BERĂO DA CIVILIZAĂĂO III
28/05/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
O INTRIGANTE IRAQUE III
VocĂȘ sabia que a terra onde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razĂŁo do petrĂłleo possui memorĂĄveis histĂłrias e mitos da civilização? Se vocĂȘ nĂŁo sabe, veja a seguir:
Os Reis Magos eram do Iraque.
(Colaboração: Waldeyr)
PROFESSOR X
OlĂĄ pessoal,
Recebi a mensagem abaixo de um amigo de SĂŁo Paulo (Eribaldo) e compartilho com vocĂȘs para uma ampla reflexĂŁo.
A chave para a solução dos problemas atuais do Brasil pode ser a mesma que o prefeito de New York usou hå uma década atrås:
Vejam os 10 mandamentos:
01. VocĂȘ acha um absurdo a corrupção da polĂcia?
Solução: NUNCA suborne nem aceite suborno!
02. VocĂȘ acha um absurdo o roubo de carga, atĂ© mesmo com assassinatos dos motoristas?
Solução: EXIJA a nota fiscal em TODAS as suas compras!
03. VocĂȘ acha um absurdo a desordem causada pelos camelĂŽs?
Solução: NUNCA compre nada deles! A maior parte de suas mercadorias são produtos roubados, falsificados ou sonegados.
04. VocĂȘ acha um absurdo o poder dos marginais das favelas?
Solução: NĂO compre nem consuma drogas!
05. VocĂȘ acha um absurdo o enriquecimento ilĂcito?
Solução: Não o admire, repudie-o.
06. VocĂȘ acha um absurdo a quantidade de pedintes no sinal ou de flanelinhas nas ruas?
Solução: NUNCA dĂȘ nada.
07. VocĂȘ acha u m absurdo que qualquer chuva alague a cidade?
Solução: Só jogue o LIXO no LIXO.
08. VocĂȘ acha um absurdo haver cambistas para shows e espetĂĄculos?
Solução: NĂO compre deles, nem que nĂŁo assista ao evento.
09. VocĂȘ acha um absurdo o trĂąnsito da sua cidade?
Solução: NUNCA feche o cruzamento.
10. VocĂȘ estĂĄ indignado com o desempenho de seus representantes na polĂtica?
Solução: Nunca mais vote neles e espalhe aos seus amigos seu desalento e o nome dos eleitos que o decepcionam.
Estamos passando por uma fase de falta de cidadania e patriotismo. Precisamos mudar nosso comportamento para que possamos viver num paĂs onde tenhamos orgulho de dizer: Eu sou brasileiro!
Ficando parado, vocĂȘ nĂŁo contribui com nada; portanto nĂŁo pode reclamar. Pratique os pontos com os quais vocĂȘ concordou e tente praticar tambĂ©m os que vocĂȘ nĂŁo concordou. Divulgue esta mensagem, pois estarĂĄ contribuindo para um Brasil melhor, precisamos melhorar este paĂs. Vamos todos viver com Ă©tica .
E isso aĂ, turma! Vamos pensar e refletir um pouco mais sobre o mundo em que vivemos.
Até a próxima semana.
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
Nesta edição, vamos Ă s consideraçÔes gramaticais do texto O que precisa ser mudado? começando pelo tĂtulo, em que o verbo âprecisarâ deveria ser mudado para âdeverâ, jĂĄ que a idĂ©ia defendida pelo texto Ă© a necessidade de mudanças no exame vestibular.
No primeiro parĂĄgrafo, Ă© preciso usar a preposição a apĂłs o nome prejudica (regĂȘncia nominal); o artigo âosâ antes de jovens de baixa renda, pois jĂĄ foram definidos; ao invĂ©s do termo faculdades melhor seria instituiçÔes explicitando a referĂȘncia; explicar, dentro do contexto, a palavra federais por universidades estaduais e federais; usar o pronome demonstrativo esses, a referĂȘncia aos alunos jĂĄ foi feita; uma sugestĂŁo de vocabulĂĄrio Ă© a substituição de tiram em tais provas para obtĂȘm nas provas. Desta forma, teremos uma redação mais clara:
Ă comum ouvir a afirmação de que o vestibular prejudica aos jovens de baixa renda. Mas Ă© importante ressaltar que a dificuldade de tais estudantes em ingressar em instituiçÔes, cujas vagas sĂŁo mais disputadas, principalmente em universidades estaduais e federais, deve-se Ă s notas que esses obtĂȘm nas provas â geralmente muito baixas.
No segundo parĂĄgrafo, Ă© obrigatĂłrio o uso da vĂrgula apĂłs Com base nisso, Ă© preciso retirar as vĂrgulas de colĂ©gios pĂșblicos, e colĂ©gios privados, O ponto final deve ser usado em de qualidade. Alunos; a crase em sĂŁo iguais Ă s de alunos; o tempo verbal coerente em adquiriram os mesmos seria terĂŁo adquirido; a fim de evitar a repetição de palavras e melhorar o vocabulĂĄrio, pode-se alterar o trecho claro que o que exclui, portanto a redação seria:
Com base nisso, fica claro que a exclusĂŁo dos jovens de baixa renda deve-se Ă falta de acesso a uma educação de qualidade. Alunos de colĂ©gios pĂșblicos cujas notas sĂŁo iguais Ă s de alunos de colĂ©gios privados dificilmente terĂŁo adquirido os mesmos conhecimentos. Portanto...
Continuamos na próxima edição.
Bom feriado a todos!
Professora Pasqualina
AlĂŽ galera: Mande suas mensagens, dĂșvidas e/ou perguntas para o Professor X e Professora Pasqualina atravĂ©s do Fale Conosco de nosso site.
Clique aqui e envie sua mensagem: http://www.faculdademental.com.br/fale.php
Aproveitem a oportunidade!