ROBOMANIA SENSĂVEL
05/08/2010 -
EU DIGITAL
ROBĂS JAPONESES FALAM, BRINCAM E ATĂ ENCONTRAM ĂCULOS PERDIDOS
English:
http://www.reuters.com/article/idUSTRE66S1YX20100729
RobÎs capazes de conversar, encontrar óculos perdidos, desenhar aviÔes e brincar com crianças estão atraindo milhares de visitantes a uma exposição em Tóquio, enquanto o Japão tenta se adaptar às mudanças em sua sociedade.
RobĂŽs como o Chapit, sensĂvel ao som, respondem a perguntas simples e atĂ© mesmo trocam piadas com pessoas para ajudar os solitĂĄrios a combater sua solidĂŁo e a manter a vivacidade na velhice.
"Muitas pessoas idosas vivem sozinhas, no JapĂŁo, e nĂŁo tĂȘm com quem conversar", disse Kazuya Kitamura, representante dos organizadores da exposição. Os robĂŽs de comunicação acompanham as pessoas e nĂŁo se incomodam de ouvir sempre as mesmas histĂłrias.
Embora o Chapit, um robĂŽ relativamente simples, tenha conseguido atrair um patrocinador empresarial, muitos pesquisadores, a exemplo de Kiyoshi Matsumoto, professor da Universidade de TĂłquio, lutam para atrair patrocinadores para projetos mais dispendiosos.
O "Personal Mobility Robot", de Matsumoto, equipado com quatro cùmeras e um sensor para reconhecer o centro de gravidade do usuårio, foi projetado para ajudar os idosos a se movimentar sem a necessidade de apertar botÔes, usar joysticks ou mover uma cadeira de rodas tradicional.
O robÎ também pode localizar óculos perdidos identificando-os por meio de um sensor. "Desenvolvemos um robÎ capaz de ajudar muita gente, mas devido ao alto custo ainda não encontramos patrocinador", disse Matsumoto, acrescentando que o custo da måquina, caso produzida em massa, seria comparåvel ao de um carro compacto.
"No ambiente econĂŽmico atual, existem poucas empresas dispostas a investir em um projeto tĂŁo dispendioso", afirmou.
Outros robĂŽs, como o premiado "DiGRO", podem ajudar pais ocupados que nĂŁo tenham tempo para brincar com seus filhos.
O robĂŽ pode usar a internet para localizar uma imagem simples e fazer desenhos, fazendo companhia Ă s crianças enquanto os pais trabalham. O JapĂŁo tem uma das sociedades que envelhece mais rĂĄpido no mundo, e o governo prevĂȘ que, atĂ© 2050, a proporção de pessoas com idade superior a 65 anos atingirĂĄ os 40%.
Fonte: Terra Tecnologia - 29/07/10.
Mais detalhes:
http://www.reuters.com/article/idUSTRE66S1YX20100729
EDUCAĂĂO A DISTĂNCIA
Escolha da franquia e riscos do negĂłcio sĂŁo temas de curso
"Saiba Como Escolher a Franquia Ideal e Lucrativa" Ă© tema do curso on-line oferecido pela Bittencourt Consultoria e pelo Portal Sua Franquia. Dados sobre o programa, que custa R$ 89,90, estĂŁo em www.bit tencourtconsultoria.com. br/consultorias/loja/como- escolher-uma-franquia-de-ideal-e-lucrativa.html.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/08/10.
UM SITE MĂSTICO
www.mayankin.com
(Colaboração: Mariela Maya - USA)
SITE DA SEMANA
http://www.filmaps.com/
Por meio do aplicativo Google Maps, usuårios do site indicam onde foram filmadas as principais cenas de vårios filmes e seriados. Då para ver as locaçÔes reais da série "Harry Potter", no Reino Unido. Também hå filmes brasileiros, como "Tropa de Elite" e "à Deriva".
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/08/10.
COMPRAS EM GRUPO
Olha sĂł que legal este site: www.peixeurbano.com.br.
(Colaboração: Carla Guedes)
MUNDO RECICLĂVEL - MADEIRA DE REFUGO
Batizado com o nome de "Pedaços", o painel produzido pela designer Ana Paula Castro reaproveita sobras de madeira para decorar tapetes, mĂłveis, pisos e atĂ© paredes. A artista separa retalhos de madeira em cores e tamanhos semelhantes e depois os reorganiza em desenhos para formar o revestimento. A ideia faz parte do Projeto Lyptus, que incentiva a confecção de objetos com madeira renovĂĄvel e pode ser conferido na 18ÂȘ Paralela Gift, mostra que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, das 10h Ă s 20h, no shopping Iguatemi, em SĂŁo Paulo. www.paralelagift.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/08/10.
