INFORMAĂĂO GIGANTESCA!
31/10/2006 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSOR X
Volto à tona sobre o maior navio de containers do mundo e sua primeira operação no porto de Rotterdam na Holanda.
O Maior Navio de ContĂȘineres do Mundo (Emma Maersk), operando no maior porto do Mundo (Porto de Rotterdam - Holanda).
SĂŁo 11 Guindastes especiais para contĂȘiner operando ao mesmo tempo....
Mais algumas informaçÔes da Embarcação Porta-ContĂȘineres:
- Nome: Emma Maersk
- Origem: Dinamarca
- Comprimento - 397 metros
- Largura - 63 metros
- Calado (carregado) - 16 metros
- Deslocamento bruto - 123.200 tons
- PropulsĂŁo - Um motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e hĂ©lice Ășnicos.
- Velocidade de serviço 50 Km/h
- Custo estimado - Acima de US$ 145 milhÔes.
- Capacidade: 15.000 TEU's (1 TEU = 1 ContĂȘiner de 20 pĂ©s)
- Tripulantes - 13
- Primeira Viagem: 08/09/2006
Curiosidades: A Moller-Maersk informou que a pintura de silicone que recobre a parte dos casco abaixo da linha d'ĂĄgua, reduzirĂĄ a resistĂȘncia ao avanço e economizarĂĄ cerca de 1.2 milhĂ”es de litros de combustĂvel por ano.
Com a colaboração de amigos, vejam em Fotos de Eventos, fotos dessa operação em Rotterdam "Emma Maersk II - A operação".
Até a próxima semana pessoal.
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
JĂĄ com ânovoâ presidente e com a esperança de dias bem... bem melhores... iniciamos esta semana com algumas dicas de monografia e conseqĂŒentemente vamos abordar nas prĂłximas ediçÔes um pouco a redação dissertativa.
Monografia implica pesquisa séria com iniciação metodológica ou retomada de investigaçÔes anteriores, podendo ser: experimental (uma nova pesquisa); descritiva (aplicada através de enquetes e questionårios); histórica (fatos relatados e interpretados imparcialmente); ou filosófica (questionamento de uma realidade).
A elaboração de uma monografia requer um processo cuidadoso, o qual serå acompanhado pelo professor orientador, obviamente, porém quanto mais conhecimento o aluno obtiver a respeito da confecção desse tipo de trabalho e boa produção de texto, menos dificuldades enfrentarå para realizå-lo.
A primeira fase segue o seguinte esquema:
a) Eleição do Assunto
Deve ser feita a partir das possibilidades reais e a preferĂȘncia de cada aluno.
b) TĂłpicos Abordados
O assunto deve ser bem delimitado, ou seja, o mais especĂfico possĂvel, jĂĄ que o trabalho monogrĂĄfico Ă© um estudo detalhado, a partir de leitura bibliogrĂĄfica extensa. TĂłpicos extensos nĂŁo sĂŁo possĂveis de serem bem elaborados, o autor nĂŁo terĂĄ âtempoâ em aprofundar-se em tudo o que se propĂŽs a abordar.
c) Projeto de Trabalho
HĂĄ um esquema a ser seguido, mas, logicamente, deve haver uma flexibilidade Ă medida que o trabalho se desenvolva:
1. TĂtulo geral
2. Justificativa
3. Delimitação do problema
4. Tipo de pesquisa
5. Objetivos
5.1 â Objetivos Gerais
5.2 â Objetivos especĂficos
6. MĂ©todo
6.1 â Fonte
6.2 â Instrumento
6.3 â Procedimentos metodolĂłgicos
6.4 â Organização dos resultados
7. Cronograma
8. Custos
9. ReferĂȘncias bibliogrĂĄficas
d) Eleição de uma Bibliografia PossĂvel
(Leitura Extensiva)
Além da bibliografia, uma série de informaçÔes, documentos, dados, artigos, textos serão cuidadosamente coletados e reunidos para um posterior critério seletivo.
e) Coleta de Dados e Fichamento das Leituras com ReferĂȘncia Completa
Todas as informaçÔes e todo o material reunido serĂŁo analisados e a referĂȘncia bibliogrĂĄfica deverĂĄ ser anotada, facilitando o trabalho posterior.
f) RevisĂŁo do SumĂĄrio
No decorrer da pesquisa, poderå ocorrer uma alteração nos tópicos, visto que o aprofundamento pode implicar uma nova linha de trabalho.
g) RevisĂŁo da Bibliografia
(Leitura AproveitĂĄvel)
Ă o momento de analisar a leitura que realmente respaldou a pesquisa. Somente aquela citada no corpo do trabalho deverĂĄ constar na bibliografia final.
h) Redação Provisória
O texto poderå ser alterado pelo professor orientador, por isso essa redação é necessåria.
i) Redação Final
O texto deve ser claro, objetivo, conciso, livre de repetiçÔes desnecessĂĄrias e seguir o padrĂŁo culto da lĂngua, nĂŁo deve haver vocabulĂĄrio excessivamente formal.
Aos alunos que estĂŁo passando para o Ășltimo perĂodo, lembrem-se de que alguns tĂłpicos jĂĄ podem ser trabalhados nĂŁo Ă© preciso esperar pelo professor orientador; e Ă queles que estĂŁo em outros estĂĄgios, lembrem-se, tambĂ©m, de que nunca Ă© cedo demais para começar a se estruturar âcientificamenteâ.
Na próxima edição, vamos continuar com a monografia e redação. Tenham todos uma ótima semana.
Professora Pasqualina