CRIATIVIDADE NO MARKETING XIII
03/04/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS (CHOCANTES) INTELIGENTES XIII
English (Top 50 Shockvertisements - Controversial Ads):
http://www.trendhunter.com/trends/top-50-shock-controversial-ads
CanadĂĄ - Bonecos que simulam o ato de urinar na rua foram usados para sensibilizar contra a prĂĄtica.
Os 50 anĂșncios mais chocantes; brasileiro estĂĄ na lista. Confira em:
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200804011832_RED_73821978
Fonte: Terra - 01/04/08.
PROFESSOR X
EM HOMENAGEM AO "MODERNO ENSINO DA MATEMĂTICA"...
Dizem que o ensino da matemĂĄtica estĂĄ sendo assim trabalhado! SerĂĄ que realmente desenvolvemos com nossos alunos a capacidade de raciocĂno?
A Evolução do Ensino da Matemåtica no Brasil:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a måquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudå-la. Ficou com lågrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemåtica desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemåtica em 1950: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemåtica em 1970: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemåtica em 1980: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemåtica em 1990: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemåtica em 2000: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
EstĂĄ certo ? ( )SIM ( ) NĂO
6. Ensino de matemĂĄtica em 2007: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção Ă© R$ 80,00. Se vocĂȘ souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
(Colaboração: Cleide - SP)
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
TĂtulo: O triste fim de Policarpo Quaresma
Autor: Afonso Henriques de Lima Barreto
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2028
(Colaboração: A.M.B.)
PARA ATRAIR NOVOS ALUNOS, GOVERNO MUDA REGRAS DE CRĂDITO EDUCATIVO
UniversitĂĄrios com bolsa parcial poderĂŁo financiar integralmente o valor pago.
O MinistĂ©rio da Educação mudou as regras do Fies (Programa de Financiamento Estudantil) para, em trĂȘs anos, dobrar a população universitĂĄria brasileira. Hoje hĂĄ 3,9 milhĂ”es de estudantes de graduação.
De acordo com uma portaria assinada anteontem pelo ministro Fernando Haddad, estudantes com bolsa de 50% concedida pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) agora poderão financiar, por meio do Fies, a outra metade do valor do curso. Até agora, havia permissão para o financiamento de até 25% da mensalidade.
A portaria do MEC vai permitir prazo maior para a quitação do empréstimo, de até duas vezes o de duração do curso. Também haverå uma redução de 6,5% para 3,5% na taxa anual de juros para carreiras prioritårias, como licenciaturas, pedagogia, normal superior e na årea tecnológica.
Outra novidade serå a autorização para financiamento em compromisso assumido por grupos de até cinco estudantes, numa opção batizada de "fiador solidårio". As novas regras passarão a valer no segundo semestre deste ano.
"Com o apoio da Caixa EconĂŽmica Federal e do governo federal, precisamos elevar ao dobro, atĂ© 2011, o nĂșmero de universitĂĄrios no paĂs", disse Haddad, num encontro com bolsistas do Prouni no FĂłrum Mundial de Educação da Baixada Fluminense.
O Fies, que em 1999 substituiu o Sistema de Crédito Educativo, financia cursos em universidades privadas. O programa se destina a estudantes de baixa renda. Hå hoje 449.786 beneficiados. O programa custa cerca de R$ 4,5 bilhÔes.
As medidas anunciadas respondem a pontos crĂticos e estavam previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação lançado pelo MEC em 2007, segundo Moacir Gadotti, professor da USP e presidente do conselho deliberativo do Instituto Paulo Freire. "SĂŁo respostas a pontos crĂticos, como a falta de professores. E como fazer o PAC sem gente?", questiona. "Nesse contexto, hĂĄ a meta ambiciosa de pĂŽr mais um milhĂŁo de jovens na universidade jĂĄ no ano que vem."
Haddad anunciou que até abril deverå ser encaminhado ao Congresso Nacional projeto de lei para permitir o pagamento dos empréstimos do Fies com o próprio trabalho dos estudantes ou com desconto em folha salarial.
Caso seja aprovada, essa medida deverĂĄ beneficiar alunos de cursos de licenciatura em ciĂȘncias (para cidades com deficiĂȘncia de professores municipais) e de medicina (para municĂpios carentes de mĂ©dicos especializados em saĂșde da famĂlia). (PM)
Links relacionados ao assunto:
http://portal.mec.gov.br/index.php
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=593&Itemid=910&sistemas=1
http://www.ies.edu.br/aluno/fies.asp
http://www3.caixa.gov.br/fies/
http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/Oprograma.shtm
http://www.institutopaulofreire.org.br/
Fonte: Folha de S.Paulo - 31/03/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php