LIBERDADE
05/06/2008 -
EDITORIAL
Liberdade Ă© um direito de todo cidadĂŁo. Junto com a liberdade, vem a responsabilidade, pois hĂĄ que se respeitar a liberdade de cada um. VocĂȘ pode falar, escrever, se expressar com total liberdade, mas tem que pensar nas conseqĂŒĂȘncias.
Nesse mĂȘs de junho, muito jĂĄ se tem debatido e muito ainda se vai debater sobre esse tema, pois dia 1Âș de junho se comemorou os â200 anos da imprensa nacionalâ e dia 7 de junho, o âdia nacional da liberdade de imprensaâ. E viva a imprensa nacional!
Sem entrar no mĂ©rito da frase, sem a imprensa, dificilmente o povo teria acesso a mais um caloroso exemplo do presidente da RepĂșblica: âEu de vez em quando acho que a AmazĂŽnia Ă© como aqueles litros de ĂĄgua benta que tĂȘm na igreja, todo mundo acha que pode meter o dedo. Basta ser catĂłlico e entrar na igreja que quer colocar o dedo para se benzerâ. E viva a imprensa nacional!
Nesse mĂȘs tĂŁo importante para a imprensa nacional, vem Ă tona o caso do seqĂŒestro de uma equipe do jornal âO Diaâ. Equipe que preparava para uma reportagem sobre o cotidiano de quem vive sob o domĂnio de uma milĂcia em uma favela do Rio de Janeiro e, quando descoberta por essa milĂcia, foi seqĂŒestrada e torturada. Fato que fez muitos recordarem da morte de Tim Lopes em 2002 (18/11/1950 - 2/06/2002), um dos casos de violĂȘncia contra jornalistas que mais chocou o paĂs. Que o fato ocorrido contra a equipe do jornal âO Diaâ seja apurado e que os responsĂĄveis por esse ato de crueldade e covardia sejam devidamente punidos nas formas previstas na lei. Que seja mais uma marca para enfatizar o direito Ă liberdade de imprensa no Brasil.
Ser livre nĂŁo quer dizer desrespeito. Pelo contrĂĄrio, a responsabilidade da imprensa se torna ainda mais nĂtida diante da necessidade de se evitar a divulgação de fatos sem a devida apuração, sempre com o cuidado de preservar imagens â de pessoas e instituiçÔes, pois a força de uma informação errĂŽnea Ă© muito maior do que um direito de resposta.
A imprensa estĂĄ aĂ, lutando a cada dia por sua liberdade de passar informação Ă população. O que se espera Ă© que essa população tambĂ©m esteja livre de divulgaçÔes tendenciosas, transformando informação em conhecimento. SĂł a educação pode levar a essa meta. Como diz o slogan da campanha "CĂ©rebro" da Associação Brasileira de Imprensa (ABI): "Quando a informação nĂŁo chega, a opiniĂŁo nĂŁo sai".
Parabéns a todos que são responsåveis por transmitir informaçÔes, a todos que trabalham na imprensa, enfim, a todos que contribuem para uma imprensa livre e soberana. E viva a imprensa nacional!
LIBERDADE DE EXPRESSĂO - AGENTE VĂ POR AQUI
Saudamos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa com uma notĂcia de bastidores: Nossa histĂłria estĂĄ aberta para quem quiser conferir.
07/06 se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma data mais do que coerente para lançar um site onde qualquer pessoa pode ter acesso ao conteĂșdo produzido pela TV Globo desde sua inauguração, em 1965. AlĂ©m da nossa programação jĂĄ exibida, vocĂȘ encontra perfis, entrevistas e fatos polĂȘmicos da nossa histĂłria. Acesse http://memoriaglobo.globo.com/ e tire suas prĂłprias conclusĂ”es.
Fonte: Folha de S.Paulo - 07/06/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php