CRIATIVIDADE NO MARKETING XC
24/09/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XC (SACOLINHAS PLĂSTICAS)
CAMPANHA DA W MOSTRA QUE SACOLA DE PLĂSTICO NUNCA FOI VILĂ DA HISTĂRIA.
"Se vocĂȘ fica irritado quando vĂȘ uma sacola plĂĄstica num bueiro, Ă© porque nĂŁo sabe como a gente fica".
Uma sacolinha de plĂĄstico incomoda muita gente, isso quando ela estĂĄ jogada num jardim, abandonada numa calçada, boiando num lago, tirando a graça de um parque de diversĂ”es... Por outro lado, uma sacolinha de plĂĄstico colabora com a vida de muita gente, começando pelos milhares de cidadĂŁos que trabalham na indĂșstria de fabricação de embalagens de plĂĄsticos flexĂveis. Quem nĂŁo gosta de tĂȘ-las Ă mĂŁo no caixa de um supermercado, totalmente disponĂveis para abrigar as compras feitas Ă s pressas e que serĂŁo carregadas pra casa pelos braços? E ao resistirem Ă tarefa de levar os produtos para o lar, atestando, assim, sua qualidade de fabricação, elas ainda ganham outras utilidades, como, por exemplo, virar sacos de lixo, função que lhe Ă© outorgada por 100% das entrevistadas numa pesquisa do Ibope InteligĂȘncia com 600 mulheres brasileiras, representantes de todas as classes sociais. O que hĂĄ, porĂ©m, de errado com as simpĂĄticas sacolinhas de plĂĄstico sob o ponto de vista dos ambientalistas?
Bem, haveria bastante a dizer aqui â ou escrever â, entretanto, nĂŁo se pode negar que seria possĂvel usufruir exclusivamente das vantagens por elas oferecidas se as populaçÔes soubessem como agir para evitar desperdĂcios no emprego do acessĂłrio, reduzindo o nĂșmero de sacolas gastas no dia-a-dia, reutilizando cada uma delas em outras atividades (algumas bem importantes, como acontece em ĂĄreas da medicina) e, fundamentalmente, reciclando as descartadas. AĂ, entra uma questĂŁo absurdamente pouca discutida, ainda, no nosso paĂs: onde estĂŁo nossas usinas de reciclagem energĂ©tica? Enquanto esse debate nĂŁo pega fogo, entra no ar uma campanha, criada pela W/Brasil, como complemento de todas as açÔes que vĂȘm sendo desenvolvidas, desde 2007, por um grupo de trabalho formado por trĂȘs entidades â Instituto Nacional de PlĂĄstico, Associação Brasileira da IndĂșstria de Embalagens de PlĂĄsticos FlexĂveis e Plastivida (Instituto Socioambiental dos PlĂĄsticos) â, tendo ao seu lado importantes parceiros entre os apoiadores, como a Associação Brasileira de Supermercados.
Segundo Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida, o plĂĄstico Ă© hoje indispensĂĄvel na vida dos seres humanos, como uma rĂĄpida olhada Ă nossa volta pode constatar, porĂ©m, tem sido muitas vezes apontado como vilĂŁo por danos ao meio ambiente. O motivo estĂĄ atrelado Ă falta de conhecimento â de educação, pode-se dizer â das comunidades em relação ao descarte correto de objetos feitos com esse material, como as sacolas plĂĄsticas, mas nĂŁo sĂł, afinal, apenas 7% dos 5.564 municĂpios brasileiros tĂȘm coleta seletiva de lixo atualmente.
As entidades citadas vem justamente tentando cumprir com suas obrigaçÔes na solução do problema: eliminar os atributos negativos de um material ainda tĂŁo Ăștil para todos, principalmente quando os objetos sĂŁo confeccionados de acordo com normas que zelam pela integridade do processo de uso. Sob esse critĂ©rio, as sacolas plĂĄsticas devem seguir as normas tĂ©cnicas da ABNT, que, dentre outras exigĂȘncias, busca garantir as medidas ideais em termos de espessura de modo que menos seja mais no uso diĂĄrio. Eis porque estĂĄ em andamento um programa de orientação em PDVs, destinado a consumidores, caixas, promotores, vendedores, dentre outros pĂșblicos, com o intuito de mostrar que a sacolinha deve conter o mĂĄximo de produtos possĂvel no transporte para que o desperdĂcio seja combatido.
Verdadeiros postos de conscientização tĂȘm sido montados com a finalidade de reduzir o consumo de sacolas plĂĄsticas, sugerir mĂ©todos de reutilização e estimular a adesĂŁo Ă s campanhas de incentivo pela criação de centros de reciclagem energĂ©tica, tendo em vista que o lixo pode ser transformado, com total eficĂĄcia, em energia nos centros urbanos, como acontece no JapĂŁo (de 80 a 90% do lixo produzido naquele paĂs jĂĄ vira energia tĂŁo poderosa como aquela decorrente do Ăłleo diesel) e em outras 34 naçÔes, sendo que os Estados Unidos figuram tambĂ©m como um dos territĂłrios mais nem preparados para enfrentar a problemĂĄtica da produção excessiva de lixo, ao transformar o mal em bem.
