde o PDCA, passando pelos mapas mentais, o princĂpio de Pareto, a matriz de Eisenhower, o housekeeping e, mais recentemente, a trĂade do tempo, entre outras ferramentas; (c) os ladrĂ”es, sabotadores ou desperdiçadores de tempo, em especial as interrupçÔes e mau uso do telefone, as reuniĂ”es ineficazes, o gerenciamento de e-mails e das redes sociais e a mobilidade nas grandes cidades prejudicada pelo trĂąnsito caĂłtico.
Estes trĂȘs grupos temĂĄticos tĂȘm por objetivo apresentar a vocĂȘ maneiras de elevar sua produtividade pessoal para, enfim, conseguir fazer mais com menos. O pacote inclui desenvolver a capacidade de tomar decisĂ”es, negociar, priorizar, delegar e liderar, alĂ©m de aprender a lidar com a pressĂŁo e gerenciar o estresse. Por isso, sob este ponto de vista, administrar o tempo Ă© uma competĂȘncia eminentemente tĂ©cnica: vocĂȘ aprende, treina e executa.
Paralelamente, ou de maneira ideal, complementarmente, quando o segundo aspecto da relevĂąncia do tema gestĂŁo do tempo Ă© abordado, passa-se a adotar uma visĂŁo mais holĂstica, compreendendo que nĂŁo basta ser diligente no uso de tĂ©cnicas â Ă© fundamental saber o porquĂȘ e para quĂȘ dominĂĄ-las.
Nesta Ăłtica, deve-se principiar promovendo o autoconhecimento, a fim de identificar um propĂłsito â senso de finalidade â que levarĂĄ Ă definição de missĂŁo e visĂŁo pessoais, respaldadas pela definição de uma carta de valores compondo sua âConstituição pessoalâ.
Associe-se a isso seu ciclo circadiano (relĂłgio biolĂłgico), a rotina (ou ausĂȘncia dela) e a percepção pessoal de como o uso atual do tempo afeta sua vida, para chegar ao ponto crucial desta jornada: aplicando adequadamente as tĂ©cnicas de gestĂŁo do tempo, quais serĂŁo suas escolhas e o que vocĂȘ vai fazer com o tempo extra que serĂĄ conquistado?
Refletindo sobre todas estas questĂ”es, decidi que a melhor contribuição que eu poderia trazer a vocĂȘ, leitor, sĂŁo algumas dicas simples que intitulei como âregras de ouroâ. Vamos a elas.
1. Seja sempre pontual
HĂĄ uma falha cultural em nosso paĂs, que mais reputo como uma falha de carĂĄter: Ă© o desrespeito a horĂĄrios. Curiosamente, parece deselegante ser pontual.
Se vocĂȘ Ă© convidado a uma festa, decide que chegarĂĄ com uma hora de atraso, talvez para nĂŁo ser o primeiro a cumprimentar o anfitriĂŁo. ReuniĂ”es de condomĂnio, por exemplo, jĂĄ sĂŁo tradicionalmente iniciadas apenas apĂłs a âsegunda convocaçãoâ, realizada cerca de meia hora apĂłs o horĂĄrio agendado.
Lembre-se de que autĂȘnticos lĂderes nĂŁo deixam ninguĂ©m esperando para um compromisso agendado. Por isso, tenha sempre em mente que Ă© preferĂvel chegar 30 minutos mais cedo que apenas cinco minutos atrasado.
Agora, se a demora for inevitĂĄvel, seja atencioso para comunicar Ă s pessoas envolvidas. Envie uma mensagem de texto ou telefone, informando-as dos fatos. Peça desculpas, apresente uma previsĂŁo de seu horĂĄrio de chegada e coloque-se Ă disposição para remarcar, se possĂvel for. Feito isso, relaxe. Nada mais poderĂĄ ser feito para mitigar os infortĂșnios.
2. Espere 24 horas para reagir
Quando estamos exaltados, tornamo-nos passionais em essĂȘncia, inclusive aqueles que se dizem movidos pela razĂŁo. Queremos resolver a eventual contenda de imediato e ânĂŁo levar desaforo para casaâ, como se costuma dizer.
Por isso, procure não reagir antes de 24 horas. Evidentemente, hå momentos em que a temperatura sobe. Afinal, as razÔes do coração turvam-nos a lucidez e levam-nos a decisÔes das quais podemos nos arrepender na manhã seguinte. Porém, entre um dia e outro, com uma noite de descanso no meio, o que se mostrou um problema irresoluto surgirå não menor, mas com dimensÔes reduzidas à sua realidade.
