TURMAS DESTEMIDAS
14/09/2011 -
TURMAS DO FM
A ATITUDE DE UMA SENHORA...
English:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2034647/Joy-Tomkins-81-resuscitate-tattoo-chest-PTO-inked-back.html
http://www.carbonated.tv/lifestyle/grandma-81-gets-dnr-tattoo-on-her-chest
"Aposentada britĂąnica tatua aviso no peito"
Jay Tomkins Ă© uma aposentada britĂąnica de 81 anos. Diz nĂŁo temer a morte e nĂŁo quer saber de procedimentos mĂ©dicos que tentem ressuscitĂĄ-la quando falecer. Tal convicção lhe fez tomar uma atitude: tatuou no peito a inscrição ânĂŁo me ressusciteâ. E, pelo sim, pelo nĂŁo, caso morra de bruços, tatuou nas costas a frase âpor favor, vireâ (P.T.O = Please Turn Over).
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto à - Edição 2183.
Mais detalhes:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2034647/Joy-Tomkins-81-resuscitate-tattoo-chest-PTO-inked-back.html
http://www.carbonated.tv/lifestyle/grandma-81-gets-dnr-tattoo-on-her-chest
"A GUATEMALA E A ADOĂĂO"
HĂĄ cinco anos, quando tinha apenas um mĂȘs, a filha de Loyda Rodrigues foi levada de casa e registrada como abandonada. Pouco depois, o bebĂȘ foi adotado por um casal nos EUA. O cenĂĄrio Ă© a Guatemala, paĂs conhecido pelo absurdo nĂșmero de bebĂȘs que entrega a estrangeiros â mais de 30 mil entre 1997 e 2007. Agora, pela primeira vez em um caso de cancelamento de uma adoção internacional, a sentença de uma juĂza pode trazer a criança de volta. Abre-se um importante precedente para casos similares.
O governo dos EUA e da Guatemala estĂŁo colaborando para localizar a menina.
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto à - Edição 2183.
AQUIDAUANA - PANTANAL MATOGROSSENSE
Assista em alta resolução este maravilhoso vĂdeo e veja que imagens fantĂĄsticas.
http://player.vimeo.com/video/16905380.
Fonte: Hugo Felipe da Silva (Colaboração: A. M. Borges)
MANDAMENTOS GARFIELD
Para uma vida feliz:
http://www.slideshare.net/renataemy/mandamentos-de-garfield.
(Colaboração: Jenny Squaiella - SP)
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
IDEIAS - 100 TĂCNICAS DE CRIATIVIDADE
Guy Aznar
EDITORA Summus Editorial
QUANTO R$ 63,90 (250 pĂĄgs.)
O autor, presidente da Associação Francesa para o Desenvolvimento da Criatividade, mapeia o nascimento das ideias (como no brainstorming) e aponta formas de gerenciå-las (como nas "sessÔes de criatividade"). Também faz apanhado histórico das principais escolas de criatividade do mundo.
NatĂĄlia Paiva - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/09/11.
Detalhes:
http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1275
A VAGA Ă SUA - 301
Perguntas Inteligentes para VocĂȘ Fazer na sua PrĂłxima Entrevista de Emprego
TĂtulo original: 301 Best Questions to Ask on your Interview
VocĂȘ Ă© o perguntador. Livro promete 301 boas perguntas para fazer em uma entrevista de emprego.
Autor: John Kador - Tradução: Cristina Bazan - Editora Gutenberg - 224 pågs.
Fonte: Folha de S.Paulo - 10/09/11.
Detalhes:
http://www.autenticaeditora.com.br/gutenberg/650
JORNAL MOVIMENTO - UMA REPORTAGEM
Estå chegando às livrarias "Jornal Movimento - Uma Reportagem", de Carlos Azevedo. Conta a história do semanårio deste nome que circulou entre 1975 e 1981, sob a direção do jornalista Raimundo Rodrigues Pereira. "Movimento" vocalizava as posiçÔes da esquerda do MDB e foi uma das publicaçÔes mais massacradas pela censura. Nasceu com uma circulação de 20 mil exemplares.
O livro recupera a colaboração do engenheiro Sérgio Motta na organização do jornal. Mais tarde ele viria a ser um grão-tucano, ministro das ComunicaçÔes de FHC. Além disso, traz uma preciosidade: um DVD com as 334 ediçÔes do semanårio, inclusive duas apreendidas.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/09/11.
