CANALHA TAMBĂM Ă CULTURA
17/04/2007 -
COLUNA DO CANALHA
"Um vaso sanitårio no Brasil, sanita em Portugal, é o objeto costumeiramente usado para urinar e evacuar. à também conhecido como privada ou trono, em linguagem mais popular no Brasil.
Normalmente Ă© um vaso de cerĂąmica, cuja boca ovalada Ă© desenhada para garantir o conforto do utilizador.
Seu funcionamento é bastante simples: o vaso mantém uma quantidade de ågua; logo atrås, o cano do vaso sanitårio que leva os dejetos faz uma curva para cima e outra para baixo - um sifão - e que, somente depois, vai para o esgoto; nessa curva, uma quantidade de ågua fica acumulada e, quando a descarga é acionada, uma quantidade de ågua é liberada.
Nos modelos mais comuns, a quantidade de ågua varia entre 6 e 8 litros por descarga. Com a força desta, a ågua depositada e seus dejetos são levados pelo cano, até a ågua ficar novamente estancada.
No ano de 1596, o mal sucedido poeta John Harington, com ajuda de seu secretĂĄrio, fez esboços do que seria hoje o vaso sanitario.â (Fonte: WikipĂ©dia)
Felizmente, os esboços se tornaram realidade e deram origem a outra invenção de extrema importùncia, que foi a tampa do vaso sanitårio.
Infelizmente, ainda hoje, milhares de vasos sanitårios espalhados pelo mundo ainda não dispÔem dessa simples e pråtica invenção que pode ser adquirida nas melhores e piores casas do ramo pelo preço médio de R$ 15,00 para um modelo bem razoåvel.
A foto acima ilustra como eram os banheiros na antiga Roma. (Fonte: Wikipédia)
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
AVISO: VocĂȘ pode falar com o Cara, o Carinha e o Canalha pelo MSN. Anote aĂ e adicione os endereços ao seu MSN.
o_canalha_fm@hotmail.com;
o_cara_fm@hotmail.com;
o_carinha_fm@hotmail.com.