Shakespeare dizia que: âO mal que os homens fazem vive depois deles, enquanto o bem Ă© quase sempre enterrado com seus ossosâ. Costumo pontuar que Ă© muito importante tomar cuidado com as palavras desferidas, em especial nos momentos de irritação. Quando vocĂȘ diz algo que desagrada a alguĂ©m, pouca valia haverĂĄ em se desculpar a posteriori. Porque nĂŁo importa o que vocĂȘ disse, mas o que ficou depois do que vocĂȘ disse. E o que fica instala-se no peito, dentro do coração, tomando-o por sua morada e de lĂĄ nĂŁo sai mais.
3. NinguĂ©m estĂĄ contra vocĂȘ
A vida tem educado meus olhos a enxergarem a relatividade inerente a fatos e argumentos, bem como meus ouvidos a perceberem a relevĂąncia de opiniĂ”es contrĂĄrias Ă s minhas. Esta flexibilidade, que nĂŁo significa abrir mĂŁo de princĂpios, mas tĂŁo somente nĂŁo ter compromisso com o erro, Ă© um grande estĂmulo ao exercĂcio da humildade e, por conseguinte, um antĂdoto contra a presunção, a prepotĂȘncia e a arrogĂąncia.
E por compreender que a natureza humana Ă© legitimamente individualista e egoĂsta, aprendi que raramente as pessoas estĂŁo contra mim, pois estĂŁo apenas a favor delas prĂłprias. Esta percepção Ă© suficiente para evitar conflitos desnecessĂĄrios e eleger as batalhas que valem a pena ser travadas.
4. Exceção não é regra
Na busca pelo equilĂbrio entre vida pessoal e profissional, nĂŁo podemos ser ingĂȘnuos. HĂĄ momentos em que precisamos nos doar com tenacidade para alcançar determinados objetivos, cumprir prazos e atingir metas. Isso pode significar refeiçÔes feitas em fast food ou em frente ao computador, noites em claro ou maldormidas, dias sem comparecer Ă academia, certa desatenção para com os familiares.
Tudo isso, embora indesejĂĄvel e nĂŁo recomendĂĄvel, pode ser tolerado quando acontece de maneira pontual, por curtos perĂodos de tempo. Mas Ă© inadmissĂvel que se torne regra, prĂĄticas constantes que conduzam a uma rotina tĂłxica.
5. Administre a transição do ambiente profissional para o familiar
Robert Cooper Ă© um especialista em inteligĂȘncia emocional e neurociĂȘncia da liderança, autor da interessante obra âGet out of your own wayâ (âCaia fora de seu prĂłprio caminhoâ, em tradução livre). Segundo seus estudos, estĂĄ comprovado que situaçÔes de conflito começam ou se intensificam nos primeiros minutos apĂłs o regresso ao lar.
Assim, ao chegar em casa, estabeleça uma zona intermediĂĄria de atĂ© 15 minutos, perĂodo no qual deverĂĄ apenas cumprimentar carinhosamente seus familiares com no mĂĄximo 25 palavras. Procure desacelerar. Tome um banho, troque suas roupas, beba algo. O diĂĄlogo que seguirĂĄ serĂĄ mais ameno, gentil e profĂcuo.
6. Gerencie a concentração, não apenas o tempo
A neurociĂȘncia confirma que somos maus administradores de nosso tempo e com forte tendĂȘncia a perder o foco.
Algumas provocaçÔes para sua reflexão:
Ă Em suas reuniĂ”es regulares, como vocĂȘ poderia reduzir em 50% ou mais o tempo gasto, mantendo ou melhorando os resultados?
Ă Suas reuniĂ”es sĂŁo agendadas para o inĂcio do expediente, por volta das 9 horas, ou logo apĂłs o almoço, Ă s 14 horas, prolongando-se por todo aquele meio turno de trabalho? O que aconteceria se vocĂȘ iniciasse os encontros Ă s 11 horas ou 17 horas?
Ă Quanto tempo vocĂȘ desperdiça diariamente em decorrĂȘncia de interrupçÔes, distraçÔes, desorganização ou falta de planejamento?
Estabeleça uma hora por dia sem interrupçÔes para vocĂȘ e neste intervalo trabalhe concentradamente em trĂȘs objetivos especĂficos, reservando 20 minutos para cada um deles.