Detalhes:
http://www.capesp.org.br/portal/lendonews/2267/
http://lojacarosamigos.com.br/Produto-Livraria-Caros-Amigos-Catalogo-Jornal-Movimento-Uma-reportagem-versao-843-840.aspx
O PRINCĂPIO DO PROGRESSO
Todos os dias, 238 profissionais de sete empresas confidenciavam num diĂĄrio como se sentiam no trabalho. No anonimato, tinham liberdade total de escrever o que bem entendessem, relatando raivas, frustraçÔes e alegrias. Nem eles nem os pesquisadores, todos psicĂłlogos, sabiam que, daquelas confissĂ”es, surgia involuntariamente um indicador tanto para saber atĂ© que ponto uma empresa estava condenada a nĂŁo criar um ambiente propĂcio para a inovação, correndo o risco de ir mal nos negĂłcios, como para, ao contrĂĄrio, saber se a empresa estava sendo capaz de implementar descobertas importantes, que atraĂssem lucros.
Os diĂĄrios, recheados com os 64 mil comentĂĄrios, transformaram-se num estudo intitulado "O PrincĂpio do Progresso", recĂ©m-lançado pela editora da escola de negĂłcios de Harvard e indicado como leitura obrigatĂłria por publicaçÔes especializadas em recursos humanos.
Da leitura dos diårios, constatou-se que o ùnimo do empregado para se engajar em inovaçÔes depende, em primeiro lugar, de uma sensação de progresso individual obtida cotidianamente. "O progresso estå nas pequenas conquistas, quando as pessoas se sentem aprendendo, descobrindo soluçÔes e superando obståculos", diz Teresa Amabile, uma das autoras do estudo, psicóloga pós-graduada em Stanford e professora da escola de negócios de Harvard, onde desenvolve pesquisas sobre criatividade empresarial. Isso significa, em poucas palavras, que a empresa deve ter um ambiente aberto à experimentação e à aprendizagem. "O valor da aprendizagem aparece na frente de reconhecimento ou dinheiro para manter o entusiasmo", acrescenta.
O foco da investigação foram equipes que trabalhavam em projetos inovadores, gente de quem se exige que encontre soluçÔes, e não apenas que repita o que jå se faz, fugindo do que especialistas em recursos humanos batizaram de "aposentadoria mental". Apenas uma empresa, na qual os empregados revelaram, em seus diårios, ter encontrado constante prazer na experimentação, conseguiu desenvolver um produto inovador.
Naquela que teve as piores consideraçÔes dos funcionårios, o resultado foi um desastre. "Não apenas não gerou nada de novo como também, logo depois de nossa pesquisa, foi vendida para uma firma menor", afirma a professora. Romper barreiras da inovação exige muito engajamento e ùnimo. Um dos exemplos, segundo Teresa, é o Google. "Eles determinaram que seus funcionårios teriam 20% de seu tempo para pesquisar o quisessem. Assim nasceu, entre outras coisas, o gmail."
Com os questionårios jå tabulados, Teresa Amabile resolveu ampliar sua investigação. Mandou então um questionårio a 699 executivos para saber quais eram os fatores que mais influenciavam o ùnimo dos empregados. "O fator 'progresso' não apareceu em primeiro lugar", constata. Significa quase só 5%. Hå uma ilusão entre executivos de que jogar duro e pagar muito seria a receita de sucesso. "O que motiva, pelo menos na geração de inovação, é o prazer da conquista, não a cobrança."
EstĂĄ aĂ, certamente, um dos motivos por que os jovens preferem abrir suas empresas - as chamadas start-ups - e por que estĂĄ cada vez mais difĂcil para grandes grupos atrair e reter jovens talentos.
O que esse estudo descobriu Ă© o fato de que as empresas inovadoras tĂȘm de assegurar um espaço institucional de desordem para gerar progresso. Apesar de a investigação ter sido focada em equipes que tinham projetos especĂficos, Teresa acha que o "princĂpio do progresso" vai muito alĂ©m: nĂŁo se sobrevive, num ambiente competitivo, sem renovação constante.
Uma pesquisa realizada pelo Gallup revelou recentemente um recorde de desĂąnimo entre os trabalhadores americanos, o que foi traduzido por economistas em nĂșmeros: a falta de engajamento tiraria cerca de R$ 500 bilhĂ”es da economia, em decorrĂȘncia da perda de produtividade.
PS- Coloquei um trecho do livro "O PrincĂpio do Progresso" na internet (http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/09/confira-um-trecho-do-livro-o-principio-do-progresso/) para quem quiser obter mais dados. O que aprecio nesse estudo Ă© a ideia de que a melhor empresa Ă© uma escola de aprendizagem permanente, que obriga a reciclar os papĂ©is. Quem manda terĂĄ de ser quem ajuda a aprender.
Gilberto Dimenstein (www.dimenstein.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/09/11.
Detalhes:
http://www.amazon.com/Progress-Principle-Ignite-Engagement-Creativity/dp/142219857X
http://www.inc.com/magazine/201109/the-progress-principle-book-review.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php