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL DA UNESCO
Www.wdl.org
Envio-vos o que considero, sem dĂșvida, o arquivo CULTURAL mais importante que recebi!!! A NOTĂCIA DO LANĂAMENTO NA INTERNET DA WDL..... A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.
QUE GRANDE PRESENTE, ESTE, DA UNESCO PARA A HUMANIDADE INTEIRA !!!! Especialmente para OS JOVENS
JĂĄ estĂĄ disponĂvel na Internet, atravĂ©s do sĂtio www.wdl.org Ă uma notĂcia QUE NĂO SĂ VALE A PENA REENVIAR MAS SIM
Ă UM DEVER ĂTICO, FAZĂ-LO!
ReĂșne mapas, textos, fotos, gravaçÔes e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jĂłias e relĂquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
Tem, sobre tudo, caråter patrimonial" , antecipou ontem em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projeto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituiçÔes.
A BDM nĂŁo oferecerĂĄ documentos correntes , a nĂŁo ser "com valor de patrimĂŽnio, que permitirĂŁo apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: ĂĄrabe, chinĂȘs, inglĂȘs, francĂȘs, russo, espanhol e portuguĂȘs. Mas hĂĄ documentos em linha em mais de 50 idiomas".
Entre os documentos mais antigos hå alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonĂȘs publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da histĂłria; um relato dos astecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas ĂĄrabes desvelando o mistĂ©rio da ĂĄlgebra; ossos utilizados como orĂĄculos e esteiras chinesas; a BĂblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a cĂ©lebre BĂblia do Diabo, do sĂ©culo XIII, da Biblioteca Nacional da SuĂ©cia
FĂĄcil de navegar
Cada jĂłia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteĂșdo e seu significado. . Os documentos foram escaneados e incorporados no seu idioma original, mas as explicaçÔes aparecem em sete lĂnguas, entre elas O PORTUGUĂS
A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um nĂșmero ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustraçÔes.
Como se acessa ao sĂtio global
Embora seja apresentado oficialmente hoje na sede da UNESCO , em Paris, a Biblioteca Digital Mundial jĂĄ estĂĄ disponĂvel na Internet, atravĂ©s do sĂtio www.wdl.org .
O acesso Ă© gratuito e os usuĂĄrios podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de se registrarem
Quando a gente faz clique sobre o endereço www.wdl.org , tem a sensação de tocar com as mĂŁos a histĂłria universal do conhecimento. Permite ao internauta orientar a sua busca por Ă©pocas, zonas geogrĂĄficas, tipo de documento e instituição. O sistema propĂ”e as explicaçÔes em sete idiomas (ĂĄrabe, chinĂȘs, inglĂȘs, francĂȘs, russo,espanhol e portuguĂȘs). Os documentos, por sua parte, foram escaneados na sua lĂngua original. Desse modo, Ă© possĂvel, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de SĂŁo Mateus traduzido em aleutiano pelo missionĂĄrio russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as pĂĄginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movĂȘ-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cĂŽmoda e minuciosa.
Entre as jĂłias que contem no momento a BDM estĂĄ a Declaração de IndependĂȘncia dos Estados Unidos, assim como as ConstituiçÔes de numerosos paĂses; um texto japonĂȘs do sĂ©culo XVI considerado a primeira impressĂŁo da histĂłria; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou FernĂŁo de MagalhĂŁes na sua viagem ao redor do mundo; o original das "FĂĄbulas" de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a BĂblia de Gutenberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C..
Duas regiÔes do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à ativa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, a biblioteca Alexandrina do Egito e a Universidade Rei Abdulå da Aråbia Saudita.
A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e actualmente contém 11 milhÔes de documentos em linha.
Os seus responsĂĄveis afirmam que a BDM estĂĄ sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importĂąncia que reveste esse sĂtio vai muito alĂ©m da incitação ao estudo das novas geraçÔes que vivem num mundo ĂĄudio-visual. Este projecto tampouco Ă© um simples compĂȘndio de histĂłria em linha: Ă© a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, ao exemplar sem preço, inabordĂĄvel, Ășnico, que cada um alguma vez sonhou conhecer.
(Colaboração: A.M.B.)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php