A propĂłsito, faça as tarefas mais desagradĂĄveis logo no inĂcio do dia, quando sua energia, concentração e disposição sĂŁo superiores. AtĂ© porque nĂłs sempre encontramos tempo para fazer aquilo de que gostamos.
Por fim, um feedback é importante, mas ele atua sobre um evento passado, aprisionando o cérebro e colocando-o na defensiva. Trabalhe com feedforward, ou seja, um impulso emocional positivo para influenciar e mudar de agora em diante.
7. Evite o duplo manuseio
Sabe quando vocĂȘ recebe as correspondĂȘncias do dia, faz uma triagem, inicia a leitura de uma carta e decide interrompĂȘ-la para continuar depois em virtude de sua importĂąncia? Ou quando vocĂȘ recebe um e-mail e começa a respondĂȘ-lo, mas opta por transferir a mensagem para uma caixa de pendĂȘncias, a fim de tratar do assunto apenas depois, porque o tema exige sua atenção?
Pois bem, a cada vez que vocĂȘ novamente pega aquela carta em mĂŁos ou retoma a redação daquele e-mail, sem concluir a tarefa, estĂĄ praticando um duplo-manuseio, ou seja, perdendo um tempo precioso, o que pode convidar a angĂșstia a instalar-se em sua rotina. A regra Ă© começar e terminar!
8. Administre a energia, não o esforço
Faça pausas estratégicas de apenas 30 segundos a cada meia hora, e pausas essenciais de dois a cinco minutos no meio da manhã e à tarde para aumentar sua energia e concentração.
VocĂȘ pode fazĂȘ-lo realinhando sua postura, respirando profundamente, bebendo ĂĄgua gelada, movimentando-se em direção a uma luz mais forte, entrando em contato com paisagens naturais, situaçÔes bem humoradas e expondo-se a mudanças visuais ou mentais. Estas açÔes podem garantir um incremento de atĂ© 50% no seu nĂvel de energia, elevando a produtividade em atĂ© 10%. Seja rĂĄpido sem se apressar. Mantenha a flexibilidade
9. NĂŁo espere pelo mundo perfeito
Sabe quando vocĂȘ perde um prazo ou uma grande oportunidade nĂŁo por esquecimento, mas porque ficou tĂŁo envolvido em realizar um projeto irrepreensĂvel, que o desejo de fazer o Ăłtimo dilacerou a possibilidade de fazer o bom? No final das contas, nada foi concretizado, o que significa um resultado pĂ©ssimo...
Convido vocĂȘ a fazer igual analogia com outros sonhos que jĂĄ visitaram suas noites em vigĂlia. Livros que nĂŁo foram escritos, mĂșsicas que nĂŁo foram compostas, poesias que nĂŁo foram declamadas. Uma intervenção necessĂĄria durante uma reuniĂŁo que foi contida por falta de ousadia. Uma declaração de amor reprimida porque vocĂȘ ainda nĂŁo se sentia preparado.
Temos o mau hĂĄbito de esperar pelo mundo perfeito para tomar decisĂ”es. Enquanto buscamos e ansiamos por este mundo idealizado, outras pessoas fazem o que Ă© possĂvel, com os recursos de que dispĂ”em, dentro do tempo que lhes Ă© concedido. E nĂŁo raro acabam sendo bem-sucedidas. EntĂŁo, ao observarmos o conteĂșdo de suas produçÔes, colocamo-nos imediatamente a criticĂĄ-las, certos de que poderĂamos ter alcançado um resultado muito mais satisfatĂłrio. NĂłs pensamos; elas agiram.
Observe como muito pode ser feito usando de pouco tempo e de muita simplicidade. Muitas vezes basta um telefonema de alguns minutos para dirimir uma dĂșvida, prestar um esclarecimento, obter uma dilação de prazo. De igual maneira, um e-mail redigido em uma fração de segundos pode aquietar o espĂrito de seu interlocutor e sepultar o risco de um desentendimento. Agradecimentos, por sua vez, devem ser prestados o quanto antes, ou tornam-se inĂłcuos e desprovidos de sensibilidade.
Um livro pode ser escrito de uma sĂł sentada ou capĂtulo a capĂtulo, dia apĂłs dia. Uma mĂșsica pode ser composta num guardanapo de papel na mesa de um bar ou nas bordas de uma folha de jornal que repousa em seu colo dentro de um ĂŽnibus. Um poema pode ser oferecido em meio a um jantar ou dentro de um elevador que se desloca do terceiro piso para o subsolo.
