GRAMADOS ORGĂNICOS
04/02/2010 -
MARILENE CAROLINA
HARVARD YARD
English:
http://www.nytimes.com/2009/09/24/garden/24garden.html?_r=1
http://www.uos.harvard.edu/fmo/landscape/organiclandscaping/
Por Anne Raver.
CAMBRIDGE, Massachusetts - Uma revolução subterrĂąnea estĂĄ se espalhando pela Universidade Harvard. Ela ocorre sob o solo e envolve fungos, bactĂ©rias, micrĂłbios e raĂzes, que estĂŁo sendo alimentados com composto e chĂĄ de composto, em vez de receberem pesticidas e nitrogĂȘnio sintĂ©tico.
Os resultados deixaram os administradores da universidade tão estarrecidos que aquilo que começou como um pequeno projeto piloto no Harvard Yard (um extenso gramado no centro da universidade) acabou levando à adoção de pråticas orgùnicas em dez hectares do campus.
Wayne Carbone, gerente de paisagismo de Harvard, disse que "o objetivo é, nos próximos dois anos, levar as pråticas inteiramente orgùnicas a todos os 32 hectares" que a universidade mantém.
A reitora de Harvard, Drew Gilpin Faust, que quer reduzir em 30% atĂ© 2016 os gases-estufa que a universidade emite, adotou o programa quando viu um display montado diante de seu gabinete pelo Projeto de Restauração dos Solos de Harvard Yard. "Os exemplos de solo expostos mostravam como crescia a grama quando tratada com fertilizantes quĂmicos e como ficava quando recebia tratamento orgĂąnico", disse.
Hoje, a grama do campus que Ă© cultivada com mĂ©todos orgĂąnicos estĂĄ verde graças aos micrĂłbios que alimentam o solo, eliminando o uso de nitrogĂȘnio sintĂ©tico, que Ă© a base da maioria dos fertilizantes quĂmicos. Tampouco sĂŁo usados herbicidas ou pesticidas. Como a maioria dos campi universitĂĄrios, Harvard Yard Ă© intensamente usado. "Recebemos entre 6.000 e 8.000 pessoas por dia", disse Carbone.
Mas a atividade microbiana sob seus pĂ©s agora aerou o solo. As raĂzes das ĂĄrvores estĂŁo conseguindo respirar, porque estĂŁo absorvendo nutrientes e ĂĄgua.
O projeto começou em meados de 2008. Eric T. Fleisher, diretor de horticultura na Conservadoria de Parques Urbanos Battery Park, em Nova York, estava passando um ano com uma bolsa de estudos Loeb na Escola de Pós-Graduação em Design de Harvard. Ele se uniu a Carbone e sua equipe para ver o que micróbios seriam capazes de fazer no Harvard Yard.
Quando o projeto começou, contou Fleisher, "o solo estava tĂŁo compacto que nĂŁo conseguĂamos escavar mais fundo que 7 cm". Mas o projeto nĂŁo agradou a todos. "NĂŁo aprovo", disse o reverendo Peter J. Gomes no jardim de frente de sua casa, onde uma placa perto da cerca-viva de viburno anunciava que ela fazia parte de uma das paisagens orgĂąnicas de Harvard. Gomes acha o lema e a placa "uma grande bobagem".
Pastor da Igreja Memorial da universidade, Gomes disse que plantou a maioria das ĂĄrvores em volta da igreja "com minhas prĂłprias mĂŁos", mas que sempre deixou o gramado a cargo de Harvard. "Desde que esteja bonito, nĂŁo me interessa saber mais nada", disse.
Fonte: Folha de S.Paulo â 01/02/10.
MatĂ©ria original em inglĂȘs:
http://www.nytimes.com/2009/09/24/garden/24garden.html?_r=1
Mais detalhes:
http://www.uos.harvard.edu/fmo/landscape/organiclandscaping/
PAPEL DE PAREDE - FORMAS DE VIDA
Mais de mil formas de vida, nos mais variados tipos de ambiente, sĂŁo possĂveis dentro de um pĂ© cĂșbico.
Foto de David Liittschwager.
Confira:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/papeis-parede-fevereiro-530160.shtml
Fonte: National Geographic - Edição 119.
IMPORTANTE INTERVALO
Lembrando que "vocĂȘ nasce sem pedir e morre sem querer, aproveite o intervalo", Cristiane Nobre, assessora de marketing da Vilma Alimentos, faz simpĂĄtico convite.