Demonstrando verdadeira obstinação pela construção de centros de reciclagem energĂ©tico no Brasil, o presidente da Abief, Alfredo Schmitt, contribuiu no processo de planejamento e aprovação da campanha elaborada pela W, que estrĂ©ia neste 11 de setembro, com comercial em emissoras de TV e anĂșncios da mĂdia imprensa, alĂ©m do site www.sacolinhasplasticas.com.br. A veiculação tem 10 meses de programação, consumindo cerca de R$ 7 milhĂ”es de investimento, valor rateado pela cadeia produtiva de plĂĄstico, inclusas as petroquĂmicas (entre elas, a Petrobras). As mensagens salientam que com uso responsĂĄvel, a embalagem de plĂĄstico oferece nĂŁo apenas conveniĂȘncia, mas tambĂ©m ajuda na preservação do meio ambiente.
âAs sacolas plĂĄsticas tĂȘm vantagens Ăłbvias. Mas a vantagem de usar trĂȘs de cada vez a gente ainda nĂŁo conseguiu descobrirâ, afirma um dos anĂșncios impressos, combatendo diretamente o desperdĂcio. Outra peça enfatiza a postura Ă©tica e ativista da Plastivida, afirmando no tĂtulo: âSe vocĂȘ fica irritado quando vĂȘ uma sacola plĂĄstica num bueiro Ă© porque nĂŁo sabe como a gente ficaâ.
Segundo Washington Olivetto, presidente da W, este Ă© mais um trabalho feliz para o time da agĂȘncia, pois, âĂ© sempre gratificante desenvolver projetos de carĂĄter educacionalâ. Todavia, ele nĂŁo deixa de alertar para o fato de que a propaganda sozinha nĂŁo modifica hĂĄbitos, muito menos da noite para o dia. Neste caso, ele se sente totalmente Ă vontade na divulgação da estratĂ©gia de comunicação desenvolvida para a Abief, o INP e a Plastivida, visto que ela Ă© mais um passo dentre os diversos esforços que o grupo de anunciantes tĂȘm feito para educar e conscientizar cidadĂŁos, recomendando a mudança de comportamento para atender a uma necessidade premente do planeta Terra.
Ficha técnica
Criação: Fåbio Saboya e Guime Davidson
Direção de criação: Washington Olivetto
Atendimento: André Rossi, Roberta Julianelli e Larissa Menescal
Planejamento: Newton Nagumo
MĂdia: Gleidys Salvanha, FabĂola Sidorenko e Roberta Coimbra
Produção gråfica: Julio Coralli
Art buyer: SĂŽnia Sanches
Produtora: Bossa Nova Films
Diretor: Willy Biondani
Diretor de fotografia: Walter Carvalho
Diretores de arte: Sidnei Biondani e Vanessa Monteiro
Produção: Equipe Bossa Nova Films
Montador: Marcola
Finalização: Bossa Nova Films
Produtora de som: Panela Produtora
Aprovação pelo cliente: Francisco Assis Esmeraldo
Gisele Centenaro - Fonte: http://www.portaldapropaganda.com/.
Abief - http://www.abief.com.br/.
INP - http://www.inp.org.br/pt/
Plastivida - http://www.plastivida.org.br/2009/Default.aspx
PROFESSOR X
ORIGEM DA EXPRESSĂO: "XUMBERGA, XUMBREGA"
1664: JerÎnimo de Mendonça Furtado se torna governador de Pernambuco. O bigode lembra o do general alemão Schomberg. O povo chama-o Xumberga ou Xumbrega. O Aurélio registra xumberga: bebedeira; e xumbrega: de må qualidade.
Primeira Chamada - 23/09/09.
HISTĂRIA MALUCA â TITICA MARCANTE
Em 1965, os cientistas Arno Penzias, alemĂŁo, e Robert Wilson, americano, tomaram uma medida para resolver o ruĂdo de uma antena: com esfregĂ”es, retiraram âmaterial dielĂ©trico brancoâ (leia-se titica de pĂĄssaro). Como nem assim deu certo, ligaram para o laboratĂłrio vizinho e descobriram o porquĂȘ. NĂŁo era interferĂȘncia da sujeira, e sim o ruĂdo do big-bang! A descoberta rendeu o Nobel de FĂsica de 1978.
Rodrigo Rezende - Fonte: Aventuras na HistĂłria â Edição 74.
PROFESSORA PASQUALINA
O SITE DO POETA DRUMMOND
A editora Record acaba de colocar no ar o site oficial do poeta Carlos Drummond de Andrade (http://www.carlosdrummonddeandrade.com.br/). O novo espaço virtual traz informaçÔes sobre a vida e a obra de um dos mais importantes poetas brasileiros. Com uma ampla obra que transita entre a poesia e o conto, Drummond escreveu incansavelmente até o fim de sua vida. Uma mente tão criativa e produtiva que, mesmo depois de sua morte, ainda foram lançados diversos materiais inéditos de sua autoria.
O novo site traz uma lista completa de livros do autor publicados pela Record, alĂ©m de fotos e vĂdeos de Drummond em momentos de cotidiana beleza ou apaixonadas homenagens, feitas por aqueles que admiram sua obra.
Atualizado semanalmente, o site contarĂĄ ainda com poesias, contos e algumas curiosidades, como fotos pessoais e manuscritos, fornecidos por Pedro Drummond, neto do autor.
Outra novidade é a Rådio Drummond, que apresenta alguns dos principais poemas musicados. Entrarão no ar também entrevistas e trechos de poesias declamados pelo próprio poeta. Os leitores podem baixar no site papéis de parede com imagens do escritor e participar de promoçÔes quinzenais, nas quais serão sorteados livros de Drummond.
Magazine â Lupa - Fonte: O Tempo â 22/09/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php