O tempo certo para agir Ă© agora. NĂŁo de qualquer jeito, nĂŁo com mediocridade, mas com o mĂĄximo empenho possĂvel. AmanhĂŁ, como diriam os espanhĂłis, Ă© sempre o dia mais ocupado da semana.
10. Ouça sua intuição
A intuição Ă© um processo inconsciente, uma resposta que precede a prĂłpria pergunta, referendando a origem latina da palavra que remete a âimagem refletida no espelhoâ.
Sexto sentido ou nĂŁo, aprendi a respeitar minha intuição por orientação de minha mĂŁe, que sempre me recomendou a ficar atento aos âsinaisâ por mais sutis que fossem. Isso nĂŁo significa necessariamente seguir Ă risca a intuição para tomar decisĂ”es, porĂ©m jamais ignorĂĄ-la.
11. Coloque VOCĂ em sua agenda
Nossas agendas, sejam de papel ou eletrĂŽnicas, regem nosso cotidiano, impondo-nos o que faremos, aonde iremos, com quem nos relacionaremos. E, curiosamente, nosso prĂłprio nome nĂŁo Ă© contemplado nesse planejamento.
Por isso, nada de ter seu nome apenas na primeira pĂĄgina da agenda com sua identificação para que ela seja devolvida em caso de perda. Vou fazer-lhe um convite bastante simples. Gostaria que vocĂȘ determinasse um dia por semana, e apenas uma hora nesse dia, que serĂĄ reservada a vocĂȘ e mais ninguĂ©m. Pode ser a primeira hora da segunda-feira, a Ășltima da sexta-feira ou outro momento qualquer. O importante Ă© que nesse momento vocĂȘ se concentre naquilo que Ă© mais relevante para seus interesses pessoais. Desligue telefones, feche a porta da sala, nĂŁo receba ninguĂ©m â apenas a si prĂłprio.
DĂȘ atenção e oportunidade Ă pessoa mais importante de sua vida: vocĂȘ mesmo!
12. Tenha uma agenda de 10 segundos
Do momento em que vocĂȘ desperta e se prepara para seguir ao trabalho atĂ© seu retorno ao lar, grande parte de seu dia transcorrerĂĄ de maneira mecĂąnica, automĂĄtica, rotineira.
O prazer e a alegria sĂŁo raros. E volĂĄteis. Somos completamente infelizes em nossa infelicidade e brevemente felizes em nossa felicidade. Estamos sempre aguardando o dia seguinte, quando tudo o que era para ter sido e que nĂŁo foi supostamente acontecerĂĄ.
Por isso, inventei para mim uma nova agenda que gostaria de dividir com vocĂȘ. Ela nĂŁo se compra em papelaria, porque nela nĂŁo se escreve. NĂŁo estĂĄ disponĂvel em versĂŁo eletrĂŽnica, porque nela nĂŁo se digita. Seu custo Ă© nulo, pois nĂŁo demanda investimento, nĂŁo exige que se tenha um palm, uma caneta, nem sequer alfabetização. Ă uma agenda mental â uma âagenda de 10 segundosâ.
A cada amanhecer, tenho a certeza de que aquele Ă© o momento a ser vivido. Em que pesem todos os planos, com os pĂ©s firmes no chĂŁo e os olhos no firmamento, a vida estĂĄ acontecendo aqui e agora. Por isso, minha agenda deve contemplar somente os prĂłximos dez segundos. Talvez breves, talvez distantes, talvez interminĂĄveis e, talvez, inatingĂveis dez segundos.
Essa consciĂȘncia tem-me permitido agradecer a cada despertar em vez de hesitar em levantar-me. Tem-me sugerido dar passagem a alguĂ©m no trĂąnsito ao invĂ©s de brigar por insignificantes trĂȘs metros. Tem-me lembrado de dizer âbom diaâ Ă queles que me cercam. Tem-me incitado a procurar novos restaurantes e novos sabores durante o almoço. Tem-me proporcionado o poder de resignação e de resiliĂȘncia diante das inĂșmeras adversidades que se sucedem. Nem sempre tem sido assim. Mas assim tem sido sempre que possĂvel.
Fundamentalmente, a âagenda de 10 segundosâ tem-me ensinado a elogiar, a perdoar, a me desculpar, a sorrir e a amar no momento em que as coisas sĂŁo vivenciadas. E isso possibilita amizades fortuitas que se tornam perenes, negĂłcios de ocasiĂŁo que se tornam recorrentes e paixĂ”es de uma Ășnica noite que se tornam amores de toda uma vida.