Paulo Navarro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo â 03/02/10.
"AMAZONGATE"
O conflito entre "cĂ©ticos" do aquecimento global e seus proponentes divide a mĂdia londrina. Depois que o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), da ONU, admitiu que as geleiras do Himalaia nĂŁo vĂŁo acabar atĂ© 2035, surge agora um "Amazongate", como apelidou o conservador "Telegraph" (http://www.telegraph.co.uk/comment/columnists/christopherbooker/7113582/Amazongate-new-evidence-of-the-IPCCs-failures.html).
Questiona os dados do IPCC prevendo desaparecimento de "até 40%" da floresta, com o aquecimento. No progressista "Observer" (http://www.guardian.co.uk/environment/2010/jan/31/ed-miliband-climate-change-scepticism), o ministro do meio ambiente declarou "guerra aos céticos".
Toda MĂdia (www.todamidia.folha.blog.uol.com.br) â Nelson de SĂĄ â Fonte: Folha de S.Paulo â 01/02/10.
NO EXTERIOR - INSCRIĂĂES PARA PĂS SĂO ADIANTADAS
Neste ano, as inscriçÔes para estĂĄgio pĂłs-doutoral e sĂȘnior no exterior, que incluem auxĂlio financeiro, devem ser feitas atĂ© 1Âș/3 (para quem pretende realizar o estĂĄgio ainda em 2010, a partir de setembro).
Os candidatos devem ter diploma e tĂtulo de doutor reconhecido. No estĂĄgio pĂłs-doutoral, a bolsa pode durar de 6 a 18 meses. Para o estĂĄgio sĂȘnior, o perĂodo Ă© de 1 a 12 meses. Edital no site www.capes.gov.br.
Fonte: Folha de S.Paulo â 31/01/10.
PEDIDO DE DISPENSA DO SERVIĂO MILITAR...
Um jovem escreveu a seguinte carta para o oficial responsåvel pela dispensa do Serviço Militar.
"Prezado Oficial Militar:
Venho por intermĂ©dio desta, pedir a minha dispensa do serviço militar. A razĂŁo para isso Ă© bastante complexa e tentarei explicar em detalhes. Meu pai e eu moramos juntos e possuĂmos um rĂĄdio e uma televisĂŁo. Meu pai Ă© viĂșvo e eu solteiro. No andar de baixo, moram uma viĂșva e sua filha, ambas muito bonitas e sem rĂĄdio e nem televisĂŁo. O rĂĄdio e a televisĂŁo fez com que nossas famĂlias ficassem mais prĂłximas.
Eu me apaixonei pela viĂșva e casei com ela. Meu pai se apaixonou pela filha e tambĂ©m se casou com esta.
Neste momento, começou a confusão. A filha da minha esposa, a qual casou com o meu pai, é agora a minha madrasta.
Ao mesmo tempo, porque eu casei com a mãe, a filha dela também é minha filha (enteada).
Além disso, meu pai se tornou o genro da minha esposa, que por sua vez é sua sogra.
A minha esposa ganhou recentemente um filho, que Ă© irmĂŁo da minha madrasta.
Portanto, a minha madrasta também é a avó do meu filho, além de ser seu irmão. A jovem esposa do meu pai é minha mãe (madrasta), e o seu filho ficou sendo o meu irmão.
Meu filho Ă© entĂŁo o tio do meu neto, porque o meu filho Ă© irmĂŁo de minha filha (enteada). Eu sou, como marido de sua avĂł, seu avĂŽ. Portanto, sou o avĂŽ de meu irmĂŁo.
Mas como o avÎ do meu irmão também é o meu avÎ, conclui-se que eu sou o avÎ de mim mesmo !!!
Portanto, Senhor Oficial, eu peço dispensa do serviço militar baseado no fato de que a lei não permite que avÎ, pai e filho sirvam ao mesmo tempo.
Em caso de dĂșvida, releia o texto vĂĄrias vezes, ou tente desenhar um grĂĄfico, para constatar que o meu argumento realmente estĂĄ inteiramente correto.
(a.) AvĂŽ, pai e filho."
ConclusĂŁo: O rapaz foi dispensado
OBS: MEU JUIZO DEU NĂ
(Colaboração: Regiane)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php