13. Faça de seu trabalho um meio de diversão
A frase acima pode ser atribuĂda a Richard Branson, o empresĂĄrio britĂąnico que preside o Grupo Virgin, um conglomerado de empresas com atuação em setores tĂŁo distintos quanto mĂșsica, vestuĂĄrio, combustĂveis e aviação.
Trata-se de um aviso essencial Ă quelas pessoas que, ao entardecer do domingo, tĂȘm uma sensação de angĂșstia diante do inĂcio de mais uma semana de trabalho que se avizinha.
Ă evidente que precisamos ser prĂĄticos, pois sempre hĂĄ contas a pagar, compromissos a cumprir. Entretanto, procure cultivar um trabalho digno e prazeroso, que seja fonte de alegria e nĂŁo de infelicidade.
14. Evite as saudades vazias
Imagine-se dentro de alguns anos, com idade jå avançada, em um final de uma tarde ensolarada de domingo, recostado em uma cadeira de balanço na varanda de sua propriedade observando seus netos brincando alegremente ao fundo.
Diante deste quadro, imagens resolvem visitar suas lembranças, aparentemente quase petrificadas em sua retina. Dentre as recordaçÔes, subitamente vocĂȘ sente com tristeza a ausĂȘncia de alguns eventos. Os lugares que nĂŁo visitou, as viagens que nĂŁo fez, os pratos que nĂŁo provou, os abraços que nĂŁo acolheu, os beijos que nĂŁo deu ou recebeu.
Estão são as saudades vazias, lembranças imaginårias do que poderia ter sido, mas não foi. Para evitå-las, prefira pecar por excesso do que por omissão.
15. Aproveite o momento!
Por fim, viva sua vida de forma extraordinĂĄria, com intensidade. NĂŁo se trata de aproveitar o dia como se fosse o Ășltimo e, desta forma, fazĂȘ-lo de maneira irresponsĂĄvel, mas de elevar a qualidade de cada momento, proporcionando a si e oferecendo aos demais o que vocĂȘ tem de melhor.
Tal qual a letra da banda Eagles, que prefacia este texto, alguns dançam para lembrar, outros, para esquecer. Em qual grupo vocĂȘ estĂĄ?
(artigo produzido originalmente em 27/09/2011)
Data de publicação: 06/07/2012
Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de âSomos Maus Amantes â ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamentoâ, âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ e coautor de outras cinco obras. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.
PROFESSOR X
CIRURGIA PODE CURAR DIABETES
Unicamp desenvolve cirurgia capaz de curar diabetes.
Pesquisadores da FCM da Unicamp, estão testando uma nova cirurgia capaz de curar pacientes de diabetes. Cinco pessoas foram submetidas ao procedimento e quatro delas jå estão curadas, dispensando até mesmo a insulina, enquanto a quinta conseguiu reduzir em até 80% a ingestão da substùncia.
O estudo começou depois da constatação de que 90% dos pacientes obesos com diabetes que passavam pela cirurgia de redução de estĂŽmago ficavam curados da doença. Anteriormente, a melhora era atribuĂda Ă prĂłpria diminuição do peso, razĂŁo da cirurgia, mas jĂĄ havia redução da taxa de glicemia antes mesmo do emagrecimento, inclusive no pĂłs-operatĂłrio. A partir daĂ, os mĂ©dicos da Unicamp decidiram investigar.
Durante a cirurgia de redução de estÎmago, além da diminuição do tamanho do órgão, é feito um desvio para o alimento de forma que ele evite a primeira parte do intestino. Os médicos da Unicamp descobriram que esse procedimento secundårio provoca o aumento de uma substùncia chamada GLP1 que, por sua vez, estimula o pùncreas a produzir insulina.
A nova tĂ©cnica parte direto para esse desvio, dispensando a redução do estĂŽmago, mas costurando o ĂłrgĂŁo no intestino entre 70 e 80 centĂmetros depois do ponto original. Assim, pode ser aplicada atĂ© mesmo a pacientes nĂŁo obesos, caso das cinco pessoas que foram submetidas Ă cirurgia atĂ© agora.
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP
Caius Lucilius
e-mail: imprensa@hc.unicamp.br
(Colaboração: A.M.Borges)
FCM Unicamp â
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/
http://www.facebook.com/#!/fcmunicamp
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php